O narrador protagonista é aquele que conta uma história na qual o personagem principal é ele. Basicamente, ele assume dois papéis na narrativa:
O de contar tudo que está acontecendo e o de viver aquilo que está sendo contado.
Este artigo sobre o que é narrador protagonista, vai ser essencial para que você não o confunda com os outros tipos de narradores. Para isso, conheça todas as suas características e veja exemplos literários!
Preparamos este artigo incrível para você que deseja aprender sobre o que é narrador protagonista. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:
- O que é narrador protagonista?
- Quais são as características de um narrador protagonista?
- O que é foco narrativo?
- Quais são os outros tipos de narradores?
Além de contar com a ajuda deste artigo sobre o que é narrador protagonista, você pode acessar o completo e exclusivo Guia de Redação do Beduka. Ele é gratuito e vai te dar toda a orientação necessária para alcançar uma excelente nota no Enem.
O que é narrador protagonista?
É aquele que narra uma história na qual ele é o personagem principal. Funciona mais ou menos assim:
Imagine que você viajou e acabou vivendo algo inusitado. Isso te gerou uma necessidade de contar o que houve a todos os seus amigos.
Mas, como estava muito ocupado estudando para o Enem, resolveu criar uma pequena narrativa e postar no Instagram. Assim, não seria preciso contar várias vezes o ocorrido.
Diante desses fatos, quais seriam as características da sua narrativa? Vamos lá descobrir!
Para começo de conversa, a história não existiria sem você. Foi você que viajou, foi você que viveu esse algo inusitado, foi você que teve todas as sensações relacionadas à história. Por fim, foi você que ousou contá-la.
Isso responde o que é narrador protagonista: aquele que constrói um enredo por meio de suas ações e percepções.
Quais são as características de um narrador protagonista?
O narrador protagonista possui características bem diferentes dos demais tipos de narradores. Veja abaixo as principais:
- Faz parte da história;
- É a figura principal do enredo;
- Possui uma visão parcial;
- Apresenta foco narrativo em primeira pessoa;
As duas primeiras características são as mais fáceis de serem percebidas. Afinal, o próprio nome “narrador protagonista” já nos revela sua participação naquilo que está sendo relatado.
Mas vale ficar atento ao fato de que ele possui uma visão parcial. Ou seja, ele é influenciado por sentimentos e percepções.
Já ouviu falar que todas as histórias têm dois lados? Pois bem, a visão parcial representa apenas uma. Nesse caso, a do narrador protagonista.
Quanto ao foco narrativo em primeira pessoa, nada mais é que alguém falando sobre sua própria vida. Essa representação é feita pelo pronome “EU”.
O narrador protagonista também pode se sentir perdido em relação às intenções, pensamentos e ações dos demais personagens. Pense que é um tipo de narrador que está ali, vivendo, e viver gera questionamentos.
Assim como nós, ele não tem acesso a todos os acontecimentos, não é onisciente e nem é onipresente. Inclusive, não possuir essas habilidades também ajuda a identificar o que é narrador protagonista, então preste atenção no foco narrativo.
O que é foco narrativo?
O foco narrativo, como o próprio nome já diz, é o foco que será dado pelo autor à narrativa (como ela será produzida).
Simplificando: ele estabelece se o enredo será escrito em primeira ou terceira pessoa e, consequentemente, define o tipo de narrador.
Se o foco estiver em primeira pessoa, a narração sofrerá influência do personagem (seja ele protagonista ou não). Pois, será contado a partir do que foi visto, ouvido ou sentido apenas por ele.
Se for em terceira pessoa, é possível criar uma narrativa que leve em consideração todos os acontecimentos e o “eu” de todos os personagens. Isso vai depender da linha seguida, do tipo de narrador e do que ele pode ou não ter acesso ao que o personagem pensa ou sente.
Quais são os tipos de narrador?
Os mais conhecidos e cobrados nas provas de vestibulares são 5. Veja:
- Narrador personagem: ele faz parte da história, mas não é o personagem mais importante.
- Narrador protagonista: ele faz parte do enredo e também é o personagem mais importante.
- Narrador observador: ele não participa do enredo e descreve os fatos em terceira pessoa, porém, não tem acesso às emoções dos personagens.
- Narrador onisciente neutro: não participa da história e tem acesso aos pensamentos e emoções dos personagens.
- Narrador onisciente intruso: não participa da história, tem acesso às emoções e pensamentos dos personagens, e ainda emite opiniões sobre eles.
Outro tipo de narrador que não está nessa lista, mas merece destaque, é o narrador não confiável.
Esse termo foi criado por Wayne Booth, para se referir a narradores que têm o caráter ou sanidade questionáveis. São personagens que nos despertam desconfiança.
Bentinho, de Dom Casmurro, é um ótimo exemplo disso. Ele nos induz, de forma totalmente parcial, a ver os acontecimentos pela mesma perspectiva que a dele: a do ciúme.
O universo da produção textual é fantástico! Ele nos permite uma infinidade de criações, mas o tipo cobrado no Enem não é tão maleável assim.
Para o exame, você deve escrever uma dissertação argumentativa. Ela possui características bem específicas e exige bastante treinamento e técnica.
O Guia Completo de Redação do Beduka pode te ajudar a aprender como elaborar uma.
Com ele, você vai conhecer as técnicas necessárias para entregar uma redação nota mil. É só praticar.
Que bom que chegamos até aqui! Espero que o nosso artigo sobre o que é narrador protagonista tenha te ajudado.
Qualquer dúvida ou pedido sobre algum tema que a gente ainda não tenha escrito, é só mandar um direct no Instagram. Estamos prontos para te ajudar!