O Prouni é um programa do governo federal que concede bolsas de estudos nas faculdades particulares de todo o país. Ele tem sido uma grande oportunidade para estudantes de baixa renda ingressarem no ensino superior.
Porém, nem sempre ficar livre da mensalidade é suficiente para os estudos. Os outros gastos com alimentação, materiais e transporte pressionam os alunos, que muitas vezes abandonam a faculdade.
Os governos têm buscado meios de ajudar os estudantes com o auxílio de bolsa permanência e outras formas de garantir sua continuidade. Neste texto, vamos te mostrar que bolsista Prouni tem direito a passe livre no transporte e como solicitar o benefício. Continue lendo e descubra como funciona o sistema.
O que é o passe livre?
O passe livre é a gratuidade no transporte público para algumas categorias. Você já deve ter pegado um ônibus e visto que algumas pessoas entram pela porta do fundo ou não têm cobrança no cartão utilizado; geralmente são idosos.
Essas pessoas possuem um passe livre e podem usar o sistema de transporte sem pagar nada.
Em alguns municípios, existem também programas destinados a estudantes. Por exemplo, alguns concedem subsídio para que alunos de qualquer tipo de escola e fase do ensino paguem apenas meia-passagem.
Outros concedem gratuidade para os estudantes de baixa renda. Será que isso se estende também para o bolsista do Prouni e ele tem direito ao passe livre? Vamos descobrir a seguir.
Bolsista Prouni tem direito a passe livre?
Sim, mas depende um pouco da legislação de cada local. Como as determinações sobre os transportes públicos dentro das cidades são responsabilidade dos municípios, é neles que fica decidido se o bolsista Prouni tem direito a passe livre ou não.
Então você precisa verificar qual é a determinação do lugar em que você mora e como funciona a política de passagens estudantis. Em alguns municípios você terá direito apenas à redução de 50% do preço do bilhete, enquanto em outros pode ser que tenha a gratuidade.
Para fazer isso, basta ligar na secretaria de transportes ou de mobilidade da sua cidade e pedir informações.
- Veja também se você tem direito a Bolsa Permanência no Prouni e como solicitá-la.
Como funciona o passe livre para prounista?
Como dissemos, depende do seu município. Vamos ver alguns exemplos.
Passe livre para bolsista Prouni em São Paulo
Para ter direito à gratuidade no transportes, o estudante de São Paulo precisa ter renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa e cadastro do CadÚnico. Ou atender fazer parte dos seguintes grupos:
- bolsistas do Programa Universidade para Todos – Prouni;
- financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil – Fies;
- integrantes do Programa Bolsa Universidade – Programa Escola da Família;
- atendidos por programas governamentais de cotas sociais.
Então, bolsista Prouni têm direito a passe livre e para solicitar o benefício, precisa entrar no site da SPTrans e faça o cadastro.
Passe livre para bolsista Prouni no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o estudante de baixa renda tem direito a 76 passagens gratuitas mensais, além de duas integrações entre ônibus, BRT e VLT. Ele não pode ser utilizado em metrôs, nem em trens.
A solicitação é feita diretamente com a Riocard, mediante agendamento. O bolsista Prouni tem direito a passe livre; basta apresentar a declaração da faculdade atestando que participa do programa.
Passe livre para bolsista Prouni no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, bolsista do Prouni tem direito a passe livre caso se encaixe na categoria de estudantes com renda familiar inferior a R$ 2.164,50 por pessoa. Se sua bolsa for integral, pode pedir a solicitação inclusive sem precisar comprovar a renda, pois para conseguir uma já foi necessário ter rendimento inferior ao que a lei determina.
Para fazer a solicitação, vai precisar da carteira de estudante, imprimir um formulário e preenchê-lo e digitalizar os documentos de identificação exigidos. Depois, é só enviar tudo por email para: atendimento@passelivrers.com.br.
O prazo para cadastramento em geral dura 5 dias úteis.
Passe livre para bolsista Prouni no Recife
Desde 2018 o bolsista Prouni tem direito a passe livre no Recife. São 70 viagens por mês, que podem ser feitas em qualquer dia da semana, inclusive nos feriados.
Para solicitar o benefício, o estudante deve procurar a secretaria da sua faculdade e verificar se está enquadrado na condição do direito ao passe livre.
Se estiver tudo ok, verificar ainda na faculdade se existe a confirmação do envio dos seus dados através da prefeitura do Recife para a base de dados da bilhetagem do VEM (Vale Eletrônico Metropolitano).
O passo seguinte é fazer a requisição no site ou no app do VEM e marcar um dia para ir buscar o cartão.
Agora que você já sabe que bolsista prouni tem direito a passe livre, veja outros artigos sobre o programa: