X

O Fies aceita Enem de qualquer ano? Descubra isso e muito mais

O Fies aceita Enem de qualquer ano Descubra isso e muito mais

O Fies é um fundo de financiamento estudantil que pode te ajudar muito, pois arca com parte da sua mensalidade. Só que há alguns pré-requisitos, como ter feito o Enem. Mas será que o Fies aceita Enem de qualquer ano? Vamos te contar tudo sobre isso aqui, então leia até o final.

Neste texto, vamos te contar se o Fies aceita Enem de qualquer ano. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é Fies?
  2. O Fies aceita Enem de qualquer ano?
  3. Em quais situações você pode usar nota do Enem de qualquer ano??
  4. O que é necessário para se inscrever no Fies?
  5. Posso estudar gratuitamente sem ter feito o Enem?
  6. Nós conectamos você à faculdade!

Se você chegou a esse artigo para saber se o Fies aceita Enem de qualquer ano, é porque pretende entrar numa faculdade! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

O que é Fies?

O Fies é um programa do governo que financia os estudos de alunos que não têm condições de pagar. Ele é direcionado apenas à educação de nível superior.

É muito semelhante a outros financiamentos bancários, só que por ser governamental, tem um caráter mais democrático (alcança aqueles com baixas condições financeiras). 

Você também pode saber mais sobre o Fies por meio dos artigos abaixo: 

Agora que sabe se o Fies aceita Enem de qualquer ano, você deve conhecer os pré-requisitos fundamentais para participar dele.

O Fies aceita Enem de qualquer ano?

A resposta para essa pergunta é um “quase”. Ter feito o Enem é um dos pré-requisitos para tentar um financiamento estudantil e você pode utilizar a nota de edições bem antigas.

Só há uma regra que é preciso ter em mente em relação a isso: ele não aceita edições realizadas antes de 2010. Logo, se você fez o exame em 2010 ou em qualquer outro ano depois disso, está tudo certo!

As datas para a próxima edição são:

  • Inscrições: 4 a 7 de julho de 2023;
  • Resultado em chamada única: 11 de julho de 2023;
  • Período para complementar a inscrição: 12 a 14 de julho de 2023;
  • Convocação da lista de espera pelas universidades: 18 de julho até 29 de agosto de 2023.

Agora que você já sabe se o Fies aceita Enem de qualquer ano, é bom acompanhar os próximos tópicos. Pois, neles há outras informações importantes.

Em qual situação eu posso usar a nota do Enem de qualquer ano??

A resposta para essa pergunta é um pouco mais complexa do que parece. Se o Fies aceita Enem de qualquer ano, então você já viu a resposta no tópico anterior.

Agora, vamos te contar sobre as demais situações. Teoricamente, existem sim casos nos quais você pode usar notas de edições bem antigas do Enem.

Um bom exemplo é o Prouni, que aceita as pontuações das provas realizadas a partir de 2010. Porém, para maioria das outras situações: a resposta é não.

Para saber mais sobre o Prouni, basta acessar as matérias exclusivas que preparamos sobre o assunto:

Abaixo, você pode conferir duas situações nas quais se pode utilizar a nota do Enem para ingressar em uma instituição de nível superior. Afinal, não basta saber se o fies aceita Enem de qualquer ano. Há muitas outras oportunidades!

1- Por meio do ingresso direto em faculdades particulares

Muita coisa mudou em relação ao ingresso em cursos de graduação. Diante desse cenário, as faculdades particulares vêm se adaptando constantemente à imensa procura de alunos por seus cursos.

Uma dessas adaptações é a utilização da nota do Enem como forma de ingresso. Desse modo, não é necessário o aluno fazer o vestibular da instituição e nem recorrer a programas governamentais de bolsas e financiamentos. 

A universidade além de utilizar sua pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio, ainda te oferece uma bolsa. E, o melhor! Tudo é tratado diretamente com a rede de ensino, sem burocracia e interferência de terceiros.

Mesmo sendo uma forma simples e menos confusa de iniciar uma graduação, há algo que você precisa ter em mente:

O Fies aceita Enem de qualquer ano desde 2010. As faculdades particulares não trabalham da mesma forma. Geralmente, as notas aceitas são dos últimos três anos que antecedem a sua matrícula.

Você também pode recorrer a outras opções. 

2 – Por meio do ingresso direto em universidades públicas

Não é atoa que o Enem já é considerado por muitos a forma mais relevante de ingressar em cursos de nível superior. A pontuação dada por ele  também tem se tornado um dos principais meios de estudar em uma universidade pública. 

Isso acontece por intermédio do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada. Trata-se de uma plataforma criada pelo MEC que disponibiliza vagas em universidades estaduais e federais.

Ele funciona como um substituto dos vestibulares tradicionais aplicados pelas próprias instituições. Só que há um porém, para concorrer a uma vaga através do Sisu é preciso ter participado da última edição do Enem.

Outra informação importante é que o Sisu abre inscrições duas vezes por ano. 

Quer entender melhor o Sisu? Leia nossos melhores artigos sobre o programa:

Lembre-se que se zerar a redação perde a chance de concorrer. E, não esqueça: o fies aceita Enem de qualquer ano desde 2010. Fique atento a todos os tópicos do nosso artigo.

O que é necessário para cursar uma faculdade pelo Fies?

É preciso se enquadrar em diversos pré-requisitos para se cadastrar no Fundo de Financiamento Estudantil. É fundamental conhecê-los agora que você já sabe se o Fies aceita Enem.

Veja quais são:

Critérios Básicos para solicitar Financiamento Estudantil

  • O curso precisa ser presencial;
  • O curso deve ser devidamente regularizado;
  • O curso deve ter uma avaliação positiva do MEC.
  • Estar matriculado em uma faculdade particular e que o curso escolhido seja presencial.

Critérios específicos para solicitar Financiamento Estudantil

  • Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), qualquer edição realizada a partir de 2010.
  • Além de ter feito o Enem, o candidato precisa de uma nota superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.
  • Possuir renda familiar de até 3 salários mínimos.

Está estudando para o Enem e outros vestibulares? Logo abaixo temos uma oportunidade incrível para você, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Siga o Beduka nas redes sociais! Estamos no Pinterest e no Instagram sempre com as melhores novidades quando o assunto é Enem e Vestibulares. Te esperamos por lá!

Obrigada por ler até aqui.

Categorias: Fies
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.