História

O que foi o período Paleolítico? Descubra como foi a  era mais longa da história humana

o que foi o período paleolíticoo que foi o período paleolítico
Sala do Saber - melhor cursinho online

O período Paleolítico é uma das divisões da Pré-história, que vai desde o surgimento do homem no nosso planeta até a revolução neolítica, que aconteceu após a invenção da agricultura.

Foi um período muito rico, com produção artística, desenvolvimento de ferramentas para o trabalho e formação de comunidades humanas.

Leia até o fim para entender o que foi o período Paleolítico e todas as suas características.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Depois de aprender o que foi o Período Paleolítico, treine com as questões de História do Simulado Enem do Beduka. Ele é totalmente gratuito, personalizável e simula o método TRI de correção!

O que foi o período Paleolítico?

O período Paleolítico é uma das três divisões da Pré-história, sendo a maior delas, com extensão de 2,5 milhões de anos atrás até 10.000 a.C., quando aconteceu a revolução neolítica.

O nome “paleolítico” foi criado em 1865 por John Lubbock, que o introduziu no livro Prehistoric Times. O nome é a junção de duas palavras gregas: palaios, que significa antigo, e lithos, que significa pedra. Assim, paleolítico significa pedra antiga.

Outro nome utilizado é idade da pedra lascada, pois os hominídeos fabricavam suas ferramentas lascando as pedras uma na outra, até alcançarem a forma desejada.

Vamos conhecer um pouco mais desta era.

Como o período Paleolítico é dividido?

Para entender melhor o que foi o período Paleolítico, os estudiosos o dividiram em três subperíodos, levando em consideração as evoluções materiais e os grupos de hominídeos.

Os períodos são: Paleolítico inferior, Paleolítico Médio e Paleolítico superior.

O que foi o período Paleolítico inferior?

É o período que vai do surgimento do homem, provavelmente na África, até 300.000 a.C. Durante este período as temperaturas na Terra eram muito baixas, por isso os homens viviam em cavernas.

Os objetos eram fabricados com osso e madeira, depois com pedra e marfim. Usavam machados de pedra para cortar e esmagar os alimentos e para se defender. As lascas eram utilizadas para confeccionar lâminas.

A sociedade era nômade, ou seja, não ficavam em apenas um lugar, mas transitando em busca de recursos. Já havia organização social e foi nesse período que o fogo foi domesticado.

Houve três hominídeos nesse subperíodo:

  • Australopithecus: existiu na África e é muito próximo do gênero homo, ou seja, ainda não era humano. Contudo, já eram bípedes, como nós. Apresentavam um corpo pequeno, com altura média de 138 cm para os machos e 115 para as fêmeas.
  • Homo habilis: o homem habilidoso viveu entre 2,1 e 1,5 milhões de anos atrás na África. Foi o primeiro a usar ferramentas de pedra e possuía 650 cm³ de cérebro.
  • Homo erectus: Possuía nariz proeminente, proporções corporais e maneiras de andar semelhantes aos humanos.

O que foi o período Paleolítico médio?

O Paleolítico médio teve início em 300.000 a.C. e se encerrou em 30.000 a.C. Foi durante este período que surgiu o Homem de Neandertal e a linguagem humana. É característico desse período a formação e o uso de cabanas ao ar livre nos locais de clima mais ameno, ritos funerários e o culto ao urso das cavernas.

O que foi o período Paleolítico Superior?

Este período vai de 30.000 a.C. até 10.000 a.C, quando acontece a revolução neolítica e o ser humano se sedentariza. Durante o Paleolítico superior surge o homo sapiens sapiens, o homem moderno, que caçava animais de grande porte, como mamutes, com armadilhas e ferramentas de pedra lascada.

Quando você terminar de entender o que foi o período Paleolítico, teste seus conhecimentos com nossa lista de exercícios sobre a Pré-História.

Quais são as características do Paleolítico?

A melhor forma de saber o que foi o período Paleolítico é conhecer suas principais características.

Os hominídeos paleolíticos eram caçadores e coletores nômades. Ou seja, eles não dominavam a agricultura, nem tinham domesticado animais, viviam da coleta de frutas, da pesca e da caça. Quando os recursos de um lugar acabavam, eles migravam para outro.

Também não tinham dominado a arquitetura e a engenharia, por isso não construíam suas habitações. Eles viviam em cavernas ou na copa das árvores. Somente com o aparecimento do homem de Neandertal que cabanas começaram a ser construídas.

Foi durante o Paleolítico que o ser humano dominou o fogo, há aproximadamente 500 mil anos. Assim, ele passou a utilizá-lo para se defender de animais, cozinhar e se aquecer. Além disso, a fogueira podia ser usada como ambiente de socialização, com momentos de convívio da comunidade.

O sílex foi o tipo principal de pedra utilizada para a fabricação das ferramentas. Além dele, também era comum usarem o quartzo.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Produções artísticas no Paleolítico

Uma das formas de entender o que foi o período Paleolítico é pela produção artística desenvolvida nele.

A mais conhecida é a pintura rupestre, encontrada em sítios arqueológicos, nas paredes de cavernas. Afirma-se que as primeiras pinturas foram realizadas há cerca de 40 mil anos, com o propósito de obter o que desejavam, ou seja, com princípios mágicos. Mas isso não é consenso entre pesquisadores, pois alguns afirmam que foi apenas uma manifestação artística.

Os materiais para pintar eram bastante variados, sendo utilizados o carvão, a terra e sangue de animais. As cenas pintadas retratam o cotidiano do humano pré-histórico, como a caça.

Além da pintura, foram encontradas pequenas estatuetas com bastante volume representando mulheres. Acredita-se que eram utilizadas em cultos de fertilidade.

Esses achados que nos ajudam a entender o que foi o período Paleolítico foram feitos por arqueólogos, vamos conhecer mais do trabalho deles.

Arqueologia: a ciência que explica o período Paleolítico

A Arqueologia é a ciência que estuda a cultura das sociedades a partir da produção material delas. Em alguns lugares ela é uma disciplina universitária, que faz parte do ramo da Antropologia ou da História.

No Brasil, ela é uma disciplina autônoma, com cursos espalhados por todo o país.

Que tal descobrir se essa área combina com você? Temos um modo muito simples, que leva em consideração sua personalidade e gostos pessoais.

É o Raio-x do Beduka, o melhor teste vocacional do Brasil.

Ele vai te permitir conhecer melhor sua personalidade e também te indicará as carreiras que melhor se encaixam nela.

Isso é possível porque nosso teste utiliza o método DISC, que identifica qual das quatro tendências humanas você mais tem: Dominância, Influência, Estabilidade ou Cautela.

Obrigado por ter lido até aqui este resumo sobre o que foi o período Paleolítico.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.