A antropologia é uma ciência que estuda o ser humano de modo amplo, investigando sua origem e vivência em determinado contexto. Seus objetos de estudo são: a cultura, a língua, os artefatos, os parentescos e muitos outros. Leia nosso resumo e faça nossa lista com os 8 Melhores Exercícios de Antropologia
Quando você terminar os Exercícios de Antropologia, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.
Por mais que sejamos da mesma espécie, somos extremamente diferentes quando o assunto é cultura.
Existem povos que não usam sequer a energia elétrica e povos que vivem em ambientes onde é difícil olhar para um canto da cidade que não exista uma tela de LED.
Compare a população de Tokyo com o povo amish e verá como seres iguais podem viver vidas tão diferentes. E mais…
Se essa distância cultural parece gigantesca entre povos que vivem em um mesmo espaço temporal, imagine entre aqueles homens que habitavam o mundo há mais de 10 mil anos atrás e nós.
Bem, toda essa provocação inicial é a área de estudo de uma disciplina que vem cada vez mais crescendo dentro da Área da Ciências Humanas: a Antropologia.
Leia este artigo até o fim e esteja preparado para Os 8 Melhores Exercícios de Antropologia que selecionamos para você.
- Ah, também selecionamos os melhores Exercícios sobre a Diversidade Cultural Brasileira.
O que é Antropologia? (Resumo)
A Antropologia é um ramo das Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, etc…) especializada em estudar o ser humano e sua origem de maneira mais abrangente.
Essa área traça com detalhes todos os aspectos que permeiam as relações humanas, tendo a cultura como objeto principal e ponto de partida.
Por meio de estudos sobre as características físicas, culturais, linguísticas e também sobre os objetos ou construções produzidas.
O antropólogo busca determinar como se formaram as comunidades humanas a ponto de se tornarem o que são hoje.
- Quer estudar Antropologia de maneira ainda mais completa? Escrevemos para você um Resumo Completo sobre a Antropologia.
O que a Antropologia estuda?
A antropologia tem como principais objetos de estudo os aspectos subjetivos dos diferentes povos:
- Costumes
- Crenças
- Hábitos
- Universo Psíquico
- Mitos
- Religião
- Rituais
- Processo Histórico
- Linguagem
- Leis
- Relações de parentesco
- Relações sociais
Existem ótimos cursos de Antropologia nas Melhores Faculdades Públicas do Brasil!
Quais são os métodos utilizados pela Antropologia? (Os Principais)
O método antropológico para estudar esses itens consiste em duas frentes:
- Etnografia: observação e descrição do trabalho de campo.
- Etnologia: análise, crítica e síntese dos conteúdos descritos para tentar interpretar os fenômenos.
O que é Cultura para a Antropologia? (DEFINIÇÃO)
A definição pode variar de acordo com cada autor, mas compreende-se na Antropologia a cultura como: “uma propriedade humana ímpar, baseada em uma forma simbólica, ‘relacionada ao tempo’, de comunicação, vida social, e a qualidade cumulativa de interação humana, permitindo que as ideias, a tecnologia e a cultura material se ‘empilhem’ no interior dos grupos humanos.”
- Definição retirada do artigo Cultura: uma visão antropológica do professor Sidney W. Mintz (Essa definição é essencial para fazer os Exercícios de Antropologia ao final)
Concepção Clássica de Antropologia
Ela foi estabelecida a partir dos estudos europeus, no século XIX e XX, dividindo-se em correntes conforme o objeto de estudo:
Antropologia biológica ou física
Estuda a formação do ser humano com base em seus aspectos físicos.
Antropologia cultural
Busca compreender como se formaram as culturas dos diferentes grupos humanos.
Concepção Americana Antropologia
Esta concepção foi definida mais recentemente e retoma as duas anteriores acrescentando outros dois tipos, totalizando 4 subdivisões:
Antropologia biológica ou física
Estuda a formação do ser humano com base em seus aspectos físicos.
Antropologia cultural
Busca compreender como se formaram as culturas dos diferentes grupos humanos.
Antropologia linguística
Tem como base o estudo a linguagem de uma sociedade e, por meio disso, determina as origens daquele povo.
Exercícios de Antropologia com Gabarito
Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você.
Parabéns por ter lido até aqui!
Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.
Questão 1 – (CESGRANRIO 2008) Antropologia é a designação comum a diferentes ciências cuja finalidade é descrever o ser humano e analisá-lo com base nas características biológicas e socioculturais dos diversos grupos em que se distribui, dando ênfase às diferenças e variações entre esses grupos. Uma destas ciências, a Antropologia Biológica, que tem por objeto a variação biológica do ser humano, tanto em seu desenvolvimento evolutivo quanto em sua expressão histórica e contemporânea, é também conhecida como Antropologia
a) Social
b) Cultural
c) Humana
d) Física
e) Comparada
Questão 2 – (ENEM 2012) Ao final do Ano da França no Brasil, aconteceu na Bahia um encontro único entre a bossa nova brasileira e a música francesa, no show do cantor e compositor baiano radicado na França, Paulo Costa. O show se chama “Toulouse em Bossa” por conta da versão da música “Toulouse”, de Claude Nougaro, que é uma espécie de hino deles, tal como é para nós “Garota de Ipanema”, explica Paulo Costa. Nougaro é famoso na França e conhecido por suas versões de músicas brasileiras, como “O Que Será que Será” e “Berimbau”.
Disponível em http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br. Acesso em: 27 abr. 2010. Adaptado.
O que representam encontros como o ocorrido na Bahia em 2009 para o patrimônio cultural das sociedades brasileira e francesa?
a) Ocasião para identificar qual das duas culturas é mais cosmopolita e deve ser difundida entre os demais países.
b) Oportunidade de se apreciar a riqueza da diversidade cultural e a possibilidade de fazer dialogar culturas diferentes.
c) Mostra das diferenças entre as duas culturas e o desconhecimento dos brasileiros em relação à cultura francesa.
d) Demonstração da heterogeneidade das composições e da distância cultural entre os dois países.
e) Tentativa de se evidenciar a semelhança linguística do francês e do português, com o intuito de unir as diferentes sociedades.
Questão 3 – (ENEM 2014) O cidadão norte-americano desperta num leito construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional antes de ser transmitido à América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão cuja planta se tornou doméstica na Índia. No restaurante, toda uma série de elementos tomada de empréstimo o espera. O prato é feito de uma espécie de cerâmica inventada na China. A faca é de aço, liga feita pela primeira vez na Índia do Sul; o garfo é inventado na Itália medieval; a colher vem de um original romano. Lê notícias do dia impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha.
LINTON, R. O homem: uma introdução à antropologia. São Paulo: Martins, 1959 (adaptado).
A situação descrita é um exemplo de como os costumes resultam da:
a) assimilação de valores de povos exóticos.
b) experimentação de hábitos sociais variados.
c) recuperação de heranças da Antiguidade Clássica.
d) fusão de elementos de tradições culturais diferentes.
e) valorização de comportamento de grupos privilegiados.
Questão 4 – (ENEM 2017) Muitos países se caracterizam por terem populações multiétnicas. Com frequência, evoluíram desse modo ao longo de séculos. Outras sociedades se tornaram multiétnicas mais rapidamente, como resultado de políticas incentivando a migração, ou por conta de legados coloniais e imperiais.
GIDDENS. A. Sociologia. Porto Alegre: Penso, 2012 (adaptado).
Do ponto de vista do funcionamento das democracias contemporâneas, o modelo de sociedade descrito demanda, simultaneamente,
a) defesa do patriotismo e rejeição ao hibridismo.
b) universalização de direitos e respeito à diversidade.
c) segregação do território e estímulo ao autogoverno.
d) políticas de compensação e homogeneização do idioma.
e) padronização da cultura e repressão aos particularismos.
- Você está indo muito bem! Chegamos à metade dos Exercícios de Antropologia
Questão 5 – (ENEM 2013) A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.
MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.
Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas:
a) permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
b) perderam a relação com o seu passado histórico.
c) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
d) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
e) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.
Questão 6 – (ENEM 2015) Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que – embora amasse muito seu pai – estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã – não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação.
ZIZEK. S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo. 2003.
A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do(a):
a) prática da diplomacia.
b) exercício da alteridade.
c) expansão da democracia.
d) universalização do progresso.
e) conquista da autodeterminação.
Questão 7 – (ENEM)
TEXTO I
Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas Como “os brasis” ou “gente brasília” e, ocasionalmente no século XVII, o termo “brasileiro” era a eles aplicado, mas as referências ao status econômico e jurídico desses eram muito mais populares. Assim, os termos “negro da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro.
SCHWARTZ, S. B. Gente da terra braziliense da nação. Pensando o Brasil a Construção de um povo. In: MOTA, C. G. (Org.)Viagem incompleta a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo Senac, 2000 (adaptado)
TEXTO II
Índio é um conceito construído no processo de conquista da América pelos europeus. Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão dispares quanto os tupinambas e os astecas.
SILVA, K. W.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos, São Paulo: Contexto, 2005
Ao comparar os textos, as formas de designação dos grupos nativos pelos europeus, durante o período analisado, são reveladoras da:
a) concepção idealizada do território, entendido como geograficamente indiferenciado.
b) percepção corrente de uma ancestralidade comum às populações ameríndias.
c) compreensão etnocêntrica acerca das populações dos territórios conquistados.
d) transposição direta das Categorias originadas no imaginário medieval.
e) visão utópica configurada a partir de fantasias de riqueza.
Questão 8 – (ENEM 2015) A língua de que usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e essa maneira vivem desordenadamente, sem terem além disto conta, nem peso, nem medida.
GÂNGAVO, P M. A primeira história do Brasil: história da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2004 (adaptado)
A observação do cronista português Pero de Magalhães de Gândavo, em 1576, sobre a ausência das letras F, L e R na língua mencionada demonstra a:
a) simplicidade da organização social das tribos brasileiras.
b) dominação portuguesa imposta aos índios no início da colonização.
c) superioridade da sociedade europeia em relação à sociedade indígena.
d) incompreensão dos valores socioculturais indígenas pelos portugueses.
e) dificuldade experimentada pelos portugueses no aprendizado da língua nativa.
- Parabéns, você chegou ao fim dos Exercícios de Antropologia. Confira agora o Gabarito:
Gabarito dos Exercícios de Antropologia
Exercício resolvido da questão 1 –
Alternativa correta: d) Física
Exercício resolvido da questão 2 –
Alternativa correta: b) Oportunidade de se apreciar a riqueza da diversidade cultural e a possibilidade de fazer dialogar culturas diferentes.
Exercício resolvido da questão 3 –
Alternativa correta: d) fusão de elementos de tradições culturais diferentes.
Exercício resolvido da questão 4 –
Alternativa correta: b) universalização de direitos e respeito à diversidade.
Exercício resolvido da questão 5 –
Alternativa correta: c) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
Exercício resolvido da questão 6 –
Alternativa correta: b) exercício da alteridade.
Exercício resolvido da questão 7 –
Alternativa correta: c) compreensão etnocêntrica acerca das populações dos territórios conquistados.
Exercício resolvido da questão 8 –
Alternativa correta: d) incompreensão dos valores socioculturais indígenas pelos portugueses.
Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!
Gostou dos nossos Exercícios de Antropologia? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.