X

O que significa racional? Entenda o que torna o ser humano especial

o que significa racional

A razão é um dos conceitos filosóficos mais discutidos da história, por isso saber o que significa racional é tão importante.

Essa palavra pode designar diversas coisas, entre elas um conjunto de números e uma singularidade dos seres humanos com relação às outras criaturas da natureza.

Continue lendo para entender o que essa palavra quer dizer e sua relação com as diversas ciências.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Ganhe um desconto de até 65% na mensalidade do curso dos seus sonhos! Acesse o Beduka Bolsas e comece a estudar agora mesmo!

O que significa racional?

Racional é uma palavra que vem do latim “rationalis e tem diversos usos, mas a maioria se refere à razão humana. Ou seja, à habilidade que nós temos de raciocinar e chegar a entendimentos de acordo com os dados da realidade.

Por isso, o ser humano é classificado como animal racional, se diferenciando dos demais que possuem apenas habilidades instintivas.

Isso está intimamente ligado à ideia de pessoa, definida como substância individual de natureza individual. Ou seja, a pessoa é o indivíduo racional por natureza. Na obra de Tomás de Aquino isto se refere ao homem, aos anjos e a Deus.

Fizemos um texto exclusivamente sobre São Tomás de Aquino. Ele será ótimo para você ler depois de aprender o que significa racional.

Além desse significado, racional pode indicar algo ajuizado e bom, tomado como o contrário de irracional ou passional. As atitudes que tomamos, portanto, podem ser racionais ou não a depender do quanto pensamos sobre o assunto para agir.

O termo pode ser utilizado também com relação à organização do trabalho, na qual a racionalização leva a um incremento na produtividade por meio da divisão das tarefas, limitação dos tipos de produtos etc.

Os usos da razão têm sido debatidos pela Filosofia há bastante tempo, principalmente pelo seu papel na obtenção de conhecimento. Isso gerou correntes filosóficas, das quais a mais importante é o Racionalismo.

O que é Racionalismo?

O Racionalismo é uma teoria do conhecimento que surgiu na Idade Moderna a partir das obras de René Descartes (1596-1650). Os filósofos racionalistas julgam apenas a razão como confiável para conhecer a realidade, com base no critério da evidência.

Essa evidência não é a percepção que temos dos sentidos, mas sim a clareza e distinção das ideias, ou seja, da razão. Por exemplo, segundo essa teoria, não é evidente o que eu vejo, mas o juízo racional que faço sobre o que vejo, ou seja, o que penso.

Assim, como expôs o filósofo Julián Marías, não posso saber nada com segurança exceto a mim mesmo. Só sei das coisas na medida em que vejo, toco, penso, desejo etc. As coisas são ideias minhas.

Isso é muito diferente das teorias clássicas e medievais, até mesmo da própria teoria de Julián Marías, para quem a realidade está nas coisas e não no que dizemos sobre elas. Ainda que tudo o que afirmamos seja bem racional.

Para entender melhor o que significa racional na Filosofia, leia nosso texto sobre os filósofos pré-socráticos que fizeram a passagem do conhecimento mitológico para o racional.

O que significa racional na matemática?

Na matemática temos diversos conjuntos de números. Entre eles, está o conjunto dos números racionais. Eles são aqueles expressos pela fórmula: Q = {x | x=a/b, com a∈Z, b∈Z e b≠0}.

Ou seja, os números racionais são aqueles que podem ser expressos em frações compostas por números inteiros diferentes de zero (0).

Conheça mais sobre os números racionais com nosso texto sobre os conjuntos numéricos.

Cultura racional

A cultura racional foi um movimento fundado no Rio de Janeiro em 1935, por Manoel Jacintho Coelho, como uma derivação da Umbanda

Seus membros abordam temas como metafísica e ética, com base em livros que formam o conjunto sobre o Universo em Desencanto.

Neles, a leitura é apontada como meio de salvação. O músico Tim Maia foi membro da Cultura Racional por um tempo, por causa de seu interesse por ufologia. Segundo ele:

“Fui para essa seita, que prometia me preparar para entrar em contato com seres extraterrenos. […] Quando cheguei lá, vi que o negócio era umbanda, candomblé, baixo espiritismo.”

Esperamos que esse texto tenha tirado sua dúvida sobre o que significa racional. Continue estudando conosco!

Você pode descobrir ainda o que foi tido como o conhecimento contrário ao racional, com nosso texto sobre Mitologia.

Além disso, pode testar seus conhecimentos sobre estes assuntos com exercícios.

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Obrigado por ler nosso resumo sobre o que significa racional. Bons estudos!

Categorias: Filosofia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.