Biologia

Questões sobre Equinodermos RESOLVIDAS

Questões_sobre_EquinodermosQuestões sobre Equinodermos
Sala do Saber - melhor cursinho online

Equinodermos são seres marinhos representados pelas estrelas-do-mar, pepinos-do-mar, lírios-do-mar, ouriços-do-mar, entre outros. Seu nome vem do grego: echinos = espinhos e derma = pele, fazendo referência aos espinhos salientes que saem de seu endoesqueleto. Leia esse artigo para ter uma noção e fazer as questões sobre equinodermos. 

Como reconhecer um Equinodermo?

Assim como todos os animais os equinodermos possuem algumas características únicas. Vamos te mostrar algumas para você fazer as questões sobre equinodermos e o Simulado Beduka.

Podemos dizer que antes mesmo dos egípcios, os equinodermos tinham o mais complexo sistema de distribuição de água por pressão do mundo. Ele se chama sistema ambulacrário ou aquífero

Esse sistema é um conjunto de dutos, válvulas e lâminas que passam por todo o corpo do animal e são responsáveis por praticamente todas as suas funções vitais, sendo locomoção e alimentação as principais. 

Ele funciona de forma que o líquido se acumula nos pés do animal por ampolas ou dentro das paredes. A variação de pressão do líquido dentro das estruturas é o que permite o movimento, porque quando a pressão é maior eles ficam mais rígidos e quando ela diminui eles ficam mais moles. 

Nota: os equinodermos são geneticamente próximos dos cordados por causa de os dois serem deuterostômios (possuem ânus). 

Como os equinodermos se revestem e se protegem? 

Equinodermo: Ouriço-do-Mar
Equinodermo: Ouriço-do-Mar

É importante entender as características externas de um animal e para que servem, então leia com atenção e faça as questões sobre equinodermos. 

A parte interna dos equinodermos, onde estão seu esqueleto e seu sistema aquífero são revestidos pela epiderme, assim como os humanos. Como proteção, esses animais têm espinhos e alguns deles têm pinças pequenas. Outros têm até veneno. O ouriço-do-mar é bastante conhecido pelos seus espinhos, por exemplo. 

Como os equinodermos se sustentam e se locomovem?

Equinodermo: Estrela-do-Mar
Equinodermo: Estrela-do-Mar

A forma dos animais de se moverem e suas estruturas internas sempre são pedidos nas provas e vestibulares, então continue acompanhando para fazer as questões sobre equinodermos. 

Como já foi explicado, os equinodermos se locomovem através dos pés ambulacrários que são dirigidos pela pressão do líquido presente no sistema aquífero. Já, sobre a sua sustentação, ela é feita por endoesqueleto (esqueleto interno) que têm espinhos para proteção como também já foi dito. 

Além dos espinhos, eles possuem placas móveis ou fixas que são feitas de calcário (assim como todo o esqueleto). Elas podem se distribuir ao longo do corpo (caso do pepino-do-mar) ou então podem constituir uma carapaça para defesa (caso do ouriço-do-mar).

Como os equinodermos se alimentam?

Outro aspecto sempre pedido nas questões sobre animais do Cadernos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM, então continue para fazer as questões sobre equinodermos.

Os equinodermos possuem sistema digestório completo (exceção às serpentes-do-mar). As estrelas-do-mar se alimentam principalmente de ostras. Elas usam seus braços para abri-las e projetar seu estômago para fora. Feito isso, elas soltam enzimas digestivas que fazem uma digestão externa e ingerem depois. 

Já os ouriços-do mar possuem dentes calcários que usam para triturar as algas que comem e então vão para um órgão exclusivo desse equinodermo chamado Lanterna de Aristóteles.

Como ocorre o fluxo de nutrientes dentro dos equinodermos?

A circulação de um animal também é muito cobrada. Já sabe, né? Continue lendo para fazer as questões sobre equinodermos.  

Os equinodermos não possuem sistema circulatório, no lugar, eles usam os canais pseudohemais do seu sistema aquífero para transportar um líquido possuidor de amebócitos (são tipo as hemáceas deles).

