X

Tudo sobre o Prouni 2024: o que é, como funciona, inscrição e muito mais!

Tudo sobre o PROUNI (1)

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um serviço do governo federal que oferece bolsas de graduação (parciais e integrais) para quem quer ingressar em faculdades particulares. O objetivo dele é possibilitar a inclusão de mais pessoas no ensino superior privado.

Não tendo que pagar a mensalidade integral, o aluno consegue estudar sem ter seu orçamento comprometido. Muitos conseguem bolsa de até 100%.

Mas como centenas de estudantes perdem a chance por não saber como funciona, quais são os pré-requisitos, entre outras coisas, resolvemos te contar todos os detalhes neste artigo. Aproveite e descubra tudo sobre o Prouni 2024, inclusive quando e como se inscrever!!!

Este artigo vai te ajudar muito a entender tudo sobre o Prouni 2024. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

Você pode até descobrir tudo sobre o Prouni, mas não precisa depender dele. Com o Beduka Bolsas é possível conseguir uma bolsa sem ter feito o Enem, sem critérios de renda familiar e com início imediato. Não perca mais tempo, clique no link e garanta uma bolsa de até 65%!!!

O que é o Prouni e para que ele serve?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um serviço criado pelo governo federal em 2004. Seu objetivo é possibilitar a inclusão de mais pessoas no ensino superior privado.

Assim, o serviço prestado é oferecer bolsas de graduação (parciais e integrais) para os alunos estudarem em universidades e faculdades privadas. Isso significa que o aluno não tem que pagar o valor total da mensalidade.

Não confunda o Prouni com o Fies! O primeiro é uma bolsa que arca com os custos para você. O segundo é um financiamento, ou seja, um empréstimo sem juros que deve ser pago depois de concluir o curso.

Para participar do Prouni, é preciso ter feito Enem. Caso você esteja se preparando para a edição deste ano, os mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka podem te ajudar bastante!

Agora que você descobriu o que é o Prouni, é preciso entender como ele funciona, quem pode participar e por aí vai. Nós vamos te contar tudo isso nos próximos tópicos.

Quem pode participar do Prouni?

Para poder se inscrever no Prouni, os estudantes devem preencher alguns critérios  socioeconômicos.

Além da pontuação mínima de 450 pontos no último Enem e não ter zerado a redação, o candidato precisa atender a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Não possuir ensino superior completo;
  • Ter estudado em escola pública no Ensino Médio ou em escola particular com bolsa de 100% pela própria escola;
  • Em caso de professores da rede pública que concorrem a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, não há requisitos de renda;
  • Para concorrer a bolsas integrais (100%) ter renda bruta familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
  • Para concorrer a bolsas parciais (50%) ter renda bruta familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Se você não se enquadrar nos critérios acima, não adianta saber tudo sobre o Prouni 2024, muito menos se inscrever. Ah, mas e se eu fizer a minha inscrição só para tentar? Infelizmente, você apenas perderá tempo se fizer isso.

Mas nem tudo está perdido se você não se enquadra nessas exigências, no final deste artigo temos uma surpresa: como estudar com bolsa sem depender do Prouni 2024!

Quais são as bolsas oferecidas pelo Prouni?

Quando for selecionar uma opção, você pode ter duas escolhas de bolsas, cada uma com uma finalidade e requisitos diferentes:

Bolsa integral

A bolsa integral oferece 100% de benefício para o estudante, ou seja, não há custo nenhum para quem for contemplado.

Essa bolsa cobre toda a mensalidade e é direcionada para candidatos que possuem, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa em sua renda familiar.

Bolsa parcial

A bolsa parcial oferece 50% de benefício para o estudante, ou seja, o estudante tem que arcar com a metade do valor da mensalidade.

Essa modalidade é direcionada para candidatos que possuem, no máximo, três salários mínimos por pessoa em sua renda familiar.

  • É importante saber que, mesmo tendo obtido bolsa parcial pelo Prouni, o estudante pode concorrer ao Fies para o pagamento da outra parte de sua mensalidade!

Como funciona o Prouni?

O Prouni é uma plataforma online que capta todas as informações de todas as universidades parceiras. Sendo assim, você se cadastra usando a nota do Enem mais recente.

As inscrições são abertas duas vezes ao ano, sempre no início do primeiro e do segundo semestre.

Depois de se cadastrar, o interessado precisa comprovar que preenche alguns pré-requisitos. Isso porque o programa quer beneficiar quem realmente precisa e não tem outra condição.

Então sua nota será aplicada em algum curso e instituição específica, concorrendo com as dos demais interessados para aquela opção. As maiores notas serão selecionadas de acordo com o número de vagas disponíveis.

O que é a nota de corte?

A nota de corte é a nota do último candidato colocado, de acordo com o número de vagas.

Isso quer dizer que, na hora do processo seletivo, as pessoas que tiveram uma nota maior do que a nota de corte têm chances de conseguirem a bolsa. Mas isso não é uma garantia, já que a nota de corte é atualizada diariamente durante o processo de inscrição.

Só saberemos a nota de corte final depois que o processo tiver terminado. Assim, as notas de corte do ano anterior servem como uma referência para quem está ansioso para saber as deste ano!

