X

O que é substantivo primitivo e derivado? Entenda a diferença entre eles

o que é substantivo primitivo e derivado

Substantivo primitivo é um nome que independe da pré-existência de outro nome. É aquele que nasce primeiro. Por isso, não possui prefixo e nem sufixo, apenas radical. 

Já o substantivo derivado só existe a partir da existência de outro nome. Nesse caso, pequenas unidades de significação (prefixos e sufixos) são colocadas na frente ou depois do radical, para que surja um novo nome com uma nova significação.

Neste artigo sobre o que é substantivo primitivo e derivado, você não só vai aprender o conceito de ambos, como também as diferenças e como utilizá-los na sua redação.  

Este artigo vai te ajudar a entender o que é substantivo primitivo e derivado. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é substantivo primitivo?
  2. O que é substantivo derivado?
  3. Como diferenciar substantivos derivados e primitivos?
  4. Exemplos de substantivos primitivos
  5. Exemplos de substantivos derivados

Depois que você aprender sobre o que é substantivo derivado e primitivo, que tal fazer exercícios de fixação que caem no Enem? Basta acessar o Simulado Beduka. Ele é 100% gratuito e vai te ajudar a se preparar e ganhar agilidade e confiança para qualquer vestibular.

O que é substantivo primitivo?

Substantivo primitivo é um nome de origem primária, ou seja, sua existência independe de outra palavra da Língua Portuguesa. Para que você entenda melhor, é preciso saber como eles se originam. É do nada? Não!

Como se originam substantivos primitivos?

A origem deles está ligada a um processo mais longo, de milhares de anos. Então, eles surgem de palavras de outros idiomas. Muitos desses idiomas já nem são mais considerados uma língua viva; é o caso do Latim.  

Como as palavras da Língua Portuguesa são oriundas principalmente do Latim e do Grego, os substantivos primitivos acabam sendo também. 

Resumindo: eles herdam o significado principal das palavras desses idiomas, ou seja, são formados exclusivamente por radicais, morfemas que carregam a raiz, consequentemente, o significado principal de uma palavra. 

Mas em seu idioma de origem, não existe uma palavra que os precede. São eles que assumem o papel de originar novas palavras com novos significados. 

Nós temos vários artigos que podem te ajudar a conhecer vários radicais e entender melhor sobre esses processos:

Exemplo comentado de substantivo primitivo

Para entender melhor o que é substantivo primitivo e derivado, veja o exemplo a seguir:

  • papel (do latim papyrus)

Se você procurar na Língua Portuguesa uma palavra que tenha dado origem à palavra papel, você nunca vai encontrar. Simplesmente, porque ela não existe. 

A palavra papel é um substantivo originário do latim papyrus (palavra ligada ao papiro)

Papiro, por sua vez, era uma planta encontrada nas margens do rio Nilo, dela eram extraídas fibras para confecção de uma espécie de folha bem diferente da que temos hoje. 

Eu te contei tudo isso por um motivo muito importante: sempre que você quiser saber se um substantivo é primitivo ou não, tente desvendar a história dele.

Se ela for ligada ao passado (outros idiomas e culturas) é porque você está diante de um substantivo primitivo. 

Essa dica vai ser útil quando você quiser saber o que é substantivo primitivo e derivado, então guarde com carinho.

O que é substantivo derivado?

Ao contrário do substantivo primitivo, o substantivo derivado é aquele que se origina de outro substantivo que já existe na Língua Portuguesa. Para que esse processo ocorra, um prefixo ou sufixo se une a um radical. 

Agora, veja alguns conceitos que vão te ajudar a entender o que é substantivo primitivo e derivado.

1 – O que são radicais?

Radicais são morfemas lexicais que carregam o significado principal da palavra. Eles surgem de um processo histórico, ou seja, são originados de idiomas bem antigos. Os radicais da Língua Portuguesa, por exemplo, são majoritariamente de origem latina  e grega.

Saber a diferença entre radical e raiz de uma palavra vai te ajudar a entender melhor o que é substantivo primitivo e derivado. Acesse o artigo abaixo e aprenda todos os detalhes sobre os dois:

2 – O que são prefixos?

São unidades de sentido colocadas na frente de um radical para originar uma nova palavra com significado secundário. 

Um bom exemplo disso é a palavra “ultrassom”. Ela não deixa de ter a ver com o significado principal estabelecido pelo radical: “som”. Porém, não refere-se simplesmente a isso.

Quando o prefixo “ultra” foi acrescido, a palavra som ganhou significados específicos. O primeiro significado dessa derivação é que o substantivo passou a indicar apenas um determinado tipo de som: o gerado por ondas que vão além do que o ouvido humano é capaz de captar.

O segundo significado refere-se a um exame que todo mundo já fez em algum momento da vida. Mas o que o exame de ultrassom tem a ver com “som”? Ele utiliza ondas sonoras para gerar imagens internas do corpo humano. 

Quando um substantivo derivado surge por meio do acréscimo de um prefixo, temos um processo chamado de derivação prefixal.

Para entender melhor sobre esse e outros tipos de derivação, leia nosso artigo sobre o tema. Ele vai te ajudar no restante do texto sobre o que é substantivo primitivo e derivado:

3 – O que são sufixos?

São unidades de sentido colocadas depois de um radical. Assim como os prefixos, os sufixos também ressignificam o sentido de uma palavra.

“Terraço” é um ótimo exemplo disso, ao unir o sufixo “ço” com o radical “terr” ganhamos um vocábulo que nomeia um local aberto e plano presente no último andar de casas ou edifícios. 

Quando um substantivo derivado surge por meio do acréscimo de um sufixo, temos um processo chamado de derivação sufixal.

Como diferenciar substantivos derivados e primitivos?

A resposta é: procurando um substantivo pré-existente. A Língua Portuguesa, apesar de assim como outras ter se originado de línguas mais antigas, foi se transformando e enriquecendo por conta própria.

Isso aconteceu e acontece porque a necessidade de comunicação é permanente. Logo, novos termos vão sendo criados para viabilizar e melhorar esse processo. 

Os substantivos derivados fazem parte disso, pois possibilitam se referir a algo com mais clareza. Imagina se usássemos a palavra terra em todos os contextos aos quais ela estivesse ligada.

Seria um diálogo um pouco caótico. Para entender melhor, veja o que aconteceria através da situação hipotética (criada) abaixo:

Você recebeu um convite para um casamento e nele estava especificando o local do jantar como “no terra”.  Você pode até ter entendido, mas tenho certeza que muita gente mandou mensagem para os noivos pedindo informação. Que chato, né?

Ninguém precisa passar por isso já que a língua vai se recriando de acordo com o contexto. Basta colocar “terraço” e tudo estará resolvido. 

Agora, procure na palavra terraço uma outra palavra, um pedaço que sozinho faça sentido e que exista em nosso idioma.

Mesmo que a gente não tivesse falado sobre terra, você teria achado. Essa é uma ótima dica para reconhecer o que é substantivo primitivo e derivado. Pois, quase sempre conseguimos extrair uma palavra independente em um substantivo derivado. 

Quando isso não for possível, como no caso da palavra “livreiro”, substantivo derivado do primitivo “livro”, apenas será preciso pensar um pouco mais. Um livreiro (estante de guardar livros) existiria se um livro não existisse?

Depois identifique o radical de ambos: “livr”. Pronto! Aquele que tem a existência independente do outro é o substantivo primitivo, e aquele que precisa estabelecer uma relação com o outro para que exista é o substantivo derivado.

5 exemplos de substantivos primitivos

Você já sabe que substantivos primitivos são aqueles que se originam de outros idiomas. Agora, veja 5 exemplos com a origem de cada substantivo:

  • Papel: substantivo originado do Latim “papyrus”;
  • Livro: substantivo originado do Latim “líber”;
  • Flor: substantivo originado do Latim “flos”;
  • Máquina: substantivo originado Latim “machina”;
  • Vidro: originado do Latim “vitrum”.

5 exemplos de substantivos derivados

Agora que você já sabe o que é substantivo primitivo e derivado, é bom visualizar alguns para aprender na prática a identificá-los. Veja 5 exemplos importantes:

  • mar: maresia, marinheiro e maremoto
  • pedra: pedreiro, pedregulho e pedraria
  • jornal: jornaleiro, jornada e jornalista
  • campo: camponês, campina e campinho
  • casa: caseiro, casinha e casarão

Alguns assuntos, se pudessem falar, iriam implorar para que você os praticasse. O que é substantivo primitivo e derivado é um deles. 

Afinal, quanto mais variedades desses substantivos você tiver contato, mais fácil será entender o processo que os originam e mais fácil será identificá-los. 

O Simulado Beduka pode te ajudar nisso! Ele utiliza questões do próprio Enem e te possibilita treinar muitos assuntos que também suplicariam, caso pudessem, que você os praticassem.

E o melhor… ele é gratuito!

Recomendamos que você faça o Simulado para praticar e agradecemos que tenha lido o texto sobre o que é substantivo primitivo e derivado até o final. 

O Beduka te deseja boa sorte no vestibular e em todas as suas provas!

Categorias: Português
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.