Geografia

Quais são os tipos de energia e suas fontes? Conheça os 5 principais

quais são os tipos de energiaQuais são os tipos de energia?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os tipos de energia na natureza são: mecânica, térmica, elétrica, química e nuclear. Elas podem ser de fontes renováveis ou não renováveis. Por ser energia, não se perde, apenas se transforma e é reutilizada em novos processos.

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos itens abaixo:

Quando você terminar de ler este artigo, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil. 

Questões sobre produção e consumo de energia são bastante recorrentes no caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM. Isso, porque é um tema que pode ser relacionado com as três matérias incluídas nesse caderno: Química, Física e Biologia. Por esse motivo é importante que se saiba quais são os tipos de energia. Vamos falar de todos!

O nosso objetivo é que você chegue preparado no dia da prova do vestibular escolhido, apresentando informações sobre os mais diversos assuntos.

O Beduka também preparou outros conteúdos muito importantes para os vestibulares. Veja a função do núcleo da célula, saiba qual a importância dos biomas brasileiros e aprenda um pouco mais sobre os problemas ambientais causados pelo lixo.

O que é energia?

Energia é a capacidade de algo de realizar trabalho, ou seja, gerar força num determinado corpo, substância ou sistema físico. Etimologicamente, este termo deriva do grego “ergos” cujo significado original é literalmente “trabalho”.

Na física, a energia está associada à capacidade de qualquer corpo de produzir trabalho, ação ou movimento.

De acordo com as leis da física, a energia não pode ser criada, mas apenas transformada (primeiro princípio da Termodinâmica), sendo cada um dos tipos de energia capaz de provocar fenômenos determinados e característicos nos sistemas físicos.

Quais são os tipos de energia?

quais são os tipos de energia? Mecânica, Térmica, Elétrica, Química e Nuclear

Os 5 principais tipos de energia e suas fontes são:

  1. Mecânica, com fonte no movimento, produção de trabalho;
  2. Térmica, com fonte no calor, nas altas temperaturas;
  3. Elétrica, com fonte nas termelétricas e hidrelétricas gerando alta potência;
  4. Química, com fonte nas quebras de ligações químicas;
  5. Nuclear ou Atômica, com fonte na fissão do núcleo atômico.

Aproveite e faça Os Melhores Exercícios sobre os tipos de energia selecionados para você!

Detalhes de cada um dos tipos de energia que encontramos no mundo:

Energia Mecânica

A energia mecânica pode ser definida como a capacidade de um corpo realizar trabalho.

Quando essa capacidade de realizar trabalho está relacionada com o movimento, ela é chamada de energia cinética.

Porém, se a capacidade de realizar trabalho estiver relacionada com a posição de um corpo, ela é chamada de energia potencial.

Energia Térmica

A energia térmica é uma forma de energia que está relacionada com as altas temperaturas e o calor.

A energia térmica é formada como consequência da energia cinética (movimentação) das moléculas e partículas de um determinado corpo.

Quanto maior o movimento destas partículas, maior será a temperatura e, consequentemente, mais intensa será a energia térmica liberada.

Energia Elétrica

A energia elétrica é a principal fonte de energia do mundo, produzida a partir do potencial elétrico de dois pontos de um condutor.

Foi o filósofo grego Tales de Mileto quem descobriu por meio de uma experiência as cargas elétricas e, a partir disso, a palavra “eletricidade” começou a ser utilizada.

  • Tales foi um dos filósofos pré-socráticos, leia mais sobre eles com nosso artigo sobre o tema.

Energia Química

Energia química é um tipo de energia que está armazenada em todas as matérias com ligações químicas, sendo liberada a partir da quebra dessas ligações.

Por estar contida em determinadas matérias, a energia química também pode ser considerada uma energia potencial.

Para que haja a libertação da energia química é necessário que ocorra uma interferência forte sobre a matéria, alterando a condição das ligações químicas desta.

Energia Nuclear

Energia nuclear, também conhecida como energia atômica, é a energia produzida a partir da fissão do núcleo de um átomo, que libera uma grande quantidade de calor, suficiente para produzir uma energia considerada não renovável.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre fontes de energia renováveis e não renováveis.

Qual é a importância da Energia?

