Inscrição Fies

Tudo sobre a inscrição do Fies 2019

O Fies é um programa de financiamento estudantil criado pelo Governo Federal. O programa inclui algumas exigências para inscrição.

Sendo assim, nesse artigo falaremos tudo que você precisa saber para fazer a inscrição do Fies 2019.

Inscrição Fies

Calendário Fies 2019/2

A segunda edição do Fies 2019 já tem datas definidas e edital publicado!

  • Edital: O edital foi publicado no dia 31 de maio.
  • Inscrições: As inscrições estarão abertas do dia 25 de junho a 1 de julho.
  • Resultados: Os resultados serão divulgados no dia 9 de julho.
  • Complementação da Inscrição: A complementação da inscrição para os candidatos pré-selecionados ocorrerá de 15 a 17 de julho.
  • Lista de Espera: de 15 de julho a 23 de agosto.

Quem pode se inscrever?

Há algumas exigências feitas aos candidatos para que eles possam se inscrever no Fies. Veja abaixo:

Para as instituições, é necessário que:

  • A faculdade esteja inscrita no Fies;
  • Que o curso de graduação tenha avaliação positiva (conceito do curso) no Sinaes (Sistema Nacional de Educação Superior);
  • Que o curso seja presencial (cursos a distância não são aceitos).

Para os candidatos:

  • É preciso ter feito pelo menos uma vez o Enem, de 2010 para cá, obtendo nota média igual ou superior a 450, e também ter tirado nota maior que zero na redação;
  • A renda familiar per capita (média pelo número de pessoas), deve ficar entre três a cinco vezes o valor do salário mínimo.

Para saber a renda média, é necessário somar a renda bruta de todos os membros da família e dividir pelo número de integrantes.

De acordo com o site Fies Seleção, se média for menor que um salário mínimo ou maior que 5 salários mínimos, o candidato não será selecionado. Se a média estiver entre três e cinco salários mínimos, o aluno poderá se enquadrar em uma das modalidades do programa.

Saiba mais sobre cada modalidade aqui.

Nota de corte

É necessário prestar bastante atenção em relação à nota de corte do Fies. Isso pois média de no mínimo 450 pontos já mencionada anteriormente é apenas uma linha de corte inicial para o candidato ser considerado elegível pelo programa.

Isso significa que 450 pontos de média é mínimo exigido pelo Fies, porém cada curso ou faculdade pode ter mais pessoas solicitando a participação no programa do que o número de vagas disponíveis.

Essa alta procura faz com que a quantidade de financiamentos disponíveis não atenda a todos, fazendo com que a nota de corte suba.

Ou seja, quando houver mais candidatos do que vagas, aqueles que tiraram notas mais altas no ENEM se classificam primeiro. Portanto, a nota de corte passa a ser a nota da última pessoa classificada para aquela vaga, podendo ser maior que 450 pontos.

Para ir bem, estude com provas anteriores. Faça o simulado Beduka com as questões dos últimos 6 anos do Enem. É gratuito e você vê seu resultado assim que termina. Também é possível personalizar seu simulado. Faça o teste!

Passo a passo da inscrição

Acesse a página de inscrição do Fies e forneça seu CPF e data de nascimento. Além disso, é necessário preencher um código de verificação, que consiste em preencher letras/números de uma imagem.

Clique em “prosseguir”. O sistema encontrará seus dados e na próxima página vai mostrar se sua nota do ENEM é suficiente para participar do programa. Após isso, basta clicar em “prosseguir” novamente.

Após esses passos, será solicitado o preenchimento de um cadastro básico em que o candidato terá que fornecer algumas informações como:

  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Nome completo;
  • Email;
  • Senha (de sua escolha).

O sistema enviará um e-mail ao participante com um link de redirecionamento de verificação. Após esse procedimento, sua conta será ativada e você já pode fazer o seu primeiro login no sistema.

Neste momento, terão quatro conjuntos de informações que você vai precisar preencher:

  • Dados cadastrais (mais detalhados);
  • Questionário (histórico de estudo e outros dados pessoais);
  • Grupo familiar (incluindo informação de renda mensal);
  • Grupo de Preferência (Estado, município, curso e conceito do curso).

Sobre este último item, que é um dos maiores causadores de confusão entre os candidatos, é importante dizer que o conceito do curso é a nota que o MEC dá para cada curso por meio do Sinaes.

