Inglês

Domine todas as formas do verbo to be e revolucione a sua habilidade de falar inglês

Quais são as formas do verbo to beQuais são as formas do verbo to be

Entra ano, sai ano, e a maioria dos estudantes não consegue aprender o básico da Língua Inglesa: o verbo to be. E olha que é muito mais simples do que parece, é o nosso verbo ser/estar, só que de uma forma super simplificada.

O inglês não tem uma conjugação tão extensa quanto a nossa, então há uma quantidade de palavras bem reduzida. Por causa disso, o to be é “pau para toda obra”. Ele afirma, nega, faz perguntas e tudo isso no passado, presente e futuro

Neste artigo, você vai aprender quais são as formas do verbo to be e como melhorar as habilidades no inglês com elas. 

Este artigo vai te ajudar a aprender definitivamente  quais são as formas do verbo to be. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é o verbo to be?
  2. Quais são as conjugações do verbo to be?
  3. Verbo to be (Simple Present)
  4. Verbo to be (Simple Past)
  5. Verbo to be (Simple Future)
  6. Exercício sobre verbo to be (com gabarito comentado)
  7. Mude de vida com o Beduka (Plano de Estudos imperdível)

Pare de procurar assuntos que caem no Enem de forma aleatória! Estudar de forma organizada te deixa na frente dos concorrentes. E isso só mesmo o Plano de Estudos do Beduka pode fazer por você. Baixe já e descubra o que, como e por quanto tempo estudar!

O que é o verbo to be?

O verbo to be é o verbo ser/estar em inglês. O significado não muda, mas em inglês a forma de se conjugar um verbo é bem diferente; até bem mais fácil.

Isso acontece porque eles não têm uma variação muito grande de palavras nos diferentes tempos verbais: usam poucas palavras para dizer o mesmo.

A mudança também acontece em relação a quais modos do verbo acompanham os pronomes. Por exemplo, no passado, há apenas o was e were (forma afirmativa) e apenas eles são distribuídos para acompanhar os pronomes: I, You, He, She, It, We e They. 

Ficando assim:

I was

You were

He was

She was

It was

We were

They were

Viu? Sabendo apenas isso, você consegue construir frases com o verbo to be no passado, lembrando que a mudança acontecerá apenas se você for usar as formas negativas e interrogativas (veremos mais à frente).

Enquanto você aprende mais sobre sobre quais são as formas do verbo to be, pode também dar uma olhada em outros assuntos importantes relacionados ao idioma e que caem no Enem:

Quais são as conjugações do verbo to be?

Assim como a gente, eles tem o presente, o passado e o futuro. Além do infinitivo (quando o verbo não está relacionado a nenhum tempo específico e apenas existe como significado: comer, beber, rezar). No caso do inglês, o infinitivo do ser/estar é o to be. 

Mas apesar de ninguém viver sem esses três tempos, o idioma inglês não os conjuga igual o português. Dê uma olhada na diferença entre o presente dos dois idiomas: 

Português:

Eu sou

Tu és

Ele é

Nós somos

Vós sois

Eles são

Inglês:

I am

You are

He is

She is

It is

We are

They are

Você vai entender melhor as diferenças no decorrer dos próximos tópicos. Vale lembrar que o verbo to be também pode servir como auxiliar em outros tempos verbais, é o caso do past continuous (tempo que dá uma ideia de continuidade, ou passado indeterminado). Ex:

  • He was traveling. (Ele estava viajando)
  • He is traveling. (Ele está viajando)

Nesse caso, o  final “ando” do final dos verbos emportuguês transforma-se em “ing”. Agora, conheça quais são as formas do verbo to be nos principais tempos verbais.

Verbo to be (Simple Present)

O simple present nada mais é que um tempo verbal que indica ações ou estados atuais, ou seja, que estão sendo ou acontecendo. Dê uma olhada na tabela abaixo:

“Am”, “are” e “is” são as flexões que integram a forma afirmativa. Elas também podem ser contraídas (modo mais utilizado tanto na escrita quanto na fala). Nesse caso, “I am” fica “I’m” e assim consecutivamente, como é possível ver na tabela.

Na forma negativa, há duas opções: não contrair e acrescentar o “not” ou contrair: introduzindo um “n” um apóstrofo e um “t” ao final de “am”, “are” e “is”. Já para deixar as frases na interrogativa basta inverter a ordem do verbo e do pronome.

Veja alguns exemplos:

  • Is he at school? (Ele está na escola?);
  • We aren’t students. (Nós não somos estudantes.).

Importante: o verbo to be também pode ser usado de uma forma pessoal, como para indicar o estado de um dia (It’s rainy/Está chuvoso). 

Verbo to be (Simple Past)

O verbo to be no passado apresenta apenas duas flexões na forma afirmativa (was/were). Para usá-las corretamente basta você entender qual pronome cada uma acompanhará.

Was acompanha os pronomes I, He, She e It. Já o were acompanha os pronomes You, We e They. Na forma afirmativa eles não são contraídos.

Talvez, ao estudar quais são as formas do verbo to be, você perceba que as flexões negativas (no past) são menos conhecidas. Por isso, vale ficar mais atento a elas. Basicamente são: wasn’t e weren’t (forma contraída).

Já na forma não contraída, basta você repetir o verbo no passado e acrescentar o “not”: He was not.