Como os equinodermos respiram?

Outra função controlada pelo sistema ambulacrário. A respiração dos equinodermos é por difusão. Fora isso, alguns possuem algumas estruturas próprias para respirar. 

Estrelas-do-mar e ouriços-do-mar possuem algumas brânquias. O pepino-do-mar possui uma cloaca com túbulos, além de hidropulmões que acumulam água para a troca de gases.

Como é a excreção dos equinodermos?

Mais um tema muito cobrado em vestibulares a excreção dos animais. Leia para não ter dúvidas quando for fazer as questões sobre equinodermos. 

Eles possuem nenhum órgão excretor propriamente dito. As substâncias desnecessárias simplesmente são levadas pelos amebócitos até qualquer estrutura com contato direto com o  meio externo e então ocorre a excreção. 

E como funciona o sistema nervoso dos equinodermos?

Eles possuem uma estrutura central em forma de anel de onde saem nervos radiais.

Como os equinodermos percebem o meio?

A percepção dos equinodermos funciona através de células na superfície da pele que servem para tatear e perceber o ambiente. No caso da estrelas-do-mar, elas conseguem até mesmo enxergar, graças às células fotorreceptoras de seus braços. 

Como os equinodermos se reproduzem?

Mais um assunto que nunca falta em vestibulares é a reprodução dos animais. Acompanhe para compreender como ocorre nesses seres e não ter dúvidas quando for fazer as questões sobre equinodermos. 

Os equinodermos têm sexos separados e simetria bilateral quando larvas e radial quando adultos. Os órgãos reprodutores se resumem a gônadas sem nenhum tipo de ducto. A fecundação é externa e o desenvolvimento indireto. As únicas possibilidades de reprodução assexuada são uma auto divisão na fase larval e por regeneração. 

Equinodermos podem se regenerar?

A resposta é sim, eles podem. Continue lendo para entender melhor e depois faça as questões sobre equinodermos.

A base de operações para permitir a regeneração é o anel central. Enquanto ele estiver intacto e recebendo alimento ele pode fazer quantas divisões celulares forem precisas para restaurar todo um corpo perdido (considerando que ele ainda é capaz de se alimentar sem um corpo, mas se conseguir então é possível). 

Isso permite que em caso de perigo os equinodermos “entreguem” partes de seu corpo para seus predadores enquanto ganham tempo de escapar. 

Questões sobre Equinodermos

Ok, agora você tem uma noção geral das características desses animais, então pode fazer as questões sobre equinodermos. Faça também o Simulado Beduka e baixe nosso Plano de Estudos. Não vai se arrepender.

1) (CESCEM – SP) – Os equinodermas estão relacionados com os cordados porque:

a) apresentam exoesqueleto calcário;

b) são protostômios;

c) são deuterostômios;

d) surgiram aproximadamente na mesma época;

e) apresentam epiderme pluriestratificada.

2) (PUC – PR) – Em relação aos Equinodermatas, analise abaixo e assinale a alternativa correta. 

I) O sistema ambulacrário ou aqüífero é exclusivo destes animais.

II) São animais exclusivamente marinhos;

III) São celomadas, deuterostômios, com simetria radial na fase adulta e bilateral na fase de larva e endoesqueleto calcário de origem mesodérmica;

IV) Formam notocorda e tubo neural;

V) Todos os seus representantes apresentam lanterna de Aristóteles para raspar o alimento.

São corretas:

a) todas as alternativas.

b) apenas as alternativas I, II e III.

c) apenas as alternativas I, III e IV .

d) apenas as alternativas II, III, IV e V.

e) apenas as alternativas I, II e V.

