Português

O que é substantivo simples? Aprenda tudo sobre ele e resolva exercícios

o que é substantivo simpleso que é substantivo simples
Sala do Saber - melhor cursinho online

O substantivo simples é aquele formado por apenas um radical. Falando de forma simplificada, ele é o oposto do substantivo composto.

Também pode ter outras classificações dentro dessa mesma classe de palavra, ou seja, temos substantivos simples abstratos, substantivos simples concretos e por aí vai.

Neste artigo, além de entender o que é substantivo simples, você vai conseguir identificá-lo em questões de vestibular. Resolva os exercícios que estão no final do texto e confira o gabarito comentado. 

Este artigo vai te ajudar a aprender definitivamente o que é substantivo simples. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é substantivo?
  2. O que é substantivo simples?
  3. Quais as regras de flexão do substantivo simples?
  4. Exercícios sobre substantivos simples (com gabarito comentado)

Saber o que é substantivo simples não é importante apenas para o vestibular. E por falar nisso! Você não precisa fazer uma prova para entrar na universidade. No Beduka Bolsas você pode adquirir bolsas de estudos de 65% por todo o curso dos seus sonhos.

O que é substantivo?

É uma classe de palavras que tem a função de nomear objetos, lugares, pessoas e até mesmo sentimentos e sensações. E o que são classes de palavras?

É uma parte da morfologia responsável por dividir o estudo de palavras de acordo com a função que as mesmas exercem, são elas:  substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio.

É como se as palavras formassem grupos e para isso levassem em consideração objetivos em comum. O interesse dos substantivos é dar nome. Brasil, praia, amor, o que eles têm em comum? São substantivos. 

Temos vários artigos que podem te ajudar a compreender melhor essa parte dos estudos morfológicos, É só acessar: 

O que é substantivo simples?

Substantivo simples é aquele formado por apenas um radical (morfema que carrega o significado principal da palavra). Simplificando, é aquele que tem apenas uma palavra. 

Eles são o oposto dos substantivos compostos, que possuem mais de uma palavra. Não tem erro na hora de identificá-los, até porque a maior parte dos substantivos são simples. 

Quais as regras de flexão do substantivo simples?

Os substantivos, incluindo os simples, podem ser flexionados em gênero (feminino e masculino) , grau (aumentativo e diminutivo)  e número (singular e plural). 

Logo, não basta apenas saber o que é substantivo simples, é preciso saber flexioná-los também. Confira abaixo como fazer isso:

1 – Como fazer flexão de gênero de um substantivo?

Para fazer isso, você precisa saber um pouquinho mais do que apenas o que são substantivos simples. Veja como são as subdivisões e como a flexão é feita por meio delas.

  • Substantivos biformes: são os mais comuns, eles apresentam duas formas e são flexionados com a utilização do “o” e do “a”, exemplo: professor, professora.
  • Substantivos heterônimos: não apresentam a mesma forma, mas não mudam com a utilização do “o” e do “a”. A alteração é feita através de radicais diferentes. Exemplo: homem, mulher. 
  • Substantivos Uniformes: não há nenhuma alteração na palavra para que seja simbolizada a mudança de gênero, ou seja, a mesma palavra é usada para o feminino e o masculino.

Os substantivos uniformes podem ser classificados em:

  • Comum de dois: eles não possuem alteração na palavra para que seja caracterizada a mudança de gênero. Isso é feito apenas com a utilização dos artigos “o” e “a” na frente do vocábulo. Exemplo: a estudante, o estudante. 
  • Sobrecomum: nesse caso não há a mudança nem da palavra nem do artigo, ou seja, apenas um artigo faz concordância nominal com o substantivo. Exemplos: as pessoas, a criança, etc. 
  • Epiceno: são os substantivos que exigem a utilização das palavras “macho e fêmea” para que o gênero possa ser identificado. Referem-se exclusivamente a animais. Exemplos: peixe-boi macho, peixe-boi fêmea, piranha macho, piranha fêmea.

2 – Como fazer flexão de número?

Você já deu o primeiro passo para aprender o que é substantivo simples e como usá-lo. Agora, o 2º passo. Para flexionar em número um substantivo, você deve se ligar nas seguintes regrinhas:

  • Quando termina em vogal e ditongo oral: acrescenta-se o “s”. Exemplo: chapéu/chapéus.
  • Quando termina em em “n”: acrescenta-se “s” ou “es”. Exemplo: hífen/hífens ou híenes.
  • Quando termina em “m”: acrescenta-se o “ns”. Exemplo: homem/homens.
  • Quando termina em “r” e “z”: acrescenta-se o “es”. Exemplo: raiz/raízes.
  • Quando termina em al, el, ol, ul: troca-se o “l” por “is”. Exemplo: quintal/quintais.
  • Quando termina em x: a palavra não muda, pois é invariável. 

Quanto aos substantivos terminados em “ão”, há três maneiras de fazermos essa flexão, são elas:

  • trocando o -ão pelo -ãos. Por exemplo: cidadão – cidadãos;
  • trocando o -ão pelo -ões. Por exemplo: falcão – falcões;
  • trocando o -ão pelo -ães. Por exemplo: escrivão – escrivães.

Quando o substantivo termina em “il”, haverá duas formas de flexioná-lo:

  • Se forem oxítonos: deverá ser retirado o “l” e acrescentado o “is”. Exemplo: canil/canis.
  • Se forem paroxítonos: deverá ser retirado o “l” e acrescentado o “eis”. Exemplo: fóssil/fósseis  

O último caso especial é quando o substantivo termina em “s”, veja como funciona:

  • Se forem monossilábicos ou oxítonos: você deverá acrescentar o “es”. Exemplo: retrós/retróses.
  • Se forem paroxítonos ou proparoxítonos: nesse caso, eles são invariáveis. Exemplo: o lápis/ os lápis. 

Entender o que é substantivo simples não é tão simples assim, não é? Você sabia de todas essas regras? Pois ainda tem mais, então siga com a leitura.

3 -Como fazer flexão de grau?

A flexão de grau de um substantivo refere-se ao tamanho do mesmo e pode ser feita das seguinte formas:

  • Analítica: nesse caso, a flexão é feita através da utilização de outra palavra. Exemplo: criança grande, mulher pequena.
  • Sintética: é a forma mais comum, feita por meio do acréscimo de um sufixo. Geralmente, esses sufixos são “inho”, “inha” e “ão”. Exemplo: criancinha, meninão.

Exercícios sobre substantivos simples

Resolver exercícios te ajuda não só a entender o que é substantivo simples como também a identificá-los. Sabendo disso, separamos duas questões para que você veja como o assunto costuma ser cobrado.

Questão 1- (UFJF-MG) Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples, respectivamente, concreto e abstrato.

a) água, vinho

b) Pedro, Jesus

c) Pilatos, verdade

d) Jesus, abaixo-assinado

e) Nova Iorque, Deus

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Questão 2-  (Consesp) A palavra livro é um substantivo

a) próprio, concreto, primitivo e simples.

b) comum, abstrato, derivado e composto.

c) comum, abstrato, primitivo e simples.

d) comum, concreto, primitivo e simples.

Gabarito comentado

Exercício resolvido da questão 1 – c) Pilatos, verdade

Tanto Pilatos quanto verdade são substantivos simples já que são formados apenas por uma palavra. Pilatos é simples e concreto porque refere-se a alguém que pode ser visto e tocado. 

Já a palavra verdade está no campo da abstração, sabemos o que é, mas não podemos ver ou pegar.

Exercício resolvido da questão 1 – d) comum, concreto, primitivo e simples.

Livro é um substantivo comum porque dá nome a um grupo de objetos com a mesma função, ou seja, todo objeto com capa, páginas e algum tipo de conteúdo é livro. É concreto pois existe fisicamente, pode ser tocado.

É primitivo porque não deriva de nenhuma outra palavra da Língua Portuguesa e é simples porque é formado por apenas uma palavra.

Saber o que é substantivo simples pode te ajudar de diversas maneiras, inclusive a entrar na universidade. Mas quer saber de uma coisa?

Dá para se tornar universitário sem fazer uma prova. O Beduka Bolsa oferece bolsas de estudos de até 65% de desconto em importantes faculdades do país.

Não perca mais tempo! O início é imediato.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre o que é substantivo simples. Desejamos que a sua nova jornada seja repleta de sucesso. Agora, caso seu objetivo seja o Enem, seguiremos criando conteúdos exclusivos e fáceis de entender.

Tudo feito pensando em você. Sucesso e bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.