Português

O que significa aposto? Aprenda suas funções com exemplos práticos e faça exercícios

o que significa apostoo que significa aposto
Sala do Saber - melhor cursinho online

Aposto é um termo que só é empregado na oração se houver o intuito de acrescentar uma informação sobre outro termo. Ele surge principalmente para explicar ou especificar algo sobre o sujeito.

Mas há muitos tipos de apostos e cada um exerce uma função diferente. Por isso, na hora de resolver uma questão de vestibular ou de escrever utilizando o termo, é preciso conhecê-lo.

Sabendo disso, escrevemos tudo que você precisa saber sobre o assunto. Leia o artigo até o final para entender o que significa aposto, conhecer todos os tipos e aprender a identificá-los. No final, resolva os exercícios e confira o gabarito comentado. 

Este artigo vai te ajudar a aprender definitivamente o que significa aposto. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que significa aposto?
  2. Quais são os tipos de aposto?
  3. Qual a diferença entre aposto e vocativo?
  4. Exercícios sobre aposto (com gabarito comentado)
  5. O Beduka pode te conectar à faculdade! (Descontos de até 65%)

Entender o que significa aposto vai te ajudar muito na hora de fazer um vestibular, mas sabia que dá para entrar na universidade sem fazer uma prova? O Beduka Bolsas está oferecendo bolsas de estudos de até 65% de desconto em excelentes faculdades do país.

O que significa aposto?

Aposto é um termo da oração que tem a função de explicar ou especificar outro termo. Há muitas maneiras nas quais ele pode fazer isso, elas são estabelecidas através dos 7 tipos de apostos.

Na maioria das vezes, eles  se referem a um substantivo que exerce função de sujeito. Mas também podem especificar pronomes e orações inteiras. É necessário deixá-los isolados por vírgulas ou separá-los por meio do emprego dos dois pontos (:).

Por ser um complemento, os apostos não mudam o sentido da oração caso sejam retirados. No entanto, são muito úteis para um melhor entendimento do que está querendo ser dito.

Para saber mais sobre o que significa aposto e aprender a respeito de outros termos da oração, basta você acessar artigos exclusivos e gratuitos que preparamos sobre isso:

Quais são os tipos de aposto?

Você já sabe o que significa aposto. Agora é hora de se aprofundar mais no assunto. Afinal, o Enem  e outros vestibulares não vão simplificar nada para você. Mas nós vamos! Você vai aprender todos os tipos de uma forma super fácil.

No total, são 7 tipos e a classificação deles vai depender do objetivo com que foram empregados. Bora conhecê-los!

1 – O que significa aposto explicativo?

Esse é o mais comum e mais fácil de ser identificado, pois, ele acrescenta uma informação a mais sobre outro termo. É realmente como explicar algo sobre alguém ou contar o que esse alguém é, fez ou faz. Veja através do exemplo:

  • João, o aluno que joga futebol, é o mais inteligente da classe.

Observe que o fato de o João ser o aluno que joga futebol é apenas uma informação secundária. O que interessa, de fato, é que ele é o melhor aluno da classe. Logo, temos uma explicação sobre quem ele é, algo que poderia muito bem ser omitido.

2 – O que significa aposto enumerativo?

O aposto enumerativo, como o próprio nome já nos diz, enumera um termo. Ele não é tão simples de ser identificado se você não conhecê-lo. Então, preste atenção no exemplo abaixo:

  • Na escola, costumamos comer de tudo: vegetais, frutas e legumes.

Para identificar o aposto presente na questão, a primeira coisa que você deve fazer é responder à questão: “O que seria tudo?”. 

Os vegetais, as frutas e os legumes, certo? Pois bem, “tudo” é uma palavra que suplica por um aposto, já que pode dizer muita coisa. Logo, nesses tipos de construção, geralmente vamos encontrar um aposto enumerativo. 

No caso, enumerando cada componente que especifica a palavra tudo. 

3 – O que significa aposto resumitivo?

O aposto resumitivo pode ser facilmente confundido com o enumerativo, já que para resumir algo pode ser necessário empregar algum tipo de sequência de substantivos, adjetivos ou pronomes.

A diferença é que palavras como “tudo”, “todos”, “isso”, etc, aparecem após ao que se pretende resumir, ou seja, uma única palavra serve como aposto e o mesmo tem o objetivo de fazer uma síntese sobre o que foi dito. 

  • Tranquilidade, conquistas, amigos e trabalho, isso é fundamental para uma vida feliz.

