Inglês

Veja como estudar Inglês para o ENEM

Como estudar inglês para o ENEMComo estudar inglês para o ENEM

Apesar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) contar com apenas 5 questões de língua estrangeira, ficando à critério do aluno escolher entre inglês ou espanhol, é importante que o candidato esteja bem preparado para respondê-las. Pois, são esses pontos que fazem grande diferença no resultado final. Pensando nisso, preparamos um artigo sobre como estudar inglês para o ENEM.

O nosso objetivo é produzir conteúdos de diversos assuntos para que o estudante chegue bem preparado no dia do vestibular escolhido. Nesse artigo abordaremos algumas questões importantes como: por que estudar inglês, o que cai na prova, dicas de como estudar inglês para o ENEM, entre outras questões importantes sobre essa temática.

O Beduka também já preparou outros conteúdos importantes para a prova do ENEM e de outros vestibulares. Veja uma lista com dicas de filmes para o ENEM 2019, aprenda um pouco mais sobre o uso da vírgula e estuda um pouco sobre as Leis de Newton.

Por que estudar Inglês?

Atualmente, o inglês é considerado o idioma mundial e tem se tornado uma exigência tanto no mercado de trabalho, quanto nas provas de vestibular. O caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias conta com 5 questões de língua estrangeira, podendo ser ela inglês ou espanhol. A escolha fica a critério do aluno na hora da inscrição.

Além de ser importante pro mercado de trabalho e para os vestibulares, aprender um segundo idioma proporciona um rico conhecimento cultural e crescimento pessoal. Além disso, o inglês é a língua da internet. Estima-se que mais de 50% de todo o conteúdo da rede mundial de computadores esteja em inglês.

Como é a prova de Inglês do ENEM?

A prova de inglês do ENEM conta com 5 questões, sendo a maioria delas de interpretação de texto e exige do candidato um bom conhecimento da língua para conseguir acertar as respostas. O ENEM tem trazido questões que demandam atenção aos detalhes, um vocabulário amplo e visão de mundo.

Esse padrão das questões deve continuar nos próximos anos do exame. Isso acontece, pois o MEC está interessado em saber qual é a real capacidade dos estudantes em ler e interpretar um texto em inglês corretamente. Por isso aquelas questões clássicas e simples, abordando apenas o uso do passado imperfeito ou como se escreve determinada palavra, não devem mais aparecer.

Mas, ao mesmo tempo, isso não significa que gramática e ortografia vão perder espaço no ENEM. Pelo contrário. Gramática e ortografia são mais que necessárias para que o estudante consiga ler um texto, identifique tempos verbais, advérbios, substantivos, etc.

O que cai na prova de Inglês do ENEM?

A prova de inglês do ENEM está dentro do caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias que ocorre no primeiro domingo de aplicação da prova. No mesmo dia, o aluno terá que realizar as questões do caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias e a redação.

Para saber como estudar inglês para o ENEM, é preciso saber algumas informações básicas sobre essa parte da prova:

  • A prova do ENEM de inglês testa sua capacidade de ler e interpretar textos em língua inglesa;
  • O ENEM tem como objetivo avaliar seu conhecimento geral, o que você sabe sobre o que acontece no Brasil e no mundo e tem relevância social, política, econômica e cultural;
  • O ENEM quer entender sua capacidade de raciocínio em outra língua.

Por esses motivos, a prova de inglês do ENEM conta com questões interpretativas, que exigem conhecimento de vocabulário, atenção aos detalhes, foco e, principalmente, visão de mundo.

Sabendo dessas informações, você deve estudar:

  • Texto: leia livros, revistas, sites, ou seja, qualquer tipo de texto em inglês;
  • Música: aprenda escutando músicas que você gosta e fazendo a tradução das letras. Além de ser útil para expandir o vocabulário, você pode se divertir e relaxar realizando essa atividade;

Veja como estudar inglês com música.

  • Poesia: Pode ser que apareça alguma poesia no ENEM, exigindo mais conhecimento do aluno. Isso, pois geralmente as poesias possuem vocabulário mais requintado. Procure alguns poemas famosos e tente identificar as palavras e os sentidos que não são familiares a você.
  • Gramática: Mesmo que seja difícil cair alguma questão só sobre isso no Enem, ela é fundamental para o entendimento de um texto. Dê especial atenção a tempos verbais e preposições.
  • Atualidades: Todas as questões abordam temas atuais de interesse social, político, econômico e cultural. Se você está por dentro desses temas, vai ser mais fácil entender o texto apresentado.

