Biologia

Quais as características gerais dos seres vivos? Resumo completo para você estudar

quais as características gerais dos seres vivosquais as características gerais dos seres vivos
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Biologia é o campo do saber que estuda a vida. Mas, afinal, o que é vida? Existem diversas considerações teóricas e filosóficas sobre o assunto, sendo este um tema bastante polêmico. 

Dessa forma, ao invés da discussão sobre a definição de vida, os estudiosos passaram a discutir quais as características gerais dos seres vivos, isto é, quais propriedades todos os organismos possuem em comum. 

Neste artigo você aprenderá o que são seres vivos e quais são suas características gerais em detalhes. Além disso, você também poderá testar seus conhecimentos com questões comentadas sobre o assunto. Bons estudos!

A seguir, você vai conferir um resumo sobre quais as características gerais dos seres vivos. Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Entre na faculdade dos seus sonhos com ajuda do Beduka! Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse já!

O que são seres vivos?

Um ser vivo é qualquer organismo individual que apresenta as seguintes características: 

  • Organização celular;
  • Composição química;
  • Metabolismo;
  • Reprodução;
  • Hereditariedade;
  • Evolução. 

Todas essas características estão presentes na vida, o objeto de estudo da Biologia. 

A Biologia é a área do conhecimento que busca compreender os seres vivos em todos os seus aspectos, desde sua origem, composição, funcionamento, interações dos organismos entre si e com o meio, fatores abióticos e eventos biológicos.

As bactérias, protozoários, algas, fungos, plantas e animais são exemplos de seres vivos.

Depois de aprender quais as características gerais dos seres vivos, leia nosso resumo sobre a definição de organismo!

Quais as características gerais dos seres vivos?

Como vimos no tópico anterior, os seres vivos possuem uma série de características básicas e comuns. 

A seguir você conhecerá quais as características gerais dos seres vivos em detalhes e depois poderá testar o que aprendeu com as melhores questões sobre o assunto. Acompanhe!

1. Organização celular

Todo ser vivo é formado pela unidade básica da vida: a célula. A célula é uma estrutura delimitada por membrana e que possui em seu interior citoplasma e material genético (DNA).

Os seres vivos podem ser formados por uma única célula (unicelulares) ou várias células (pluricelulares celulares). 

Além disso, eles podem ser procariontes ou eucariontes, veja a diferença:

  • Procariontes: células pequenas e simples que não tem núcleo definido, seu DNA é circular e fica disperso no citoplasma, não apresenta organelas membranosas, tem ribossomos menores e menos complexos. Ex: bactérias e cianobactérias.
  • Eucariontes: células maiores e mais complexas que possuem núcleo organizado, seu DNA é linear e encontra-se no interior do núcleo, apresenta organelas membranosas (mitocôndria, complexo de golgi, entre outras). Ex: animais, vegetais, fungos e protistas. 

2. Composição química

Os principais elementos presentes nos organismos vivos são Carbono (C ), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Enxofre (S).

Também é importante lembrar que o carbono é o elemento fundamental para a formação das substâncias orgânicas, que é o caso dos carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos (DNA e RNA).

Além disso, as substâncias inorgânicas como água, vitaminas e sais minerais também são essenciais para o metabolismo dos seres vivos. 

3. Metabolismo

O metabolismo corresponde às reações químicas que ocorrem com a função de controlar a energia e os recursos para suprir as necessidades de um organismo.

A energia oriunda dessas reações é empregada em todas as atividades do organismo, como: movimento, reprodução, entre outras.

Também podemos destacar que a todo momento dois processos ocorrem nos seres vivos, o anabolismo e o catabolismo.

O anabolismo é o fenômeno de construção de moléculas, já o catabolismo diz respeito à degradação de substâncias complexas em outras mais simples.

Além disso, a homeostase, isto é, a tendência à estabilidade das condições químicas e físicas do meio interno dos organismos, independente das mudanças internas ou externas, também tem um papel importante no metabolismo.

Depois de entender quais as características gerais dos seres vivos, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre Metabolismo Energético?

4. Reprodução

Nenhum organismo surge de forma espontânea, todo ser vivo é originado a partir de um ancestral e dá origem a descendentes. Chamamos este processo de reprodução

Há duas formas de reprodução: assexuada e sexuada. 

Na reprodução assexuada um único indivíduo produz descendentes iguais a ele, enquanto que na reprodução sexuada há a formação e união de gametas e o indivíduo formado é semelhante, mas não idêntico aos pais. 

5. Hereditariedade

Chamamos de hereditariedade a capacidade de transmitir informações genéticas para seus descendentes. Essas informações são encontradas em nossos genes que, junto com o ambiente, definem a maior parte das características gerais dos seres vivos.

Os genes são formados por segmentos de moléculas de ácido desoxirribonucleico (DNA). Essas moléculas são organizadas em filamentos, e nas células eucariontes são encontradas no núcleo. 

Os genes agem junto com com outras moléculas orientando a produção de proteínas, que, por sua vez, promovem determinadas transformações químicas no organismo. 

Também é importante salientar que todos os seres vivos utilizam o mesmo código genético para codificar as informações contidas no DNA, portanto, ele é universal. 

6. Evolução

Os seres vivos evoluem, ou seja, ao longo das gerações, populações de uma mesma espécie apresentam mudanças e eventualmente podem diferenciar-se a ponto de gerar novas espécies. 

Essa ideia está embasada na teoria da evolução Charles Darwin, que diz que os ambientes “selecionam” os organismos considerados mais adequados para habitar determinado lugar. Esse é o fenômeno conhecido como seleção natural.

Além disso, Darwin também postulou que os seres vivos descendem de um ancestral comum, com modificações. 

Dessa forma, todas as espécies existentes evoluíram de espécies mais “simples” que viveram antigamente e foram modificadas ao longo do tempo.

Agora que você já sabe quais as características gerais dos seres vivos, confira nosso resumo completo sobre Seleção Natural!

Como as características gerais dos seres vivos caem no vestibular?

Esperamos que este resumo sobre quais as características gerais dos seres vivos tenha contribuído com seus estudos. Tem alguma sugestão de tema? Deixe nos comentários!

Agora coloque em prática seus conhecimentos com algumas questões de vestibulares sobre a temática.

E não deixe de conferir o gabarito com as respostas comentadas no final!

Questão 1 – (Fatec

Todos os seres vivos mantêm um ambiente interno estável, mesmo quando as condições ambientais externas apresentam variações. Essa estabilidade, denominada I, é garantida por um conjunto de reações químicas ordenadas, que constituem o II. Assim, cada ser vivo mantém a sua própria vida e, através do processo de III, garante a sobrevivência de sua espécie. 

Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem, corretamente, as lacunas I, II e III.

a) I = metabolismo; II = homeostase; III = reprodução.

b) I = metabolismo; II = reação a estímulos do ambiente; III = reprodução.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) I = reação a estímulos do ambiente; II = reprodução; III = adaptação.

d) I = homeostase; II = metabolismo; III = reprodução.

e) I = homeostase; II = reprodução; III = adaptação.

Questão 2 – (UFC

Existem inúmeras características que nos permitem diferenciar a matéria viva da inanimada.

A característica “o ser vivo é capaz de manter a constância do meio interno” é identificada como:

a) homeostase.

b) metabolismo.

c) irritabilidade.

d) nutrição.

Gabarito comentado

Mandou bem nos exercícios sobre quais as características gerais dos seres vivos? Confira as respostas e os comentários:

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: d) I = homeostase; II = metabolismo; III = reprodução.

Os seres vivos possuem um ambiente interno estável mesmo quando as condições ambientais externas apresentam variações. Essa estabilidade, chamada de homeostase, é garantida por um conjunto de reações químicas, que fazem parte do metabolismo. 

Dessa maneira, cada ser vivo mantém sua própria vida e, através processo de reprodução, garante a sobrevivência de sua espécie.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: a) homeostase.

A homeostase é a tendência à estabilidade das condições químicas e físicas do meio interno dos organismos, independente das mudanças internas ou externas.

A seguir temos uma oportunidade incrível que pode mudar sua vida, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma universidade de qualidade, no curso dos seus sonhos, sem fazer o Enem ou vestibular? 

É isso mesmo! Estamos falando do Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é uma plataforma online que te conecta com bolsas de estudos nas melhores universidades do Brasil! 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 65% de desconto no valor da mensalidade, e de quebra, você ainda ganha a matrícula gratuita!

Você não pode perder essa oportunidade.

Siga o Beduka nas redes sociais: 

No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem, no TikTok você se diverte aprendendo e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo sobre quais as características gerais dos seres vivos.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.