Geografia

Os 5 Melhores Exercícios sobre Xenofobia com gabarito

Exercícios sobre Xenofobia
Sala do Saber - melhor cursinho online

Xenofobia é o medo e grande antipatia contra estrangeiros. A xenofobia pode ser gerada pela desconfiança em relação a pessoas de origem estrangeira, por causa da cultura, crença, hábito, raça e outras características. Faça os exercícios sobre xenofobia e leia o resumo para entender mais sobre esse termo.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

O que é xenofobia? 

qual o significado de xenofobia

A xenofobia é o nome dado para a manifestação de ódio contra pessoas apenas por serem estrangeiras ou por serem vistas como tais. Esse ódio é um preconceito social que tem se tornado comum após o aumento dos fluxos migratórios.

Em pessoas xenofóbicas o medo é infundado e costuma ser problema psicológico ou psiquiátrico. Simplesmente não gostar da convivência com pessoas de outros lugares não caracteriza xenofobia. 

Em muitos casos uma cultura diferente pode contrariar todo um modo de vida de pessoas de outro lugar. É claro que isso não é motivo de desrespeito, mas xenofobia é mais grave que esse desgosto.

O que caracteriza alguém como xenófobo?

Xenofobia não é simplesmente não gostar de alguém por ser estrangeiro. Nem é xenofóbico alguém com postura mais protecionista em relação à abertura de seu país aos excessos migratórios que colocam a economia local em risco.

Também não é xenofóbico quem é contra a imigração ilegal ou que defenda empregos, primeiramente, para seus compatriotas.

A xenofobia vai além de uma antipatia, preferência ou coisa parecida. Trata-se de um ódio real, que pode mover alguém à agressão ou levar à raiva extrema. Pode inclusive caracterizar uma patologia, que leve alguém a temer um estrangeiro, mesmo o medo sendo infundado.

Hoje em dia, facilmente alguém é acusado de xenofóbico e não é por aí. Muitos fatores psicológicos e psiquiátricos devem ser levados em consideração.

Significado de Xenofobia

Xenofobia surgiu da junção de duas palavras gregas “xénos e “phóbos”, que é respectivamente estrangeiro e medo. Logo, xenofobia é “medo do diferente” ou “medo do estrangeiro”. 

Lembrando que o termo xenofobia é muito utilizado para descrever a aversão que alguém tem de um grupo estrangeiro, mas ele também pode ser utilizado para a aversão contra indivíduos do mesmo país, porém que são vistas como estrangeiras.

A xenofobia normalmente é acompanhada pelas seguintes questões:

  • Intolerância religiosa;
  • Preconceito contra o estereótipo;
  • Sentimento de supremacia;
  • Nacionalismo exagerado;
  • Etnocentrismo;
  • Medo econômico;
  • Comportamentos violentos;
  • Discriminação;
  • Exclusão social;
  • Bagagem histórica.

Como é a xenofobia no Brasil?

xenofobia-no-Brasil

No Brasil algumas pessoas manifestam xenofobia contra os haitianos, bolivianos, angolanos, moçambicanos, outras nacionalidades africanas e venezuelanos, devido a grande quantidade de migrantes dessas nacionalidades no Brasil.

Porém, há também a xenofobia reproduzida contra os próprios brasileiros que são de outras regiões dentro do próprio país, como por exemplo as pessoas das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Neste último caso, o preconceito é realizado principalmente por pessoas do Sudeste.

Alguns brasileiros também são vítimas da xenofobia em alguns lugares da Europa e nos Estados Unidos.

Qual é a relação entre xenofobia e racismo?

A xenofobia possui uma relação direta com o racismo. O preconceito social contra pessoas devido as suas características físicas, como a cor de sua pele, é percebido por exemplo pela forma de tratamento. Alguns atos de xenofobia, racismo e preconceito são tão grandes que podem ter como consequência a morte.

Exercícios sobre Xenofobia 

Questão 1 – (UFG-GO/2010) – Um dos principais traços da dinâmica demográfica mundial é a migração internacional, que recria conflitos espaciais de diferentes ordens. Esse tipo de migração é explicado

a) pela incorporação de valores ocidentais no Oriente e de valores orientais no Ocidente, diminuindo as fronteiras simbólicas.

b) pela facilidade do fluxo de trabalhadores condicionados pelos novos meios de comunicação e transportes.

c) pela aprendizagem de idiomas dos países ricos como forma de incorporação às novas demandas da indústria.

d) pelo livre acesso dos indivíduos no interior dos países signatários de acordos de livre comércio e cooperação.

e) pelo aumento global do desemprego, que gera miséria nas nações de baixo índice de desenvolvimento humano.

Questão 2 – (UERJ/2016) – Em novembro de 2014, a Alemanha celebrou 25 anos da queda do Muro de Berlim. Apesar do tempo decorrido e dos investimentos realizados, ainda persistem muitas diferenças entre as porções ocidental e oriental do país. Os mapas abaixo apontam exemplos dessas diferenças.

nacionalismo-xenofobia-gegrafia-ufrj

Uma prioridade da plataforma política do Partido Nacional Democrata, da extrema-direita alemã, é a adoção de severas restrições à imigração para o país.