Todos os itens acima têm um único objetivo: ampliar o vocabulário e o entendimento da estrutura da língua. Com isso você vai conseguir acertar questões de diferentes níveis no ENEM sem ter maiores dificuldades.

Além disso, veja nosso artigo sobre como estudar inglês com séries e filmes.

Dicas de como estudar Inglês para o ENEM

Para que você chegue preparado no dia da prova do exame,  preparamos algumas dicas de como estudar inglês para o ENEM. Confira abaixo:

Resolva as provas anteriores

As provas do ENEM costumam ter um padrão e sempre é indicado que o candidato treine para o exame fazendo as provas anteriores. Com a prova de inglês não é diferente. É muito importante que você resolva pelo menos as três últimas provas do Enem. Veja se consegue observar padrões na elaboração das respostas corretas e das alternativas erradas.

No Simulado Beduka você pode escolher fazer o caderno de Linguagens somente com questões de INGLÊS.

Observe a variedade de gêneros textuais

A prova de Inglês do Enem é bem dividida e contempla diversos gêneros textuais no mesmo exame: tirinhas, charges, posts de blogs, trechos de letras de música, poesias, anúncios publicitários, artigos de jornais e revistas etc. Perceba quais desses gêneros você consegue resolver com mais facilidade e comece sempre por eles, ganhando tempo e segurança.

Preste atenção às questões de interpretação de texto

Há dois tipos de questões de interpretação de texto: localização ou interpretação pura. As questões de localização são aquelas nas quais a resposta certa faz parte de um trecho do texto e, ao localizar isso dentro do contexto, o aluno garante a resposta.

Já as questões de interpretação pura não permitem que a resposta seja localizada em um trecho específico do texto. O aluno tem que deduzir a resposta a partir da ideia central e da comparação com elementos indicados no enunciado. Essas questões são mais raras atualmente e também mais difíceis para se resolver. Esse tipo de questão não é comum no ENEM.

Veja resoluções comentadas de exames anteriores

Ao resolver as provas dos últimos anos, procure estudar as resoluções comentadas elaboradas por professores de sua confiança. Na explicação e na justificativa para a resolução de uma questão você encontra dicas e consegue perceber pontos que devem receber sua atenção.

Preste atenção nos enunciados

O ENEM tem um padrão que consiste em montar enunciados um pouco mais longos nas suas questões de interpretação. Identifique os elementos no enunciado, volte ao texto e localize os mesmos no contexto. Na maioria dos casos, você irá localizar na mesma sequência lógica e, a partir daí, perceber o trecho que contém a resposta procurada.

Administre bem o tempo de prova

A parte de Inglês da prova do Enem tem apenas cinco questões, mas se você se perder na administração do tempo de resolução das outras questões e deixar o Inglês por último, pode ter que correr com a resolução e não ter tempo para conferir o que fez. Quanto menos tempo tiver para resolver, mais difícil a prova se torna. Ter que chutar questões que poderiam garantir pontos fáceis por absoluta falta de tempo é um pecado a ser evitado a todo custo.

Aproveite e veja nosso artigo que contém uma lista com os melhores aplicativos para estudar inglês

Gostou de aprender como estudar inglês para o ENEM? Comente e compartilhe. Siga o Beduka no Facebook e no Instagram.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além de dar dicas de como estudar inglês para o ENEM, já falamos aqui sobre outros assuntos que caem nos vestibulares. Aprenda o que é cinética química, saiba quais são os tipos textuais e descubra como estudar redação para o ENEM

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito

Agora que você sabe como estudar inglês para o ENEM, você também pode acessar outros conteúdos que o Beduka preparou para você e que vão te ajudar a estudar para o vestibular. Saiba o que é estrutura atômica, conheça os biomas brasileiros e veja quais são os tipos de energia.

Você também pode se preparar com o plano de estudos do Beduka. O plano de estudos gratuito mais completo da internet

Você acabou de conferir uma breve explicação de como estudar inglês para o ENEM. Aproveite para conferir alguns exercícios que preparamos e que podem te ajudar no vestibular:

Gostou do nosso texto sobre como estudar inglês para o ENEM? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!


Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador