Biologia

O que é Cisticercose? Aprenda com nosso resumo!

O que é cisticercoseO que é cisticercose
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Cisticercose é uma doença causada por um verme parasita e possui uma série de características e detalhes interessantes. Ela faz parte do grupo de verminoses que são muito cobradas nos vestibulares, então é bom saber o ciclo de vida desse parasita e o que ele pode causar no corpo humano!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Você precisa de ajuda para organizar seus estudos? Acesse o plano de estudos Beduka e se planeje da melhor maneira possível!

O que são Verminoses?

Verminoses são doenças parasitárias provocadas por vermes chamados platelmintos e nematódeos. De uma maneira geral, esses vermes se instalam no intestino dos seres humanos e seus ovos são liberados no ambiente pelas fezes do hospedeiro. 

Quando estudamos verminoses, precisamos ficar ligados em dois pontos principais:

  • Ciclo de vida do parasita: é conhecendo as características do parasita e do seu ciclo de vida que conseguimos diagnosticar a doença. (Isso cai no vestibular, hein?)
  • Medidas de profilaxia: a profilaxia nada mais é do que a prevenção da doença. As medidas profiláticas se baseiam no ciclo de vida parasita, o que faz todo sentido, concorda comigo? Se eu quero prevenir a Cisticercose, preciso saber quem a causa e como ela é transmitida para propor as medidas posteriormente..

São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka. Aproveite!

O que é Cisticercose e qual a sua causa?

Cisticercose é uma verminose (doença causada por um verme) relacionada ao parasita Taenia solium. Ela possui o ser humano como hospedeiro intermediário da doença, característica extremamente interessante, pois nas demais verminoses os seres humanos geralmente são o hospedeiro definitivo.

Relembrando!

  • Hospedeiro intermediário: é aquele que possui o parasita em sua fase larvária ou assexuada.
  • Hospedeiro definitivo: é aquele que possui o parasita em fase de maturidade sexual.

Na Cisticercose o ser humano ingere os ovos da Taenia solium e passa a ser o hospedeiro intermediário da doença. Essa ingestão ocorre por meio de alimentos mal lavados contaminados pelos ovos desse verme. Desses ovos, eclodem os cisticercos, que são as larvas da tênia. 

São estes cisticercos que irão causar a doença (cisticercos – cisticercose/ tênia – teníase; guarde essa informação!). Após eclodirem, os cisticercos podem se instalar em diferentes partes do corpo do indivíduo, provocando nódulos na pele e, dependendo da região, até sintomas mais graves como convulsões.

Dessa forma, considerando o ciclo do parasita, quais seriam medidas profiláticas interessantes?

Saneamento básico, incluso tratamento de água e esgoto, e lavar bem os alimentos. Assim, impedimos que os ovos de larvas entrem em contato com os alimentos e, caso isso ocorra, com a higienização correta do alimento, não haverá maior contaminação.

O que é a Neurocisticercose?

A Neurocisticercose é um caso específico e extremamente perigoso de Cisticercose. Nesse caso, os cisticercos irão se alojar no cérebro do indivíduo e podem provocar sintomas letais. Lembra dos nódulos citados? Seria algo parecido, mas agora com essas lesões acontecendo dentro da sua cabeça.

Ficou curioso para saber mais? Vamos te indicar uma série dessa vez! O primeiro episódio da primeira temporada de Dr. House aparece um caso de neurocisticercose (desculpa o spoiler).

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O que é Teníase?

A Teníase também é uma verminose e possui pontos parecidos com a Cisticercose. Contudo, essa doença é causada por dois vermes do gênero Taenia, um que possui o porco como parasita intermediário e outro que possui o boi como parasita intermediário: Taenia solium e Taenia saginata, respectivamente.

Para decorar qual é específico de cada é muito fácil! Veja a palavra “saginata”, através dela, lembre-se da “nata” do leite e, com isso, você saberá que a Taenia saginata infecta o boi e a Taenia solium infecta o porco.

Lembra lá em cima quando eu falei “(cisticercos – cisticercose/ tênia – teníase; guarde essa informação!)”? Isso vai ser importante para a gente agora! Na Teníase, a doença é causada apenas por um único verme que se instala no organismo da pessoa. Por isso, você também pode encontrar em alguns lugares o nome “solitária para essa doença”. 

As tênias são vermes achatados (platelmintos) formados por pequenos segmentos denominados proglótides. Após ocorrer a autofecundação e formação dos ovos, esses ovos são eliminados pelas fezes do hospedeiro definitivo. 

Essas fezes podem contaminar o ambiente (veja a importância do saneamento básico como medida profilática) e, consequentemente, contaminar alimentos de outros animais. Caso esses ovos sejam ingeridos por outros animais, as larvas (cisticerco) eclodem, sendo esse animal o hospedeiro intermediário.  

Os cisticercos irão se instalar em tecidos musculares dos hospedeiros intermediários e, desse modo, a contaminação do hospedeiro definitivo se dá por meio da ingestão de alimentos contaminados, crus e mal cozidos. No ser humano o cisticerco se desenvolve para um verme adulto, reiniciando o ciclo,

Percebe aqui mais uma oportunidade de medida profilática? Alimentos bem higienizados e bem cozidos também são uma profilaxia para essa doença!

Quais as diferenças entre Cisticercose e Teníase?

Vamos deixar essa diferença clara? Ela se encontra no ciclo da doença.

Enquanto na Cisticercose o ser humano ingere os OVOS que posteriormente se desenvolvem em cisticercos, na Teníase ele ingere os CISTICERCOS que posteriormente se desenvolvem para o verme adulto.

Essa diferença é crucial, pois na Cisticercose o ser humano é o hospedeiro intermediário e na Teníase ele é o hospedeiro definitivo.

Gostou do nosso artigo sobre Cisticercose? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.