3) (Omec-SP) Assinale a alternativa que aponta o erro cometido na caracterização do filo Echinodermata: “São animais exclusivamente marinhos, de organização pentarradiada, com larvas de simetria bilateral, esqueleto calcário externo, triblásticos e deuterostômios”.

a) animais exclusivamente marinhos.

b) larvas de simetria bilateral.

c) esqueleto calcário externo.

d) triblásticos.

e) deuterostômios.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4) PUC/RS/2008 – Os Equinodermos constituem um grupo zoológico anatomicamente diferenciado, com simetria radial pentameral e um esqueleto composto por placas dérmicas fusionadas (ex. ouriços-do-mar) ou não fusionadas (ex. pepinos-do-mar). O sistema hidrovascular, também denominado de ambulacral, é particularmente interessante, pois funciona como um sistema hidráulico, no qual um fluido é bombeado através de um sofisticado conjunto de bolsas e canais.

Nos Equinodermos, as principais funções do sistema hidrovascular são ________ e ________.

a) reprodução / excreção

b) reprodução / alimentação

c) excreção / respiração

d) locomoção / alimentação

e) locomoção / reprodução

5) (IFBA/2010) O IBGE elaborou um mapa que localiza as 238 espécies e subespécies aquáticas em risco de extinção no território brasileiro. O mapa revela que 79 espécies ameaçadas são invertebrados aquáticos, como estrelas e ouriços-do-mar. As outras 159 englobam peixes de água doce e salgada. Segundo o levantamento, São Paulo é o estado com mais espécies em risco de extinção, seguido de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia. Os principais fatores são: a destruição dos habitats dos animais, a poluição e a pesca indiscriminada. (O IBGE elaborou…., 2009, p.17). 

Sobre os equinodermos, grupo do qual fazem parte estrelas e ouriços-do-mar, é correto afirmar que

a) a maioria dos indivíduos adultos apresentam simetria bilateral, enquanto as larvas simetria pentarradial.

b) os machos inserem suas gônadas no interior dos ovários das fêmeas realizando, assim, a fecundação interna.

c) os equinodermos são animais exclusivamente marinhos e possuem sistema hidrovascular relacionado com captura de alimento e locomoção.

d) a reprodução desses animais é basicamente assexuada e o desenvolvimento é direto.

e) as estrelas e os ouriços-do-mar são animais estritamente herbívoros, alimentando-se de algas presentes no plâncton.

6) (PUC – PR) – Com o nome lanterna-de-aristóteles conhece-se o órgão e o animal que aparece:

a) no olho de certos peixes que habitam o fundo dos oceanos;

b) no sistema ovopositor de certos crustáceos;

c) no sistema sensorial dos rotíferos;

d) nas antenas dos aracnídeos;

e) no sistema digestivo dos equinodermatas, mais propriamente no ouriço-do-mar.

7) (UFU) – Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto abaixo.

Nos Echinodermatas, ________ que inclui animais exclusivamente ________ como a ________, há um sistema hidrovascular, denominado sistema ________. O corpo é revestido externamente por uma epiderme ciliada sob a qual situa-se um ________.

a) classe, marinhos, anêmona, flama, endoesqueleto.

b) filo, aquáticos, estrela-do-mar, madrepórico, exoesqueleto.

c) classe, aquáticos, anêmona, ambulacrário, exoesqueleto.

d) filo, marinhos, estrela-do-mar, ambulacrário, endoesqueleto.

e) filo, marinhos, estrela-do-mar, ambulacrário, exoesqueleto.

Respostas das Questões sobre Equinodermos  

Exercício resolvido da questão 1 –

c) são deuterostômios;

Exercício resolvido da questão 2 –

b) apenas as alternativas I, II e III.

Exercício resolvido da questão 3 –

c) esqueleto calcário externo.

Exercício resolvido da questão 4 –

d) locomoção / alimentação

Exercício resolvido da questão 5 –

c) os equinodermos são animais exclusivamente marinhos e possuem sistema hidrovascular relacionado com captura de alimento e locomoção.

Exercício resolvido da questão 6 –

e) no sistema digestivo dos equinodermatas, mais propriamente no ouriço-do-mar.

Exercício resolvido da questão 7 –

d) filo, marinhos, estrela-do-mar, ambulacrário, endoesqueleto.

Gostou das nossas questões sobre equinodermos? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.