O conceito mínimo é três e o máximo é cinco. Se você marcar cinco, por exemplo, estará pedindo para o sistema selecionar apenas os melhores cursos e possivelmente, os mais caros.

Isso elimina todos os cursos 3 ou 4 da lista, aparecendo para você apenas as instituições com avaliação cinco.

Você terá uma lista e deverá escolher três cursos em ordem de preferência, ou seja, primeira, segunda e terceira opção de curso.

Depois, aparecerá uma página final de confirmação com os cursos selecionados.

Ao buscar por curso e cidade no site Beduka, cada faculdade já aparece com a nota que recebeu do MEC. Fácil neh?

Como editar a inscrição

Ao acessar o sistema, você poderá ver as opções de curso que selecionou quando fez sua inscrição do Fies. Na mesma página, há também 3 botões de ação:

  • Vermelho: cancelar opção
  • Verde: alterar opção
  • Azul: simular financiamento

Até o prazo final das inscrições, é possível que o candidato altere todas as informações, incluindo as escolhas de cursos e/ou faculdades, quantas vezes quiser, cancelando ou alterando as que havia selecionado.

Você pode selecionar um curso ou faculdade e utilizar o botão “simular financiamento” quantas vezes quiser, trocando as opções até achar a mais adequada ao seu bolso.

Quando o período de inscrições for encerrado, não será possível fazer mais nenhuma alteração.

Documentos necessários

Há muitos documentos exigidos na inscrição do Fies e também há algumas variações de acordo com a modalidade de financiamento escolhida

Essas variações ocorrem, pois todas as modalidades são subsidiadas pelo governo, mas financiadas diretamente por uma instituição bancária, ou seja, a relação de documentos varia de acordo com a situação individual de cada candidato.

De forma geral, uma vez encerrada a fase de inscrição do Fies, os candidatos habilitados são divulgados no site do programa e é preciso ficar atento para não perder sua oportunidade.

O prazo dado para a complementação de informações e entrega de documentos é curto, variando de 3 a 5 dias, dependendo da situação individual.

Por esse motivo, é importante ter em mente que cada um dos grupos de informação (cadastro geral, questionário, renda familiar e preferência de cursos), exigirão do candidato documentos diferentes.

Alguns dos documentos devem ser entregues para a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do Fies), outros devem ser entregues diretamente para a universidade ou para a instituição responsável pelo financiamento (banco).

A melhor opção é ficar atento aos prazos e, principalmente, sempre verificar a página oficial do programa, a instituição de ensino e quando for o caso, a instituição financeira, o mais brevemente possível.

Veja aqui nosso texto detalhado sobre os documentos exigidos pelo Fies.

Não consigo me inscrever, e agora?

A inscrição do Fies 2018 contou com alguns relatos de candidatos que tiveram problemas com o sistema.

O site do Fies pode ficar um pouco lento durante o período do processo seletivo, por isso é importante que você não deixe para fazer sua inscrição na última hora. Assim, se tiver qualquer problema você ainda terá tempo para tentar novamente.

Tem mais alguma dúvida sobre o Fies? Acesse nosso Guia completo sobre o programa.

Sobre o Beduka   

Somos uma startup mineira, criada em Junho/17, e disponibilizamos uma plataforma 100% gratuita para estudantes que buscam por uma faculdade.

Nossa missão é ajudar o estudante a encontrar a faculdade ideal para a sua realidade, considerando critérios como preço, localização, reputação e outros.

Digitando apenas o curso e a cidade, o Beduka apresenta a relação de todas as faculdades (privadas e públicas) da região. Rapidamente é possível ter acesso aos diferenciais de cada uma, localização, preços das mensalidades, datas dos vestibulares, nota do MEC, bolsas disponíveis, opiniões de alunos, salário médio das profissões e muito mais. As opções de filtro e ordenação permitem ainda maior agilidade nesse processo.

Disponibilizamos ainda vários canais complementares para ajudar o estudante no processo de escolha e construção do seu futuro profissional, como o nosso Blog, Simulado do Enem e Vídeos sobre as Profissões.

Se o conteúdo sobre a inscrição do Fies foi útil para você, não deixe de seguir o Beduka no Facebook e no Instagram. Assim você não perde nada! 🙂

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador