X

Aprenda tudo sobre o que é sintaxe

O que é Sintaxe?

Sintaxe é a parte da gramática que estuda a estrutura, função e disposição das palavras nas frases, orações e períodos, e também todas as relações que elas criam entre si para construir o significado da sentença.

O Beduka preparou esse artigo para tirar suas dúvidas sobre o que é sintaxe e te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Sintaxe!

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é Sintaxe;
  • Frase, Oração e Período;
  • Relações e Funções Sintáticas.

O que é Sintaxe?

A Sintaxe é a parte da gramática responsável por estudar a disposição das palavras dentro de frases e orações, bem como as relações que elas criam entre si para compor o significado. Ela também é a responsável pelo estudo da relação das orações dentro do período.

A Sintaxe é utilizada para formar uma sentença compreensível, dessa forma, quando há alteração nas relações que as palavras estabelecem entre si, o sentido de toda a sentença também muda, ainda que sejam as mesmas palavras.

Mesmo não havendo somente uma maneira de organização das sentenças linguísticas, o fato de as línguas terem sua sintaxe própria impede a realização de combinações aleatórias das palavras.

Para entender o que é sintaxe, precisamos aprender alguns conceitos principais que dizem respeito a essa matéria, tais como:

Frase

A frase tem como objetivo transmitir uma mensagem objetiva, podendo ser constituída por apenas uma palavra ou pode ter maior complexidade. Pode-se observar o início e o fim de uma frase ao verificar o começo com letra maiúscula e o final marcado por um ponto.

Tipos de Frase

1. Frases declarativas

Frases que declaram ou informam algo. Podem ser tanto no sentido positivo quanto no negativo.

Exemplos:

  • Frase declarativa afirmativa: “Isto vai cair”;
  • Frase declarativa negativa: “Isto não vai cair”.

2. Frases interrogativas

Frases através das quais se procura ter uma informação ou realiza-se um questionamento. Podem ser diretas ou indiretas.

Exemplos:

  • Frase interrogativa direta: “Ele vai sair?”;
  • Frase interrogativa indireta: “Queria saber se ele vai sair”.

3. Frases imperativas

Normalmente empregadas em pedidos, ordens e conselhos. São frases que têm o objetivo de influenciar as ações do receptor da mensagem. Também podem ser afirmativas e negativas.

Exemplos:

  • Frase imperativa afirmativa: “Vá para a sala”;
  • Frase imperativa negativa: “Não vá para a sala.

4. Frases exclamativas

Frases usadas para expressar uma emoção ou estado emotivo.
Exemplo: “Isto vai cair em mim!”.

5. Frases optativas

Frases usadas para desejar algo.
Exemplo: “Que Deus te abençoe!”.

Aprenda também o quais são as classes gramaticais.

Oração

A oração é uma sentença linguística cuja estrutura se caracteriza, obrigatoriamente, pela presença de um verbo e por ter seu sentido completo. A oração se caracteriza pela presença de um predicado, o qual é introduzido pela presença de um verbo. Normalmente, a oração apresenta um sujeito, verbo, termos essenciais, integrantes ou acessórios.

Termos Essenciais da Oração

Sujeito

O sujeito é sobre quem diz o resto da oração.

Exemplo:

O sujeito é “Bruno”, pois “esqueceu a carteira em casa” (restante da oração) se refere a ele.

Predicado

O predicado é o restante da oração, ou seja, a parte que informa algo sobre o sujeito.

É a parte onde o verbo está presente. No exemplo, o predicado é “esqueceu a carteira em casa.”

Termos Integrantes da Oração

Termos Assessórios da Oração

Tipos de Oração

  • Orações Coordenadas: Orações que são sintaticamente independentes uma da outra (não precisam da outra para terem sentido completo);
  • Orações Subordinadas: São orações que desempenham uma função sintática em relação à oração principal, complementando o seu significado e sendo dependente dela.

Confira o artigo completo sobre Orações Coordenadas e Subordinadas.

Período

O período é um enunciado formado por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na linguagem falada, o início e o final do período são marcados pela entonação, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação que delimita sua extensão. Os períodos podem ser simples ou compostos.

Período simples

Os períodos simples são os constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo.

Exemplo: Os dias de verão são muito longos! (verbo ser)

Período composto

Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos.

Exemplo: Rafael me ligou para dizer que não irá ao restaurante mais tarde. (Período composto por três orações: verbos ligar, dizer e ir).

Relações e funções sintáticas

Os enunciados das línguas refletem uma organização específica, e essa associação de palavras é ordenada pela sintaxe, que estabelece as sequências possíveis no interior dessas estruturas.

Relações sintáticas

São as relações estabelecidas entre as palavras que definem as estruturas possíveis na sintaxe das línguas.

Exemplo:

Rafael comprou um celular novo mês passado.

  • Rafael: agente da ação expressa pelo verbo ‘comprar’;
  • Mês passado: quando a ação foi realizada.

Funções sintáticas

Diz respeito à função de cada elemento na sentença ao se relacionar com os demais elementos que compõem o enunciado. Quando é possível estabelecer uma relação sintática entre os elementos de um enunciado, esses elementos exercem uma função sintática específica.

Exemplo:

Rafael comprou um celular novo mês passado.

  • Rafael: sujeito do verbo ‘comprar’.
  • Um: adjunto adnominal.
  • Um celular novo: objeto direto de comprar.

Além de aprender o que é sintaxe, você pode testar seus conhecimentos de Português e de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender o que é sintaxe? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Português
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.