Temos um artigo falando mais sobre nota de corte e onde vê-la!

O que é a segunda chamada do Prouni?

Após o resultado do Prouni, os estudantes convocados devem levar os documentos para comprovar os pré-requisitos exigidos. Caso algum deles não compareça no prazo ou algo dê errado na comprovação de informações, a bolsa vai para a segunda chamada

Dessa forma, o Ministério da Educação oferece mais uma chance para os alunos que atingiram a pontuação exigida, mas que não conseguiram entrar porque não havia vaga na primeira chamada.

A lista é novamente divulgada e os estudantes selecionados precisam realizar a matrícula dentro do prazo. Da mesma forma que a primeira, devem comprovar as informações na instituição escolhida.

Temos um artigo explicando melhor sobre a segunda chamada do Prouni!

Como funciona a lista de espera do Prouni?

Após o período de inscrições do Prouni, o sistema classifica os estudantes e realiza a primeira chamada com os candidatos classificados. Após a primeira chamada, o Prouni realiza uma segunda chamada com os candidatos restantes. 

Ainda assim, pode acontecer de algumas vagas não serem preenchidas (por desistência). Dessa forma, o Prouni abre a lista de espera depois das duas chamadas.

Ela é uma das últimas chances que o participante vai ter de conseguir uma bolsa de estudos naquela edição. Ela comporta todas as vagas não preenchidas e fica disponível quase um mês depois da abertura do processo seletivo.

Os candidatos que tiverem interesse em participar da lista devem se inscrever nela ao final da segunda chamada.

Temos um artigo falando mais sobre como se inscrever na lista de espera!

Calendário do Prouni 2024

O edital da próxima edição ainda não saiu, mas as datas importantes já. Nós vamos te atualizando sempre que possível, confira e se organize:

  • Período de inscrição: ainda não foi divulgado
  • Resultado referente a primeira chamada: ainda não foi divulgado
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: ainda não foi divulgado
  • Resultado referente a segunda chamada: ainda não foi divulgado
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: ainda não foi divulgado
  • Manifestação de interesse na lista de espera: ainda não foi divulgado
  • Divulgação da lista de espera: ainda não foi divulgado
  • Envio de documentos da lista de espera: ainda não foi divulgado

Certo! Agora falta pouco para você saber quase tudo sobre o Prouni, mas e quanto ao que você quer fazer pelo resto da sua vida? O nosso teste de personalidade e vocacional pode te ajudar nisso. Com ele é possível descobrir qual curso mais combina com sua PERSONALIDADE.

Como faz para se inscrever no Prouni 2024?

A inscrição do Prouni é feita exclusivamente pelo site oficial do programa. Para realizar o cadastro na plataforma, é necessário ter o número de inscrição e a senha da última edição do Enem.

Além disso, deve-se preencher os dados exigidos e fazer a escolha de duas opções de curso

Vale lembrar que a inscrição do Prouni é totalmente gratuita e sem nenhum custo de participação.

  • Acesse o site do Prouni;
  • Forneça seus dados;
  • Responda ao questionário socioeconômico;
  • Selecione as opções de curso.

Nós temos um artigo mais detalhado explicando sobre cada uma das etapas.

Quais são os documentos pedidos no Prouni?

Se você foi aprovado, precisará comprovar todas as informações que forneceu na inscrição do Prouni, então terá de entregar alguns documentos na instituição onde foi aprovado. 

Mas não se preocupe. Existem prazos que serão informados pela secretaria da instituição, bem como a relação de documentos.

Para você já ir se programando, fizemos uma lista dos documentos geralmente mais pedidos:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Carteira Nacional de Habilitação (no caso da falta do RG);
  • Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, com fé pública reconhecida por Decreto;
  • Identidade Militar;
  • Registro Nacional de Estrangeiros (RNE);
  • Passaporte emitido no Brasil;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência;
  • Documentos que comprovem sua escolaridade;
  • Documentos para professores e pessoas com deficiência;
  • Portadores de necessidades especiais devem apresentar o laudo médico.

Também temos um artigo que explica com detalhes sobre esses documentos!

Como saber o resultado do Prouni?

Apesar das datas de divulgação do resultado do Prouni serem diferentes a cada ano, o procedimento que o candidato deve realizar para verificar seu resultado é sempre o mesmo.

Já que o Prouni tem duas chamadas e a lista de espera, cada resultado terá seu prazo e local para ser consultado.

Os resultados da primeira e da segunda chamada do Prouni são, normalmente, divulgados um mês depois.

Sendo assim, a página oficial do Prouni é a sua principal fonte de informação sobre o resultado. Então, fique atento a ela!

Quer descobrir algo muito melhor que conhecer tudo sobre o Prouni 2024 e como ele funciona? Vou te contar!

É possível estudar com bolsa sem ter feito o Enem, sem fazer provas, sem concorrência e ainda por cima começar a estudar imediatamente.

Estou falando do Beduka Bolsas! Ele te dá uma bolsa de até 65% em excelentes faculdades do país. Clique no link e garanta já a sua.

O objetivo do Beduka é te conectar a faculdade e ficamos muito felizes de ter conseguido esse desconto para você.

Sucesso nessa nova jornada e bons estudos!

Categorias: Guia Completo
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.
Post relacionado