Prouni 2024

Posso participar do Prouni duas vezes? Tire todas as suas dúvidas aqui!

posso-participar-do-prouni-duas-vezes
Instagram Beduka

O Programa Universidade para Todos é um projeto do MEC que facilita a entrada de alunos de baixa renda em faculdades privadas. Simplificando, ele dá ao estudante uma chance de garantir bolsas de estudo nessas instituições.

Os descontos vão de 50% a 100% e, ao contrário do Fies, não é cobrado nada após o término do curso. Porém, não basta querer uma vaga, é preciso que a sua situação se enquadre em uma série de exigências.

Por isso, é bem comum que surjam perguntas como: “Qual a renda familiar necessária para garantir uma bolsa?” ou “Posso participar do Prouni duas vezes?”. Fique tranquilo! Vamos responder todas as suas dúvidas, então leia até o final!

Neste artigo, você encontrará respostas para a maioria das sua dúvidas, basta clicar no que deseja saber para ir imediatamente ao assunto:

  1. Quem pode se inscrever no Prouni 2024?
  2. Posso participar do Prouni duas vezes?
  3. Tenho diploma de nível superior. Posso fazer segunda graduação pelo Prouni 2024?
  4. Faço faculdade particular. Posso tentar o Prouni 2024 para conseguir uma bolsa?
  5. Estudo em uma universidade pública. Posso participar do Prouni?
  6. Já fui bolsista mas desisti do curso. Posso participar do processo seletivo novamente?
  7. Posso acumular bolsas parciais no Prouni?
  8. Como conseguir uma bolsa de estudos em uma faculdade de excelência?

Quem pode se inscrever no Prouni 2024?

Bom, antes de responder se você pode participar do Prouni duas vezes ou se você pode fazer uma segunda graduação pelo programa, confira os requisitos que o Prouni exige dos estudantes no momento da inscrição:

  • Ter realizado o último Enem;
  • Média igual ou superior a 450 pontos no exame;
  • Nota maior que zero na redação
  • Ter concluído o ensino médio em escola pública ou ter estudado em escola particular na condição de bolsista integral;
  • Possuir uma renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Não possuir diploma universitário.

Certo, agora você sabe quais são os requisitos, mas pode ter algumas dúvidas específicas, então continue lendo para saber tudo a respeito da participação no programa!

Posso participar do Prouni duas vezes?

Essa pergunta pode ter duas respostas, dependendo do seu contexto. Veja em qual situação você se encaixa:

  1. Segundo as regras do Prouni, o estudante pode se inscrever no processo seletivo quantas vezes quiser, desde que cumpra com os requisitos estabelecidos pelo edital (os itens listados acima).
  1. Porém, se você foi bolsista parcial ou integral do programa e concluiu a sua graduação, não será possível participar do programa novamente. 

Então, se você já possui nível superior, a resposta para “Posso participar do Prouni duas vezes?” é não! Com uma exceção, descubra no próximo tópico.

Descubra que dia abre as inscrições do Prouni 2024!

Tenho diploma de nível superior. Posso fazer segunda graduação pelo Prouni?

Depende. O Prouni foi criado para facilitar o acesso de quem ainda não teve a oportunidade de cursar uma graduação. 

Ou seja, se você possui diploma universitário, mesmo que não tenha sido por meio do programa, não será possível se candidatar a uma das bolsas oferecidas pelo programa. 

Respondendo à pergunta: “posso fazer segunda graduação pelo Prouni?” Não! Não pode.

Entretanto, desde 2018 o Prouni apresenta uma exceção a essa regra. É o caso dos professores formados, que atuam em escolas da rede pública de ensino. 

Esses professores podem concorrer a uma das vagas remanescentes para cursar uma segunda licenciatura. A medida tem o objetivo de reduzir o número de vagas ociosas do Prouni em cursos de licenciatura.

Cronograma de estudos

Saiba mais sobre a segunda licenciatura para professores acessando o site oficial do Prouni. 

Faço faculdade particular. Posso tentar o Prouni para conseguir uma bolsa?

Sim! Se você atende os critérios do edital do programa, pode se inscrever no Prouni mesmo já cursando uma faculdade particular para tentar uma bolsa de estudos parcial (50%) ou integral (100%).

Estudo em uma universidade pública. Posso participar do Prouni?

Pode. Porém, se você for selecionado para uma bolsa, terá que escolher entre usar o benefício ou continuar na universidade pública. 

Isso acontece porque o MEC não permite cursar uma universidade pública e ser bolsista do Prouni ao mesmo tempo.

Já fui bolsista mas desisti do curso. Posso participar do Prouni duas vezes?

A resposta para essa pergunta é similar ao que respondemos para a questão “posso participar do Prouni duas vezes”, e como respondemos acima: sim! 

Nos requisitos do Prouni não há nada que impeça a inscrição de quem já foi beneficiado, mas por algum motivo desistiu da graduação. 

Porém, é importante certificar se a sua situação está regularizada e se sua bolsa foi devidamente cancelada. 

Posso acumular bolsas parciais no Prouni?

Não. O Programa Universidade para Todos disponibiliza somente uma bolsa por candidato.

Se o estudante conseguir uma bolsa parcial de 50% mas não puder pagar o restante do valor, uma solução é utilizar o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Como conseguir uma bolsa de estudos em faculdades de excelência?

Esperamos que esse texto respondendo se posso participar do Prouni duas vezes ou se posso fazer segunda graduação pelo Prouni tenha te ajudado.

Mas você também pode entrar em uma faculdade pela primeira ou segunda vez de um jeito muito mais fácil: com o Beduka Bolsas, um programa que disponibiliza bolsas de estudo sem que seja preciso fazer provas.

O melhor de tudo é que ele também não exige que você se enquadre em uma série de exigências e ainda tem início imediato. Aproveite:

Muito obrigado por ter lido até aqui! O objetivo do Beduka é te ajudar a entrar na faculdade. Para isso, temos nosso blog e nossas redes sociais como instagram e telegram, sempre com conteúdos exclusivos e diários.

Então, qualquer dúvida, é só vir até nós que ajudamos você. Sucesso e bons estudos!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.