CursosFaculdades

Melhores faculdades de Medicina Veterinária do Brasil

MELHORES-FACULDADES-DE-MEDICINA-VETERINÁRIA-DO-BRASILMelhores faculdades de Medicina Veterinária do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você sabe quais são as melhores faculdades de Medicina Veterinária do Brasil? Se você adora animais, sempre pensa em adotar aquele gato ou cachorro que encontrou na rua, e tem interesse pela área de medicina ou saúde, talvez veterinário seja a profissão certa a escolher. Porém, é preciso ter consciência de que a graduação não é fácil e exige tempo e força de vontade.

O curso de Medicina Veterinária tem 10 semestres e é um dos mais desejados e concorridos do país. O veterinário tem a responsabilidade de prestar atendimento clínico, realizar cirurgias, tratar, prevenir e estudar as doenças dos animais domésticos e silvestres.

Além disso, o veterinário pode atuar em outras áreas da saúde, como o controle de zoonoses, por exemplo, que são as doenças que podem ser transmitidas dos animais para os humanos. Também podem trabalhar na área de inspeção da indústria alimentícia que usa matéria prima de origens animais, zelando pela qualidade dos produtos confeccionados.

Como saber quais as melhores faculdades de Medicina Veterinária do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Medicina Veterinária do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

O ranking não foi atualizado desde 2019. Estamos deixando o último registro aqui no artigo para consulta do histórico de melhores faculdades.

Quais são as melhores faculdades de medicina veterinária do Brasil?

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

4. Universidade Federal de Viçosa (UFV)

5. Universidade Federal de Lavras (UFLA)

6. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

7. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

8. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

9. Universidade Estadual de Londrina (UEL)

10. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Veja mais detalhes sobre cada uma das melhores faculdades de Medicina Veterinária do Brasil abaixo:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país. Possui campus nas cidades de São Carlos, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Pirassununga, Lorena, Santos e São Sebastião

O curso de Medicina Veterinária da USP forma médicos veterinários de caráter generalista, que atuam nas áreas Clínicas como um todo, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, assim como Produção e Reprodução Animais.

O ingresso ocorre através do vestibular da Fuvest e do Sisu. O curso é oferecido em São Paulo e em Pirassununga.

2ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A faculdade possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

No curso de Medicina Veterinária da UNESP, além de disciplinas básicas e profissionalizantes que oferecem estágios de treinamento e aperfeiçoamento, são ministradas matérias da área de Humanidades as quais, juntamente com outras atividades correlatas também promovidas, contribuem para a formação holística do aluno.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. O curso é oferecido em Araçatuba, Botucatu e Jaboticabal.

3ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de Medicina Veterinária da UFMG forma profissionais que irão trabalhar com animais de pequeno e grande porte, com foco em clínica, reprodução, cirurgia, produção, sanidade e defesa animal, controle de zoonoses e inspeção de produtos de origem animal.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Fundada em 1922, é uma instituição de ensino superior pública com sede em Viçosa, há cerca de 225 km de Belo Horizonte. A faculdade também possui campus nas cidades de Florestal e Rio Paranaíba. Inicialmente, a instituição se destacou nas Ciências Agrárias, com os cursos de Agricultura e de Veterinária.

O curso de Medicina Veterinária da UFV foi criado em 1976 e, atualmente, é consolidado e considerado um dos melhores do Brasil. Em 2014, o curso conseguiu a 
acreditação regional de cursos universitários, uma certificação da qualidade acadêmica com reconhecimento mútuo dos títulos e diplomas outorgados no MERCOSUL.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Fundada em 1908, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Lavras, há cerca de 245 km de Belo Horizonte. De acordo com o Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC) divulgado pelo MEC, a UFLA possui um dos melhores índices de qualidade do Brasil entre as universidade públicas e privadas pesquisadas.

O curso de Medicina Veterinária da UFLA visa à formação e à capacitação profissional de médicos veterinários para o exercício amplo de suas atribuições profissionais, conferindo conhecimento teórico e habilidades na clínica e cirurgia de animais em todas as suas modalidades.

O ingresso é feito por meio do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, possui campus nas cidades de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeiras da Missões.

O curso de Medicina Veterinária da UFSM tem como objetivo formar um profissional capaz de conhecer os animais, a sua interação com o meio e com o próprio homem, visando a preservação do bem-estar social. Além disso, deve possuir visão crítica e reflexiva dos fenômenos científicos, biológicos e sócio-ambientais.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Fundada em 1943, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Seropédica, há cerca de 75 km do Rio de Janeiro. A sede da instituição possui o maior campus da América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Nova Iguaçu, Três Rios e Campos dos Goytacazes.

O curso de Medicina Veterinária da UFRRJ é o mais antigo e tradicional do Brasil e ao mesmo tempo busca se atualizar constantemente, tanto em relação à estrutura pedagógica, quanto em relação à sua infraestrutura. 

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Medicina Veterinária da UFRGS visa a formação científica, técnica e cultural de um profissional veterinário compatível com a ética, os conhecimentos e recursos atuais, que o habilitem a atuar preventivamente e resolver problemas em saúde e produção animal, assumindo sua função de agente propulsor da comunidade, preservando e protegendo também a saúde humana.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Fundada em 1970, é uma instituição de ensino superior pública localizada na cidade de Londrina, há cerca de 390 km de Curitiba. Conhecida pela sua qualidade de ensino, é uma das maiores e principais universidades estaduais do Brasil, trazendo estudantes de todo o país.

O objetivo geral do curso de Medicina Veterinária da UEL é dotar o profissional dos conhecimentos necessários para desenvolver ações nas áreas de Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal e Proteção Ambiental, com competência e habilidade para dar atenção à saúde, tomar decisões, comunicar-se, liderar, administrar e gerenciar, buscar a educação permanente.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Fundada em 1957, é uma instituição de ensino superior pública, sediada na cidade de Uberlândia, há cerca 540 km de Belo Horizonte. Também possui campus nas cidades de  Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

No curso de Medicina Veterinária da UFU, além das atividades curriculares normais, os acadêmicos têm oportunidade de desenvolver trabalhos de monitoria, estágios em laboratórios, no Hospital Veterinário, nas Fazendas Experimentais e em instituições públicas e privadas.

A Faculdade de Medicina Veterinária possui 2 propriedades rurais com um laticínio, um rebanho leiteiro com média diária de 25 litros de leite por vaca, fábrica de ração, suinocultura, piscicultura, caprinocultura, equinocultura, ovinocultura e granjas de aves.

O ingresso é feito por meio do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Medicina Veterinária do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet!

A maioria dessas faculdades usam o Enem como forma de ingresso. Então não tem como escapar de fazer o exame.

Já que ele é inevitável, que tal se preparar respondendo questões?

Acesse o Simulado Enem do Beduka para isso. Ele é gratuito e pode ser feito quantas vezes você quiser.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.