CursosFaculdades

Quais são as melhores faculdades particulares de Medicina do Brasil?

QUAIS-SÃO-AS-MELHORES-FACULDADES-PARTICULARES-DE-MEDICINA-DO-BRASIL-Melhores faculdades particulares de Medicina no Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

O curso de Medicina é um dos mais socialmente revelantes no Brasil, com alto grau de empregabilidade e rendimentos muito acima da média salarial brasileira. Por isso, muita gente tem interesse em cursá-lo. Você é uma delas? Pois saiba que uma das coisas levadas em conta pelo mercado é o local onde se estudou.

Em geral, as faculdades mais conceituadas passam mais segurança para os clientes, pois acabam se tornando sinônimo de boa formação e preparo. Você não quer algo diferente, não é?

Por isso, nesse artigo apresentamos as melhores faculdades particulares de medicina do país. Confira o ranking e decida em qual instituição de ensino você quer estudar.

Veja aqui nossas dicas de como estudar para passar em medicina!

Como entrar em uma das melhores faculdades particulares de Medicina do Brasil?

Todos os anos, milhares de estudantes prestam vestibulares e fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o objetivo de serem médicos no futuro. A profissão de medicina é uma das mais complexas e difíceis que existem, por isso, é preciso escolher muito bem em qual instituição de ensino ingressar.

Vale lembrar ainda que se você quiser ingressar em uma das melhores faculdades particulares de medicina, é importante saber que a concorrência será bem alta. Para isso, estudar história, filosofia, biologia, redação e outras matérias será extremamente importante.

Vamos te ajudar a escolher em qual instituição estudar, conferindo a lista das melhores faculdades particulares de medicina.

Como já dissemos em outros cursos, o conceito de melhor é sempre relativo. A melhor faculdade particular de medicina para você pode não ser a mesma para mim. Tudo depende do valor da mensalidade, da proximidade com sua residência ou trabalho, dos diferenciais, das possibilidades de estágio, dos professores, das instalações e muitos outros fatores.

Para classificar as melhores instituições, levamos em conta alguns fatores, tais como: nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF), avaliações do Ministério da Educação (MEC), infraestrutura, conteúdo, material, entre outros.

Saiba também quais são as melhores universidades públicas de medicina do Brasil.

Melhores faculdades particulares de Medicina

Não houve atualizações no ranking desde 2019. Estamos deixando o último registro aqui no artigo para consulta do histórico de melhores faculdades.

Este é o ranking das melhores faculdades particulares de Medicina:

  1. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
  2. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC – SP)
  3. Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)
  4. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (BAHIANA)
  5. Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  6. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  7. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  8. Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)
  9. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)

Conheça também as melhores faculdades particulares e públicas de Medicina de São Paulo.

Veja agora os detalhes das melhores faculdades particulares de Medicina do Brasil:

1ª – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Localizada em Porto Alegre, a PUC-RS já formou mais de 3 mil médicos desde a sua fundação em 1969. A instituição tem uma biblioteca inteira dedicada apenas ao curso de medicina e seu próprio hospital-escola, o hospital São Lucas, que conta com laboratórios avançados, uma moderna área de emergência, o instituto de pesquisa biomédicas e uma área para neurologia.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC – SP)

A instituição existe há mais de 50 anos, localizada na Vila Buarque, em São Paulo. A faculdade tem o seu próprio hospital-escola, que é mantido pelo SUS. A faculdade também conta com mais de 40 grupos de pesquisa. A instituição foi eleita pelo Ranking Universitário Folha (RUF) como a melhor faculdade particular de medicina do país.

Para entrar na instituição, você precisa fazer o vestibular da Vunesp. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

Entenda quem pode participar do Prouni

3ª – Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)

Fundada em 1972, a instituição está localizada em Campinas, no estado de São Paulo, e oferece os cursos de Odontologia e Medicina. O corpo docente é formado por mestres, doutores e pós-doutores, sendo o número de profissionais doutores superior à média nacional encontrada nas instituições de ensino.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (BAHIANA)

Fundada em 1953, a Bahiana tem parceria com o SUS, o que permite que seus alunos trabalhem em hospitais públicos da região. Além disso, tem programas de pesquisa por meio de instituições nacionais e internacionais. A instituição ampliou sua estrutura com modernos laboratórios e ambulatórios, além de ter mais de 25 mil livros à disposição dos estudantes.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

O curso de medicina da Universidade de Fortaleza tem uma grande estrutura de bibliotecas, laboratórios, ambulatórios e centros de saúde. A instituição tem convênio com a rede hospitalar da Secretaria de Saúde do estado do Ceará, com a prefeitura de Fortaleza e com o hospital geral Dr. Waldemar de Alcântara, permitindo que seus alunos façam estágios e residências nesses locais.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Fundada em 1950 e localizada em Sorocaba, a unidade de medicina da PUC-SP tem parceria com a rede municipal de saúde, o Centro de Saúde-Escola, o ambulatório geral e de especialidades e o conjunto hospitalar de Sorocaba, ampliando as possibilidades de estágio para os alunos. O estudante pode escolher em qual instituição pode fazer seu estágio, entre as opções então o hospital israelita Albert Einstein, hospital Emílio Ribas ou a Unimed de Sorocaba.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

O curso de Medicina da PUCPR possui um corpo docente altamente qualificado de aproximadamente 250 professores e tutores, a maioria mestres e doutores atuantes na profissão. O curso conta com uma infraestrutura completa composta por Laboratórios de Ciências (Biologia Celular, Histologia, Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, entre outros), além de Ambulatórios e Complexo Hospitalar próprio.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso de Medicina é oferecido em Curitiba e em Londrina.

8ª – Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)

O modelo pedagógico do curso de medicina do CESUPA fundamenta-se no paradigma da integralidade, este modelo organiza-se na concepção pedagógica centrada no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador do processo. Além disso, a faculdade conta com o Módulo de Interação em Saúde na Comunidade (MISC) uma unidade desenvolvida que faz parte de uma proposta educacional baseada na comunidade, com trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)

Com milhares de médicos formados, a EMESCAM foi fundada em 1968 e tem seu próprio hospital-escola, a Santa Casa de Misericórdia. Os alunos também passam por um internato, onde são praticadas atividades em tempo integral. Com nota 4 no Enade, a instituição possui 15 laboratórios diferentes. Dentre eles, o de patologia, genética molecular e imunologia.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Agora que apresentamos as melhores faculdades particulares de Medicina, você pode escolher melhor qual instituição ingressar. Não esqueça de verificar a data dos vestibulares e estudar muito para estar preparado para eles.

Acesse o calendário de vestibulares e saiba todas as etapas para ingressar nas melhores faculdades do Brasil.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.