E para empregá-las, basta se ligar nos pronomes que cada uma acompanha. Na interrogativa, apenas inverte-se a ordem do verbo e do pronome. Veja alguns exemplos do verbo to be no passado:

  • I was a happy child. (Eu era uma criança feliz.);
  • I wasn’t tired. (Eu não estava cansada.);
  • We weren’t students. (Nós não éramos alunos.);
  • Were they Brazilian? (Eles eram brasileiros?);
  • We weren’t friends. (Nós não éramos amigos)

Verbo to be (Simple Future)

De quais são as formas do verbo to be, provavelmente você vai achar o modo como ele se apresenta no futuro o mais fácil: continua “be”.

O que muda é que você precisará utilizar o auxiliar “will” (que só é um pouco mais complicadinho se você optar pelas formas contraídas). Assim como você pode observar na tabela abaixo:

Na forma afirmativa, para contrair basta acrescentar o apóstrofo seguido de “ll”. Já na negativa é melhor memorizar: ele fica won’t independente do pronome que acompanha. E na interrogativa, mais uma vez, é só inverter a ordem do pronome e do verbo. 

Veja alguns exemplos do verbo to be sendo usado no futuro:

  • I won’t be here tomorrow. (Eu não estarei aqui amanhã);
  • I will be a teacher. (Eu serei um professor);
  • Will he be at the party? (Ele estará na festa);
  • You will be great teachers. (Vocês serão ótimos professores.).

Quais são as formas do verbo to be como auxiliar?

O verbo to be pode assumir a função de auxiliar, ou seja, ele apenas complementa o sentido do verbo principal. Isso pode acontecer quando ele aparece no present perfect e no present perfect continuous.

Veja a seguir como funciona

Present perfect:

É um tempo verbal que indica ações que iniciaram no passado, mas que ainda não foram finalizadas. Nesse caso, o verbo to be acompanhará o verbo have e ambos terão papel de auxiliar.  O present perfect apresenta a seguinte estrutura:

  • Verbo to have (have/has) + verbo to be (been) + verbo no gerúndio (com o -ing).

Exemplo: He has been studying how to play the saxophone since 1998. (Ele vem estudando a forma de tocar saxofone desde 1998). 

O “been” é a flexão do verbo to be usado apenas no present perfect. 

Present Continuous:

É usado para relatar alguma ação que está sendo feita no momento (em progresso). Como “Estou estudando” ou “Estou rezando”. Nesse caso, o verbo to be vai auxiliar o verbo principal que estará no gerúndio (com -ing). 

Exemplo: She is finishing work now. (Ela está terminando os trabalhos agora).

No present continuous, o verbo to be segue a forma afirmativa do presente: am, is e are. 

Exercício sobre verbo to be ( com gabarito comentado)

Depois de conhecer quais são as formas do verbo to be, é importante fazer um exercício para entender como o assunto costuma ser cobrado. Bora lá?

(UNIFOR/CE)

Robotic Engineers:

Engineers [TO BE] needed to build robots that do everything from assembling machinery to caring for aging parents.

Tech Teachers:

As technology use increases in all industries, more adult education teachers are needed to give workers the skills to survive. About half of all adults are currently enrolled in an adult-education class.

Tech Support:

Technology isn’t infallible, and skilled workers who can fix frustrating problems are rarely needed. Estimates show a 222 percentage boost in computer-support jobs by 2008.

(Newsweek, April 30, 2001)

The correct form of the verb to be in the first paragraph is

a) was being.

b) is.

c) will be.

d) was.

e) has been.

Gabarito comentado

Agora é só você conferir como a gente consegue chegar a resposta correta quando se trata de quais são as formas do verbo to be!

Exercício resolvido da questão-

Alternativa correta: c) will be.

Primeiro é preciso entender o contexto do texto presente na questão: ele é sobre o futuro (sobre a construção de robôs). Isso vai te ajudar a descobrir em qual tempo verbal o verbo to be será utilizado. 

Mas caso você olhe para o texto e pense “Meu Deus, entendi nada”, então é só você trocar “Engineers” (que está no plural) pelo pronome apropriado “They” (eles). 

Fazendo isso, você já descarta as alternativas a, b e c (já que as flexões presentes nelas nunca acompanham esse pronome. Quanto ao “has been”, também é uma flexão da terceira pessoa do singular. Logo, resta a alternativa “c”.

Mas voltando ao início da nossa explicação, lembra que trata-se de um texto sobre o futuro? Em “…needed to build robots that do everything from assembling machinery to caring for aging parents” temos: necessários para construir robôs que fazem de tudo, desde montar máquinas até cuidar de pais idosos.

Logo, o que “serão” (will be) para construir robôs? Os “Engineers”. Portanto, Engineers will be needed to build robots (Engenheiros serão necessários para construir robôs). 

Mude de vida com o Beduka (Plano de Estudos imperdível)

O melhor jeito de mudar de vida é estudando, e eu sei que você tá fazendo isso, não é à toa que chegou aqui querendo entender quais são as formas do verbo to be. 

Mas também sei que às vezes a gente se perde estudando assuntos aleatórios. Por isso, o Beduka lançou um Plano de Estudos mágico para você. Nele, você encontra:

  • Tempo de estudo acessível;
  • O que e como estudar em cada dia;
  • Temas de redação para treinar;
  • Dicas de filmes úteis para o Enem;

E muito mais! Não perca tempo, baixe e comece logo essa jornada rumo a realização do seu sonho. 

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Muito obrigado por ler o nosso artigo sobre quais são as formas do verbo to be até o final!

Sucesso e bons estudos!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.