A traqueia é um tubo que conduz o ar inspirado que vem da laringe e se bifurca em sua região inferior, dando origem aos brônquios. Neste artigo vamos explicar com todos os detalhes o que é a traqueia, como ela funciona e quais são suas estruturas. Além disso, você também vai conhecer algumas doenças que atingem este órgão.
A seguir, você vai conferir um resumo completo sobre o que é a traqueia. Se preferir, pode ir diretamente ao assunto clicando em um desses tópicos:
- O que é a traqueia? Quais são suas funções?
- Como é a estrutura da traqueia?
- Doenças na traqueia
- Nós conectamos você à faculdade!
Você sabia que a fisiologia humana é um dos assuntos que mais caem no Enem? Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e utiliza o método TRI de correção!
O que é a traqueia? Quais são suas funções?
A traqueia é um órgão que apresenta formato tubular, cilíndrico e cartilaginoso. Em um ser humano adulto, possui de 10 a 15 cm de comprimento e aproximadamente 1,5 cm de diâmetro e está localizada entre a laringe e os brônquios.
Em conjunto com as fossas nasais, faringe, laringe, pulmões e brônquios, a traqueia faz parte do sistema respiratório.
Sua principal função é realizar a filtragem, o umedecimento e o aquecimento do ar, além de conduzi-lo até os pulmões.
- Leia nosso resumo completo sobre a fisiologia do sistema respiratório e compreenda todas as etapas da respiração
Agora que você sabe o que é a traqueia e suas funções, entenda em detalhes seu funcionamento e estruturas.
Como é a estrutura da traqueia?
A traqueia está logo abaixo da laringe e situa-se entre a parte central e anterior do pescoço e a parte de trás do tórax, na altura da 5ª vértebra torácica. No final do tubo, a traqueia bifurca-se e une-se aos brônquios esquerdo e direito.
Nas partes anterior e lateral, o órgão é formado pelas cartilagens traqueais, que nada mais são do que cerca de 20 anéis cartilaginosos, em formato de C.
Já em sua parte posterior, a traqueia não apresenta anéis e é constituída por tecido muscular liso, que confere a ela a capacidade de acompanhar a movimentação dos pulmões.
No interior dela há a presença de cílios e muco, que tem como função umedecer e purificar o ar antes de conduzi-lo até os pulmões.
Essas estruturas são fundamentais, pois protegem o corpo da entrada de gases poluentes, partículas de sujeira e microrganismos.
Falando nisso, esses são os principais agentes de doenças infecciosas na traqueia. Continue lendo nosso artigo sobre o que é a traqueia para entender quais são essas doenças.
Doenças na traqueia
Veja a seguir as principais doenças que atingem a traqueia:
- Estenose: é a obstrução (fechamento) da região interna do órgão.
- Malácia: é o “amolecimento”das cartilagens que compõem a traqueia.
- Traqueíte Bacteriana: é uma infecção causada pelas bactérias Staphylococcus aureus e estreptococos.
- Síndrome de Kartagener: doença genética caracterizada pela alteração na organização estrutural dos cílios que revestem o trato respiratório.
- Câncer: surge quando as células multiplicam-se descontroladamente e desenvolvem um tumor.
Esperamos que com esse resumo completo, sua dúvida tenha sido respondida.
- Agora resolva nossa lista com 14 exercícios sobre sistema respiratório e teste o que aprendeu!
Logo abaixo temos uma oportunidade incrível para você, não deixe de conferir!
Nós conectamos você à faculdade!
Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular?
É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.
O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade.
São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.
Siga o Beduka nas redes sociais! Estamos no Pinterest e no Instagram sempre com as melhores novidades quando o assunto é Enem e Vestibulares. Te esperamos por lá!
Obrigada por ler nosso resumo.