Com base nessa informação e na análise dos mapas, a porção oriental do país possui atualmente, como característica social marcante, níveis mais elevados de:

a) inclusão política

b) automação industrial

c) sentimento xenófobo

d) qualificação profissional

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Questão 3 – (Unesp/2014) – 

Catalunha de mãos dadas

Imagine uma corrente humana formada por pessoas que dão as mãos em uma extensão de 400 quilômetros. Cidadãos da Catalunha não só imaginaram como a colocaram em prática nesta quarta-feira [11.09.2013], em que se celebra a Diada, uma espécie de dia do orgulho catalão, por ser a data que relembra a batalha, no século 18, de Barcelona com tropas da monarquia espanhola. O 11 de setembro catalão é celebrado anualmente com atos oficiais e passeatas, mas tem sido nos últimos anos o ponto nevrálgico do pleito dessa região.

(http://luisabelchior.blogfolha.uol.com.br. Adaptado.)

Sobre a Catalunha, é correto afirmar que se trata de

a) uma região autônoma e que reivindica sua integração ao território nacional espanhol, acompanhada de plena participação na vida política e econômica da Espanha.

b) uma região com identidade cultural própria e que reivindica total autonomia política e administrativa em relação à Espanha.

c) uma região pobre, com identidade cultural espanhola, mas que exige sua autonomia administrativa como forma de se proteger da atual crise econômica que assola a Espanha.

d) uma ex-colônia espanhola, que reivindica sua autonomia administrativa, mas com direitos de influenciar na vida política e econômica da Espanha.

e) um país autônomo, com território e governo nacionais próprios e que almeja integrar-se à Espanha para poder participar definitivamente da União Europeia.

  • Muito bem! Faltam apenas duas questões sobre xenofobia. Continue com o bom trabalho!

Questão 4 – (Udesc/2015) – Charlie Hebdo (Hebdo é a abreviação de hebdomadaire, que significa semanal) é o nome de um jornal satírico francês que veicula crônicas e artigos de economia, de política e sobre a sociedade francesa. Seu alvo mais comum são as religiões (catolicismo, judaísmo, islamismo), os partidos políticos e outros temas controversos. O jornal existe desde os anos 1970, e sua sede já foi alvo de vários atentados. O mais recente foi em janeiro de 2015, quando vários cartunistas e membros do jornal foram assassinados. 

Analise as proposições sobre as religiões e disputas étnicas na Europa.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

I. Existem na Europa muitas religiões, as com maior número de adeptos são as ligadas ao cristianismo e ao islamismo.

II. Os conflitos separatistas têm, na sua origem, questões religiosas e étnicas. Exemplos disso podem ser encontrados nos conflitos da Irlanda do Norte, no País Basco e nos Bálcãs.

III. Na França, a maioria da população se diz católica, mas há um número expressivo de pessoas que se declaram ateias  ou sem religião.

IV. As questões étnicas, na Europa, se misturam às econômicas; a aversão ao imigrante cresce com o aumento do desemprego no continente.

V. O terrorismo é, também, uma expressão dos conflitos étnico-religiosos em suas manifestações mais radicais.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 5 – (Mackenzie/2015) – Escócia rejeita em plebiscito separação do Reino Unido

“A Escócia votou para continuar como parte do Reino Unido, rejeitando a independência em plebiscito realizado na quinta- -feira. A apuração das urnas nas 32 regiões administrativas escocesas foi concluída na manhã desta sexta-feira. O “Não” (contra a independência) obteve de votos, contra do “Sim”. Em percentuais, a vitória foi de contra Comparecimento nas urnas foi recorde e a contagem atravessou a madrugada na Escócia.”

Atualizado em 19 de setembro, 2014 – 03:54 (Brasília) 06:54 GMT Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/ 09/140912_escocia_plebiscito_hb.shtml

Levando-se em conta a notícia dada e seus conhecimentos, analise as afirmações que seguem.

I. A Escócia está localizada no norte da Grã – Bretanha onde predominam as Terras Altas (Highlands), importante cadeia montanhosa do Reino Unido.

II. Os movimentos populares pleiteando a independência da Escócia iniciaram no final do século XX, após a descoberta de extensas jazidas petrolíferas no Mar da Irlanda em sua costa oeste.

III. O Reino Unido compreende as três nações que ocupam a ilha da Grã-Bretanha – Inglaterra, Escócia e País de Gales como também sua vizinha Irlanda (Eire e Ulster) que comungam interesses políticos e religiosos.

IV. A economia escocesa é baseada na alta produção têxtil e agrícola, uma vez que Edimburgo e Glasgow são as cidades mais industrializadas da nação. Destaca-se, ainda, na tradicional produção de destilados.

Estão corretas apenas as alternativas

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) III e IV.

e) I e IV.

  • Parabéns! Você fez todas as questões dos exercícios sobre xenofobia. Agora confira o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Xenofobia 

Exercício resolvido da questão 1 –

e) pelo aumento global do desemprego, que gera miséria nas nações de baixo índice de desenvolvimento humano.

Exercício resolvido da questão 2 –

c) sentimento xenófobo

Exercício resolvido da questão 3 –

b) uma região com identidade cultural própria e que reivindica total autonomia política e administrativa em relação à Espanha.

Exercício resolvido da questão 4 –

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Exercício resolvido da questão 5 –

e) I e IV.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Xenofobia? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.