Observe como o “isso” se refere às 4 coisas listadas para uma vida de qualidade. Ou seja, ele surge como um resumo de tudo que foi dito: um aposto resumitivo.

4 – O que significa aposto especificativo?

O aposto especificativo possui uma particularidade: não é isolado por vírgulas. Ele aparece logo após termos genéricos (aqueles que são usados para falar de um grupo de coisas ou indivíduos). Veja o exemplo:

  • A rua Marechal Hermes fica logo após o shopping. 

Existem milhares de ruas, mas a rua do exemplo é apenas uma. Logo, um termo genérico foi especificado e se tornou apenas um. Essa é a função desse tipo de aposto.

5 – O que significa aposto distributivo?

É aquele que explica ou especifica um termo citado anteriormente. Para que você consiga identificá-lo de forma ainda mais fácil, pense que há um desmembramento de um sujeito, ou seja, se eles estão unidos por um termo, serão separados pelo aposto. Exemplo:

  • Ambos passaram mal após o almoço: o aluno e a professora.

Observe que o aluno e a professora eram representados por única palavra “ambos”, e que o aposto teve a função de separá-los. Isso também nos ajuda a identificar com mais precisão quem são as pessoas sobre as quais a oração está falando.

Ele especificou quem eram “ambos”, mas de forma distributiva, já que ficou caracterizado quem eram as duas pessoas que passaram mal.

6 – O que significa aposto comparativo?

O aposto comparativo é aquele utilizado para fazer uma comparação de forma figurada. Não chega a ser um simples adjetivo e muito menos uma analogia usual, já que ele não usa “tanto…quanto”, “mais que”, etc. Veja como funciona:

  • Aquela casa, um pedaço do céu, é muito harmoniosa.

A expressão “um pedaço do céu” não é um adjetivo e nem uma comparação literal (ao pé da letra), mas ela nos faz pensar que estar na casa citada pelo exemplo é como estar no céu. Ou seja, nos faz encontrar semelhanças através da imaginação.

7 – O que significa aposto de oração?

O aposto de oração é também conhecido como oração subordinada substantiva apositiva. Ao mesmo tempo que ele é uma oração, ele se refere a outra de forma resumitiva. Veja como funciona através do exemplo: 

  • Esse era meu maior medo: perder tudo por não tentar.

Observe que temos uma oração completa (com verbo e tudo) fazendo o papel de aposto. Especificando, resumindo e explicando a oração anterior. Ou seja, uma oração que só existe em função de outra.

Qual a diferença entre aposto e vocativo?

Ambos são termos da oração, mas não é difícil diferenciá-los pois exercem funções bem diferentes. Talvez o que mais os assemelhe é o fato de serem isolados por vírgulas.

O aposto é totalmente dependente de outro termo e existe em função dele, para explicá-lo ou especificá-lo. O vocativo é um chamamento e tem função completa ainda que seja retirado da oração. 

Exercícios sobre o que significa aposto (com gabarito comentado)

Questão 1-  (Faculdade Tibiriçá-SP) 

Na oração “José de Alencar, romancista brasileiro, nasceu no Ceará”, o termo destacado exerce a função sintática de:

a) aposto

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) vocativo

c) predicativo do objeto

d) complemento nominal

e) n.d.a

Questão 2 –  (Fundação Carlos Chagas) 

Dê a função sintática do termo destacado em: “Amanhã, sábado, não sairei de casa.”

a) objeto direto        

b) objeto indireto       

c) agente da passiva     

d) complemento nominal

e) aposto

Gabarito comentado

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: a) aposto

Na oração “José de Alencar, romancista brasileiro, nasceu no Ceará”, temos um aposto explicativo. Pois, “romancista brasileiro” representa uma informação a mais sobre o sujeito “José de Alencar”. Ou seja, ele explica e especifica quem é o sujeito. 

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) aposto

Em  “Amanhã, sábado, não sairei de casa.” também temos um aposto explicativo, já que sábado especifica e explica que dia será esse amanhã.

O Beduka te ajuda a mudar de vida

Saber o que significa aposto pode te ajudar em muitas situações, inclusive na faculdade. Por falar nisso, você já é um universitário?

Caso não seja, é possível se tornar um agora mesmo. O Beduka Bolsas te dá uma bolsa de estudos de até 65% para você começar o curso dos seus sonhos!

Tudo isso sem precisar fazer prova, sem precisar da nota do Enem e sem burocracia. Além disso, o início é imediato.

Ele é gratuito e vai te dar todas as informações necessárias sobre o Prouni, o Sisu e o Fies. 

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Sucesso e bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.