A gravidade, também chamada de gravitação, é a força de atração exercida sobre corpos ou objetos em repouso, sendo uma das quatro forças fundamentais da natureza. Isaac Newton foi um dos primeiros cientistas a estudar o fenômeno da gravitação, formulando a Lei da Gravitação Universal. Leia este resumo até o final para dominar o que é gravidade!
Se quiser ir diretamente ao assunto, clique em um dos tópicos abaixo:
- O que é gravidade?
- O que é a lei da gravitação universal?
- O que é aceleração da gravidade?
- O que é gravidade zero?
- O que são as ondas gravitacionais?
- Qual é a fórmula da gravidade?
- Nós conectamos você à faculdade!
Estudando Física para o Enem? Depois de ler nosso resumo sobre o que é gravidade, teste seus conhecimentos com o Simulado Beduka do Enem. Ele é 100% gratuito e personalizável, acesse agora!
O que é Gravidade?
Gravidade é a força de atração que comanda a movimentação dos corpos. A gravidade da Terra é a força que faz com que os objetos sejam atraídos para o centro do planeta.
De acordo com a Teoria da Relatividade de Einstein, esse fenômeno acontece em consequência da curvatura formada no espaço-tempo do objeto.
A gravidade age sobre a massa de um corpo, portanto, quanto maior a massa de um objeto, maior é a gravidade sobre ele.
Tomando a Terra como exemplo, como o planeta possui massa muito superior à de um ser humano e dos objetos presentes nela, estes são atraídos para o centro da Terra. Cada objeto tem um centro de gravidade, isto é, o ponto onde a força gravitacional é exercida.
O planeta Terra também exerce força de atração sobre a Lua. Por esse motivo, ela orbita em volta do planeta. Da mesma forma, a Terra orbita o Sol porque é atraída por ele, visto que a massa do Sol é muito superior à da Terra.
A gravidade foi identificada primeiramente por Isaac Newton em 1687. Ao observar uma maçã caindo de uma árvore, Newton concluiu que a Terra exerce uma força que atraía todos os objetos para o seu centro. Essa força foi denominada gravidade.
Posteriormente, Albert Einstein estudou o fenômeno da gravidade em sua Teoria da Relatividade.
Lei da Gravitação Universal
Através de seus estudos, Isaac Newton chegou à conhecida Lei da Gravitação Universal, que diz que todas as partículas de matéria atraem umas às outras. Da mesma forma que a Terra atraiu a maçã, a maçã também atrai a Terra.
Newton concluiu que a força gravitacional depende da massa de cada um dos corpos, assim como da distância entre eles.
Aceleração da gravidade
A aceleração da gravidade diz respeito às intensidade da força gravitacional exercida sobre os objetos. O valor da aceleração da gravidade na Terra é padronizado, sendo aproximadamente 9,80 m/s².
Gravidade zero
Gravidade zero é o nome dado ao estado em que não existe força de gravidade terrestre.
Esse fenômeno acontece em aeronaves e naves espaciais, onde não há força que atraem os corpos ao “chão” e, consequentemente, pessoas e objetos flutuam em ambientes de gravidade zero.
A exposição prolongada à gravidade zero pode ter efeitos negativos no ser humano, como por exemplo: desorientação, vômitos, alterações no sistema circulatório, etc.
O que são Ondas Gravitacionais?
Ondas gravitacionais são ondulações ocasionadas pelo movimento de corporal no espaço.
O responsável pela Teoria das Ondas Gravitacionais foi Albert Einstein, que afirma que a movimentação de objetos causa uma ondulação no contínuo espaço-tempo.
Segundo Einstein, quando objetos que têm uma força gravitacional agindo sobre eles se movimentam, causam uma onda no espaço. Um exemplo semelhante a esse é o lançamento de uma pedra na água, que também gera ondas.
- Aprenda mais sobre ondas e Física Ondulatória
Qual é a fórmula da gravidade?
Na mecânica, a gravitação surge entre dois corpos pelo simples motivo da presença deles em um ponto no espaço. A fórmula que define a gravidade, na Mecânica, é a seguinte:
F = Força de interação gravitacional (N);
G = Constante de gravitação universal (G = 6,67 x 10 – 11 N.m²/kg²);
m1 = Massa do maior corpo (kg);
m2 = Massa do menor corpo (kg);
d = Distância entre os corpos (m).
Diferente do senso comum, peso e massa são conceitos diferentes. Popularmente acredita-se que a quantidade de matéria presente em um corpo corresponde ao seu peso.
Entretanto, o que acreditamos ser peso na verdade se chama massa, que é a quantidade de matéria presente em um corpo, que é medida em quilogramas e suas variações.
O peso de um corpo é determinado pela quantidade de massa multiplicada pela aceleração da gravidade em que ele está sujeito. Como vimos anteriormente, a aceleração da gravidade terrestre corresponde à aproximadamente 9,80m/s².
Logo, para calcular o peso de um corpo, multiplicamos sua massa (em kg) por 9,80. A força peso de um corpo é medido em Newtons (N).
Por exemplo, um corpo de 100 kg tem um peso na Terra aproximadamente igual a 980 N. Se esse corpo for colocado na Lua, seu peso será de apenas cerca de 160 N, pois o valor da gravidade na Lua é bem menor do que na Terra.
- Aprenda também sobre Unidades de Medida de Massa
Está estudando para o Enem e outros vestibulares? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!
Nós conectamos você à faculdade!
O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…
Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!
O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!
É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras.
Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias.
Obrigada por ler nosso artigo ate aqui!