Português

O que é um texto não literário? Técnicas para escrever e informar com precisão

o que é um texto não literárioo que é um texto não literário
Sala do Saber - melhor cursinho online

Um texto não literário é aquele que trabalha com conteúdo de forma objetiva, ou seja, o intuito é informar e não emocionar ou entreter. Essa característica o diferencia dos textos literários, pois esses também servem de conforto ou entretenimento.

Não é difícil reconhecer esse tipo de texto, basta você ter em mente que ele sempre trabalha com informações, ainda que essas também possam ser elaboradas em formatos argumentativos. 

Aqui, além de descobrir o que é um texto não literário, você vai aprender a identificá-lo e a diferenciá-lo de um texto literário. No final, fique atento aos exemplos, eles vão te ajudar a aprender na prática.

Este artigo vai te ajudar a aprender definitivamente o que é um texto não literário. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é um texto não literário?
  2. Qual a diferença entre texto literário e texto não literário?
  3. Quais as características de um texto não literário?
  4. 3 exemplos de textos não literários
  5. Mas é possível ser realmente imparcial?

Saber o que é um texto não literário vai te ajudar muito na faculdade! Se você ainda não está em uma, chegou a hora entrar. O Beduka Bolsas te oferece bolsas de até 65% em excelentes faculdades do país. O início é imediato!

O que é um texto não literário?

É aquele que trabalha com um conteúdo objetivo, ou seja, informações, instruções, fatos etc. Esse tipo de texto é impessoal e não apresenta as emoções do autor. Há uma anulação de quem escreve.

Para que você entenda melhor, tenha em mente que um texto não literário tem um intuito bem específico: informar ou apresentar uma ideia de caráter não emocional. 

Apesar de ser um tipo de texto que apresenta pouca flexibilidade, não é bem assim. Ele pode ser feito de variadas formas

Um bom exemplo é uma receita culinária, que não só dá informações de como algum alimento deve ser preparado, mas também te guia em relação a esse preparo.

Ah! Mas por que uma receita culinária é um texto não literário? Vou te responder com outra pergunta:

Faria sentido jogar uma sensação ou sentimento no meio de uma receita culinária? Não! Você até poderia, mas o texto perderia a objetividade e entraria no campo literário.

Qual a diferença entre um texto literário e um não literário?

A diferença é gritante! Enquanto um é objetivo, o outro costuma ser, na maioria das vezes, subjetivo (apresentar emoções internas e utilizar figuras de linguagem) ou de caráter pessoal (criacional).

Textos literários, como o próprio nome nos diz, estão diretamente relacionados à literatura, consequentemente, ao indivíduo. São pessoais, criativos, subjetivos etc. Como cartas, romances e poesias.

Já os textos não literários são mais científicos, priorizam os fatos, ou são 100% informativos. São diretos, citam estudos embasados (das mais diversas áreas do conhecimento), utilizam estatísticas e são fiéis ao relatar acontecimentos (como notícias de jornais).

Outra diferença entre ambos é que o texto literário apresenta linguagem conotativa (sentido figurado) e o não literário utiliza a linguagem denotativa (sentido literal). 

Para entender melhor sobre essas linguagens que permeiam as produções textuais e são super importantes, acesse:

Quais as principais características de um texto não literário?

Não dá para entender o que é um texto não literário sem conseguir reconhecer as características dele. Por isso, vamos te dar uma lista! Ela vai te ajudar a identificar um.

  • Linguagem denotativa (de sentido real, literal);
  • Caráter informativo;
  • Presença de citação teórica (estudos acadêmicos já publicados, livros, etc);
  • Fidelidade ao fato (notícias);
  • Clareza e objetividade;
  • Impessoalidade;
  • Ausência de preocupação estilística ou figuras de linguagem.

3 exemplos de textos não literários

Saber responder o que é um texto não literário é importante, mas você também precisa reconhecer esse tipo de texto na prática, ou seja, lendo. Afinal, nem sempre ele vai se apresentar da mesma forma, ainda que possua as mesmas características. 

Texto não literário em receita culinária:

Ingredientes

3 copos de trigo

2 copos de açúcar

1 copo de chocolate em pó

1 copo de óleo

3 ovos

1 copo de água quente

1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

  • Em uma tigela misturar o açúcar e o chocolate em pó
  • Em seguida, misturar as gemas e o óleo
  • Aos poucos acrescentar a água e o trigo
  • Em seguida juntar o fermento e por fim juntar as claras em neve
  • Despejar numa forma untada e colocar para assar por aproximadamente 40 minutos

Observe que o padrão de uma receita culinária é totalmente informativa. Primeiro, ele te diz os ingredientes necessários, depois, o que você deve fazer com eles. 

Texto não literário em dicionário

Pleonasmo

substantivo masculino

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

1.

LINGUÍSTICA•COMÉRCIO

redundância de termos no âmbito das palavras, mas de emprego legítimo em certos casos, pois confere maior vigor ao que está sendo expresso (p.ex.: ele via tudo seus próprios olhos 

2.

LINGUÍSTICA

excesso de palavras para emitir enunciado que não chega a ser claramente expresso; circunlóquio, circunlocução.

Definição da Oxford Languages. 

Mais uma vez temos a informação como principal característica. Um dicionário não deseja criar, emocionar ou tocar o coração de ninguém, ele apenas disponibiliza, de forma clara e objetiva, o significado das palavras. 

É denotativo (literal), não faz rodeios e entrega uma informação importante.

Texto não literário em notícia de jornal

Notícia retirada do jornal Folha de S. Paulo

Notícias de jornais apresentam fidelidade à realidade, isto é, conta o que realmente aconteceu. Seja isso relacionado a política ou acontecimentos menos relevantes do dia a dia. 

Perceba que a opinião ou o impacto gerado pela notícia em quem escreveu pouco importa. A notícia se atém ao fato. 

Mas é possível ser realmente imparcial?

Talvez, enquanto você aprendia o que é um texto não literário, você deve ter pensado: “mas é possível ser totalmente imparcial?”. A resposta é não! 

Foi criado no imaginário popular a imagem de que o jornalista é aquele que deve transmitir a informação com imparcialidade. Contudo, uma das primeiras coisas que se ensina nas faculdades de jornalismo é que imparcialidade não existe

O motivo disso é que existem várias formas de dizer as mesmas coisas. Por isso, o autor do texto precisa escolher as palavras que ele vai usar e ao utilizar uma palavra e não outra, o autor está imprimindo a sua visão ao texto, tornando-o, dessa forma, parcial. 

Ou seja, um texto não literário se define pelo seu caráter informativo e objetivo, não pela imparcialidade

Gostou? Ficou com vontade de fazer Letras ou Jornalismo depois de aprender sobre isso? Você pode começar agora mesmo! O Beduka Bolsas te oferece bolsas de até 65% em faculdades conceituadas do país.

E olha que você nem precisa se enquadrar em nenhuma exigência. O início é imediato! É só escolher a sua bolsa e entregar a sua Carta do Beduka. Desejamos sucesso nessa sua jornada.

Obrigado por ter lido nosso artigo sobre o que é um texto não literário até o final! Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários