A industrialização no Brasil pode ser separada em quatro etapas principais: sendo a primeira fase, de 1500 a 1808; a segunda, de 1808 a 1930; a terceira, de 1930 a 1955; e a quarta de 1955 até os dias atuais. Leia o resumo e entenda as principais características de cada etapa, depois faça os exercícios sobre a industrialização brasileira.
Se você quiser ir diretamente para alguma parte deste texto, clique em um dos t´ópicos abaixo:
- História da Industrialização Brasileira
- Etapas da Industrialização brasileira
- Exercícios sobre Industrialização Brasileira
- Gabarito dos Exercícios sobre Industrialização Brasileira
Os assuntos relacionados a industrialização e desenvolvimento econômico são bastante discutidos nos principais vestibulares, como por exemplo, a industrialização brasileira. Entender essa matéria é essencial para o seu sucesso no caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias da prova do ENEM. Faça os exercícios sobre industrialização brasileira para testar seus conhecimentos sobre o assunto.
História da Industrialização Brasileira
O Brasil é um país em desenvolvimento ou emergente. No entanto, apesar dele estar em constante crescimento industrial, ele está cerca de um século atrasado industrialmente e tecnologicamente quando comparado a outras nações que começaram a se desenvolver após a Primeira Revolução Industrial.
A industrialização brasileira começou a se desenvolver após as mudanças econômicas, sociais e políticas que ocorreram nos últimos trinta anos do século XIX.
As principais mudanças foram nas relações de trabalho, o crescimento do emprego remunerado e do consumo de mercadorias, além de ocorrer também a abolição do trabalho escravo e o ingresso de estrangeiros no Brasil, como por exemplo os italianos, alemães, japoneses, entre outros.
O ingresso de estrangeiros no território brasileiro contribuiu para enriquecer a mão de obra presente no Brasil e para o povoamento do país.
Etapas da Industrialização brasileira
A partir dos acontecimentos históricos é possível classificar o processo da industrialização brasileira em quatro etapas. Veja quais são as principais características de cada etapa para conseguir responder os exercícios sobre industrialização brasileira.
Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.
Primeira etapa da Industrialização brasileira
- Ocorreu de1500 a 1808;
- O Brasil ainda era uma colônia;
- A metrópole não permitia a implantação de indústrias;
- A produção de produtos possuía um processo artesanal.
Segunda etapa da Industrialização brasileira
- Ocorreu entre 1808 a 1930;
- Essa fase foi marcada pela chegada da família real portuguesa em 1808;
- Foi permitida a implantação de indústrias no território brasileiro;
- Desenvolveu-se vários requisitos para a implantação das indústrias, como a taxa tributária, conhecida como Tarifa Alves Branco;
- Houve a decadência do café, por esse motivo vários fazendeiros largaram as atividades na fazenda e focaram nas atividades industriais;
- As indústrias iniciantes focaram as atividades em produtos alimentícios, tecidos, velas e sabão, sem muito recurso tecnológico.
Terceira etapa da Industrialização brasileira
- Ocorreu entre 1930 a 1955;
- As indústrias receberam investimentos de antigos cafeicultores;
- Houve a construção de vias para a circulação dos produtos, matérias-primas e das pessoas;
- Desenvolveram-se meios de transporte que auxiliavam na distribuição de produtos para as diferentes regiões do Brasil;
- Houve a instalação da Companhia Siderúrgica Nacional, desenvolvida em 1942 até 1947;
- A Companhia abastecia as indústrias com matéria-prima e metais;
- Em 1953, ocorreu a construção de uma das empresas mais promissoras do Estado, a Petrobras.
Quarta etapa da Industrialização brasileira
- Ocorreu em 1955 até os dias atuais;
- Teve seu início no governo do presidente Juscelino Kubitschek;
- Houve a abertura da economia e das fronteiras produtivas;
- Os investimentos em empresas multinacionais aumentaram, principalmente após a entrada dos militares no ano de 1964, conhecida como ditadura militar;
- Dificuldade de crescimento das empresas nacionais;
- Fim do século XX aconteceu um crescimento econômico no Brasil, o que gerou uma melhor qualidade de vida e acesso ao consumo;
- Após os acontecimentos, o Brasil ainda está em um processo gradativo da industrialização.
Agora teste seus conhecimentos com os exercícios sobre industrialização brasileira abaixo.
Exercícios sobre Industrialização Brasileira
Questão 1 – (UESPI – adaptada) – O desenvolvimento industrial brasileiro ocorreu de forma desigual nas diferentes regiões do Brasil, pois houve uma concentração da atividade industrial, particularmente, nos Municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Dentre outras razões, explicam esse fato:
a) a formação de um mercado externo na região Sudeste e a criação de casas de importação por emigrantes estrangeiros.
b) o domínio da cafeicultura no Sudeste, a consequente acumulação de capital e a imigração estrangeira que se dirigiu para essa região.
c) o domínio da mineração em São Paulo e a fundação de casas de exportação que tinham como objetivo abastecer o mercado brasileiro de produtos nacionais.
d) o desenvolvimento de empresas de extração mineral em São Paulo, que permitiu a acumulação de capital, e o consequente fluxo de emigrantes que para lá se dirigiu.
e) a abolição da escravidão e a concentração da população na região Sudeste, fato que estimulou a criação de casas de importação.
Questão 2 – (Ufam) – O período comumente denominado de “anos dourados” marcou uma etapa da recente história brasileira associada ao desenvolvimentismo (abertura de rodovias, expansão da rede hidrelétrica, implantação da indústria automobilística, descentralização da capital) e à atmosfera cultural marcada pelo surgimento da Bossa Nova. A que governo tal período está associado:
a) Juscelino Kubistchek
b) João Goulart
c) Getúlio Vargas
d) Eurico Gaspar Dutra
e) Jânio da Silva Quadros
Questão 3 – (FUVEST) – A desconcentração industrial verificada no Brasil, na última década, decorre, entre outros fatores, da:
a) ação do Estado, por meio de políticas de desenvolvimento regional, a exemplo da Zona Franca de Manaus.
b) elevação da escolaridade dos trabalhadores, o que torna o território nacional atraente para novos investimentos industriais.
c) presença de sindicatos fortes nos estados das regiões Sul e Sudeste, o que impede novos investimentos nessas regiões.
d) isenção fiscal oferecida por vários estados, o que impede novos investimentos nessas regiões.
e) globalização da economia que, por meio das privatizações, induz o desenvolvimento da atividade industrial em todo o território.
Questão 4 – (UFRGS) – Sobre o processo de industrialização brasileiro, são feitas as seguintes afirmações.
I – A partir de 1930, começa um importante projeto de criação de infraestrutura para o desenvolvimento do parque industrial.
II – A partir da Segunda Guerra Mundial, acentua-se o processo de estatização das indústrias na Região Sudeste.
III – A partir de 1964, amplia-se o parque industrial para atender à demanda da modernização da agricultura.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.
Questão 5 – (UECE) – Sobre o crescimento da exploração do café no século XIX no Brasil, assinale o correto.
a) Essa fase coincide com uma fase de vitalidade e expansão dos mercados europeus e com o desenvolvimento dos Estados Unidos.
b) O café era produzido em larga escala, porém a preços baixos e com baixa rentabilidade.
c) Desde o período colonial que a produção cafeeira competia no mercado internacional com a produção açucareira brasileira.
d) O norte do Brasil era, por excelência, a região produtora de café, pois podia contar com vasta mão de obra escrava.
- Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre a industrialização brasileira. Continue com o bom trabalho!
Questão 6 – (Enem 2019) A depressão que afetou a economia mundial entre 1929 e 1934 se anunciou, ainda em 1928, por uma queda generalizada nos preços agrícolas internacionais. Mas o fator mais marcante foi a crise financeira detonada pela quebra da Bolsa de Nova Iorque.
Disponível em: http://cpdoc.fgv.br. Acesso em: 20 abr. 2015 (adaptado).
Perante o cenário econômico descrito, o Estado brasileiro assume, a partir de 1930, uma política de incentivo à
a) industrialização interna para substituir as importações.
b) nacionalização de empresas estrangeiras atingidas pela crise.
c) venda de terras a preços acessíveis para os pequenos produtores.
d) entrada de imigrantes para trabalhar nas indústrias de base recém-criadas.
e) abertura de linhas de financiamento especial para empresas do setor terciário.
Questão 7 – (IFRR 2018) O Brasil é um país subdesenvolvido industrializado. Isso significa que o país possui um sistema político-econômico vinculado ao capitalismo. Esse processo promove a apresentação no país, da maioria das empresas da iniciativa privada, que têm como principal finalidade a busca incessante de lucros. Dessa forma, o conjunto de atividades econômicas influencia diretamente na configuração da economia nacional. Diante desse contexto, a posição do Brasil no cenário econômico mundial:
a) apresenta economia dependente, pois possui um baixo índice de industrialização, com economia proveniente somente das indústrias de base, voltado para o mercado interno.
b) se encontra com baixo grau de dependência tecnológica e econômica e com fragilidade comercial em relação às grandes potências.
c) possui uma baixa dívida externa, com pequenas quantidades de empresas multinacionais e com restrita elaboração de novas tecnologias e baixa reprodução de técnicas produtivas.
d) não se apresenta no centro do capitalismo mundial, pois se enquadra como uma economia dependente e periférica; podendo ser classificado também como um país emergente.
e) apresenta economia dependente, que, apesar de possuir um índice considerável de industrialização, ainda necessita de grande importação de inúmeros produtos do setor primário.
Questão 8 – (Enem 2010) Não é difícil entender o que ocorreu no Brasil nos anos imediatamente anteriores ao golpe militar de 1964. A diminuição da oferta de empregos e a desvalorização dos salários, provocadas pela inflação, levaram a uma intensa mobilização política popular, marcada por sucessivas ondas grevistas de várias categorias profissionais, o que aprofundou as tensões sociais. Dessa vez, as classes trabalhadoras se recusaram a pagar o pato pelas “sobras” do modelo econômico juscelinista.
MENDONÇA, S. R. A. Industrialização Brasileira. São Paulo: Moderna, 2002 (adaptado).
Segundo o texto, os conflitos sociais ocorridos no início dos anos 1960 decorreram principalmente
a) da manipulação política empreendida pelo governo João Goulart.
b) das contradições econômicas do modelo desenvolvimentista.
c) do poder político adquirido pelos sindicatos populistas.
d) da desmobilização das classes dominantes frente ao avanço das greves.
e) da recusa dos sindicatos em aceitar mudanças na legislação trabalhista.
Questão 9 – (Enem 2021) Constatou-se uma ínfima inserção da indústria brasileira nas novas tecnologias ancoradas na microeletrônica, capazes de acarretar elevação da produtividade nacional de forma sustentada. Os motores do crescimento nacional, há décadas, são os grupos relacionados a commodities agroindustriais e à indústria representativa do antigo padrão fordista de produção, esta última também limitada pela baixa potencialidade futura de desencadear inovações tecnológicas capazes de proporcionar elevação sustentada da produtividade.
AREND, M. A industrialização do Brasil ante a nova divisão internacional do trabalho. Disponível em: www.ipea.gov.br. Acesso em: 16 jul. 2015 (adaptado).
Um efeito desse cenário para a sociedade brasileira tem sido o(a)
a) barateamento da cesta básica.
b) retorno à estatização econômica.
c) ampliação do poder de consumo.
d) subordinação aos fluxos globais.
e) incentivo à política de modernização.
- Parabéns! Você fez todos os exercícios sobre Industrialização Brasileira. Confira agora o gabarito:
Gabarito dos Exercícios sobre Industrialização Brasileira
Esperamos que tenha ido muito bem nos exercícios sobre Industrialização Brasileira. Agora veja quantas questões você acertou!
Exercício resolvido da questão 1 –
b) o domínio da cafeicultura no Sudeste, a consequente acumulação de capital e a imigração estrangeira que se dirigiu para essa região.
Exercício resolvido da questão 2 –
a) Juscelino Kubistchek
Exercício resolvido da questão 3 –
a) ação do Estado, por meio de políticas de desenvolvimento regional, a exemplo da Zona Franca de Manaus.
Exercício resolvido da questão 4 –
d) Apenas I e III.
Exercício resolvido da questão 5 –
a) Essa fase coincide com uma fase de vitalidade e expansão dos mercados europeus e com o desenvolvimento dos Estados Unidos.
Exercício resolvido da questão 6:
a) industrialização interna para substituir as importações.
Exercício resolvido da questão 7:
d) não se apresenta no centro do capitalismo mundial, pois se enquadra como uma economia dependente e periférica; podendo ser classificado também como um país emergente.
Exercício resolvido da questão 8:
b) das contradições econômicas do modelo desenvolvimentista.
Exercício resolvido da questão 9:
d) subordinação aos fluxos globais.
Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!
Gostou dos nossos Exercícios sobre Industrialização Brasileira? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!