Com a energia elétrica obtemos luz, manutenção e produção de alimentos, fonte de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos, máquinas, aquecedores, fábricas, aparelhos em hospitais, indústrias, empresas, etc.

Com o passar dos anos, o ser humano foi aprimorando as teorias bem como a metodologia para expandir o uso e acesso de energia no mundo. Assim, o uso de aparelhos eletrônicos têm aumentado consideravelmente como as máquinas, os celulares, computadores, aquecedores, ventiladores, etc.

Muitos recursos renováveis e não renováveis são utilizados a fim de produzir energia, como é o caso das usinas (hidrelétricas, nucleares, termoelétricas). Elas adquirem o produto bruto na natureza e o transformam em energia para suprir muitas das necessidades humanas.

Apesar disso, esse processo de geração de energia pode ser muito degradante para os homens e para o meio ambiente. Isso ocorre, pois muitas usinas lançam gases e resíduos tóxicos na atmosfera acarretando diversos problemas como a contaminação das águas, do ar, da terra, a proliferação de doenças, entre outros.

Fontes de Energia

Existem basicamente duas fontes de energia:

  • Renováveis: podem ser obtidas novamente usando a matéria prima da natureza.
  • Não renováveis: Não podem ser renovadas por causa do tempo que necessitam para serem formadas. Uma vez esgotada, não há reutilização.

As fontes não renováveis causam diversos problemas ambientais. Alguns deles são irreversíveis, como a perda de habitat, ecossistemas, espécies e a degradação do meio ambiente.

É importante ressaltar que as fontes de energia primária, são encontradas na natureza como o sol, o vento, a água, o carvão, o gás e o petróleo dentre outras. Elas são transformadas em fontes de energia secundária por meio das usinas hidrelétricas, termelétricas, refinarias, etc.

Fontes de energia Renováveis

Fontes de energia renováveis: Hidrelétrica, solar, eólica, geotérmica, biomassa, de hidrogênio

As fontes renováveis se regeneram na natureza, por esse motivo não causam problemas ambientais e não se esgotam.

São fontes de energia mais aconselhadas, já que não poluem o meio ambiente.

As fontes de energia renováveis são:

  • Hidrelétrica
  • Solar
  • Eólica
  • Geotérmica
  • Biomassa
  • Energia do Hidrogênio

Veja agora o detalhamento resumido de cada uma.

Energia Hidrelétrica

É aquela obtida pela força da água. Essa energia é produzida a partir do aproveitamento do potencial hidráulico, ou seja, da força das águas dos rios, mediadas pela construção de usinas hidrelétricas, aquelas que fornecerão energia elétrica para a população.

No Brasil, mais de 90% da energia elétrica produzida são fornecidas pelas usinas hidrelétricas uma vez que o país possui grande quantidade de rios caudalosos sendo seu potencial hidráulico o terceiro melhor do mundo.

Apesar de ser considerada um tipo de energia renovável e limpa, ou seja, que não emite poluentes na atmosfera, a energia hidrelétrica uma vez que necessita da construção de usinas para ser produzida, traz alguns impactos ambientais.

Esses impactos são: alagamento de algumas áreas, destruição de ecossistemas (fauna, flora, solo), destruição de comunidades ribeirinhas, entre outros.

Para a construção de uma usina hidrelétrica, os locais determinados são afastados dos centros urbanos, porém são muito próximos de muitas comunidades que vivem da terra, da caça e da pesca.

Energia Solar

A energia solar é um tipo de energia renovável obtida pela luz do sol, utilizada para o aquecimento de água (energia térmica) ou como fonte de energia elétrica.

Assim como a energia eólica é uma das formas limpas de produção de energia que mais cresce no mundo.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

A energia solar é obtida por meio de placas solares, que têm como função captar a energia luminosa e transformá-la em energia térmica ou elétrica.

Além disso, esse tipo de energia pode ser obtida nas usinas solares compostas por inúmeros painéis que captam a energia do sol.

Energia Eólica

É o processo pelo qual o vento é transformado em energia cinética e a partir dela em eletricidade com o uso de equipamentos específicos.

O vento é usado como gerador de energia desde a antiguidade em sistemas como o bombeamento de água, a moagem de grãos e a movimentação de barcos.

A ONU (Organização das Nações Unidas) classifica a energia eólica como MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) e a colocou como prioridade para investimentos no incentivo à chamada economia verde.

Hoje, a energia eólica é a mais buscada entre as fontes de energia renováveis.

É a opção às fontes não-renováveis que mais são utilizadas para abastecimento em todos os países.

Energia Geotérmica

É um tipo de energia renovável obtida através do calor do interior do planeta Terra.

O processo de aproveitamento dessa energia é feito por meio de grandes perfurações no solo, visto que o calor do nosso planeta existe numa parte abaixo da superfície da Terra.

As Usinas Geotérmicas são os locais de produção desse tipo de energia, sendo implantada próxima aos locais onde há grande quantidade de vapor e água quente.

Dessa maneira, os reservatórios geotérmicos fornecem a energia necessária para alimentar os geradores de turbina, produzindo assim, a eletricidade.

Em 1904, foi construída a primeira Usina Geotérmica do mundo, na cidade de Larderello, Itália.

Biomassa

Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia.

Ela é obtida através da decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo.

O Brasil possui situação privilegiada para produção de biomassa em larga escala, pois existem extensas áreas cultiváveis e condições climáticas favoráveis ao longo do ano.

Por ser uma fonte de energia renovável, por meio da intervenção humana adequada, a biomassa é uma alternativa viável para a substituição dos combustíveis fósseis e poluentes, como o petróleo e o carvão, por exemplo.

Além disso, a biomassa é comumente utilizada em usinas termelétricas para gerar eletricidade.

No Brasil, cerca de 9% da energia elétrica produzida é gerada a partir de biomassa.

Energia do Hidrogênio

A energia do hidrogênio é a energia que se obtém da combinação do hidrogênio com o oxigênio.

Essa combinação produz um vapor de água e libera energia que é convertida em eletricidade.

Existem pesquisas avançadas, principalmente na área automotiva, que utiliza o hidrogênio como combustível para veículos.

Alguns carros já foram desenvolvidos e rodam com este tipo de combustível.

A grande vantagem é que este processo não produz gases poluentes ou qualquer tipo de resíduo sólido prejudicial à saúde. Pelo escapamento dos automóveis sai apenas água.

Fontes de energia Não-renováveis

fontes de energia não renováveis: combustíveis fósseis e nuclear

As fontes não-renováveis de energia causam vários problemas ambientais se não consumida de maneira racional.

Seu uso pode implicar em desequilíbrios no ecossistema a medida em que seus recursos se esgotam.

As fontes não-renováveis são:

  • Combustíveis Fósseis
  • Energia Nuclear

Combustíveis Fósseis

Os combustíveis fósseis são matéria-prima para a produção de energia. São recursos naturais não-renováveis, originados de restos orgânicos acumulados na crosta terrestre ao longo de milhões de anos.

Atualmente os gases produzidos na queima dos combustíveis fósseis são apontados como responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global.

A energia no mundo atual é na sua maioria produzida a partir da queima de combustíveis fósseis.

Exemplos de combustíveis fósseis são: o carvão, o petróleo, o gás natural, o betume, o xisto, entre outros, sendo os três primeiros mais utilizados.

Veja um pouco mais sobre o Efeito Estufa!

Energia Nuclear

A energia nuclear ou atômica é a energia produzida nas usinas termonucleares, que utilizam o urânio e outros elementos, como combustível.

O princípio de funcionamento de uma usina nuclear é a utilização do calor (termo) para gerar eletricidade. O calor é proveniente da fissão dos átomos de urânio.

Além de sua utilização para fins não pacíficos, como a produção de bomba atômica, os resíduos gerados pela produção desta energia representam um perigo para a humanidade.

Também existe o risco de acidentes nucleares e o problema do descarte do lixo nuclear (resíduos compostos de elementos radioativos, gerados nos processos de produção de energia).

Além disso, a contaminação do meio ambiente que provocam danos irreversíveis à saúde, como o câncer, a leucemia, deformidades genéticas, etc.

Gostou de aprender quais são os tipos de energia? Comente e compartilhe. Siga o Beduka no Facebook e no Instagram.

Gostou do nosso artigo sobre tipos de energia? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.