X

3 agentes internos que podem mover a crosta terrestre e formar o relevo

Quais são os agentes internos do relevo?

A superfície da Terra possui uma paisagem composta de relevo, vegetação e rede hidrográfica. O relevo é formado por dois tipos de agentes: os internos e os externos.

Eles são responsáveis pela forma que o relevo toma em determinada região, influenciando se ele será montanhoso, com planaltos, planícies ou depressões.

Continue lendo e descubra quais são os agentes internos do relevo. Esse assunto é um dos que mais caem no Enem então leia até o final para se preparar para a prova.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Prepare-se para o Enem com a ajuda do Beduka. Baixe o Plano de Estudos 2023 e conheça a magia da aprovação!

O que é relevo?

Relevo é basicamente a forma que uma determinada região da superfície terrestre apresenta. Os tipos mais conhecidos de relevo são:

  • Montanhas;
  • Planaltos;
  • Planícies e
  • Depressões.

Ele interfere em outros elementos da região, como a hidrografia. A forma como os rios correm e a formação de lagos e outros reservatórios naturais de água dependem do tipo de relevo da região.

Além disso, é um fator importante para a paisagem em conjunto com a vegetação e a própria rede hidrográfica.

Saiba mais com nosso resumo explicando tudo sobre relevo.

A seguir, vamos ver como ele é formado e conhecer os agentes internos que interferem na sua configuração.

Como o relevo é formado?

Apesar de ter uma aparência estática, típica de elementos rochosos, o relevo está sempre se transformando. Ou seja, ele é dinâmico, ainda que esse dinamismo seja mais lento que o de outros elementos.

No caso da vegetação, é possível plantar uma árvore e vê-la crescer e até mesmo morrer. Mas com o relevo isso é impossível de ser feito de maneira natural.

Isso acontece porque o relevo possui naturalmente dois tipos de agentes de formação: os internos e externos. Eles atuam durante anos para dar a ele a forma que apresenta atualmente.

Neste texto, vamos conhecer quais são os agentes internos do relevo.

Quais são os agentes internos do relevo?

O relevo possui três agentes internos ou endógenos. No caso, eles são fatores que acontecem por dentro da Terra. Eles também são chamados de modeladores.

Tectonismo

São os eventos oriundos do movimento, da interação, colisão ou afastamento das placas tectônicas que “deslizam” sobre o magma e compõem a crosta terrestre.

O movimento das placas pode ser classificado de duas formas: 

  • orogênese: movimentos horizontais responsáveis pela aproximação ou afastamento das placas.
  • epirogênese: movimentos verticais de convergência das placas. Ou seja, elas podem subir ou descer uma sobre a outra.

As paisagens formadas pelo tectonismo são as montanhas, as cordilheiras e os vulcões.

Entenda melhor quais são os agentes internos do relevo com nosso texto sobre o movimento das placas tectônicas.

Abalos sísmicos

Também estão ligados à dinâmica das placas. Quando elas se afastam ou se chocam, acabam gerando abalos na superfície terrestre, os famosos terremotos. Alguns deles afetam os oceanos também, causando maremotos.

Vulcanismo

Você com certeza sabe o que é um vulcão. O Vulcanismo é a atividade dele, no caso, a erupção do magma que se encontra no interior da Terra em direção à superfície. Uma vez em contato com a superfície, a lava modifica o relevo existente.

Muitas rochas são formadas por essa atividade, até mesmo o solo pode possuir propriedades vindas diretamente de atividades vulcânicas.

Não deixe de testar seus conhecimentos com nossa lista de exercícios sobre relevo.

Agora você já sabe quais são os agentes internos do relevo. Esse é um dos assuntos de Geografia que podem ser cobrados no Enem.

Você pode se preparar melhor para enfrentar as questões da prova com nossa ajuda. Veja abaixo o presente que temos para você!

Conheça a magia da aprovação no Enem!

Existem muitas maneiras de passar por portas trancadas no mundo dos estudos para o Enem. No entanto, o plano de estudos do Beduka é o seu melhor amigo!

Alohomora! Lembra quando a Hermione usou esse feitiço para abrir a porta do corredor no primeiro filme da série? Ele é o amigo número um dos bruxos que esqueceram as chaves e precisam abrir a porta.

Aposto que você queria ter uma magia simples que te fizesse ir bem no Enem.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a magia é real sim.

Tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem 2023 é:

O Plano de Estudos do Beduka

Acabamos de lançar este item mágico que foi tão pedido.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre quais são os agentes internos do relevo. Bons estudos!

Categorias: Geografia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.