Faculdades

As 11 melhores faculdades de ciência política do Brasil: Veja como estudar nelas

melhores faculdades de ciência política do brasilAs melhores faculdades de Ciência Política do Brasil
Cronograma do que estudar

A Política é uma área muito importante da vida humana. Nós todos estamos inseridos em relações políticas que são estudadas pelos cientistas políticos. Você pretende ser um deles? Veja quais são as melhores faculdades de ciência política do Brasil e as formas de ingressar nelas.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Quer saber qual profissão combina mais com você? Faça o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional do Brasil e conheça as áreas que mais se encaixam com seu perfil.

O que é Ciência Política?

Quando se fala em política, muitas vezes pensamos apenas na política partidária. Porém, mesmo sendo importantes, os partidos não são tudo na Política.

A Política é a forma pela qual uma sociedade se organiza. E a Ciência Política é a área do estudo que descreve as relações dentro dessa organização.

Por exemplo, o cientista político é responsável por dizer como a democracia funciona no Brasil. Para isso, ele fará a análise dos modos de candidatura (partidária ou independente), do sistema de voto, a cidadania, extensão de direitos e deveres etc.

De modo mais geral, a Ciência Política estuda as relações de poder: como ele é disputado e como é exercido.

Como a Ciência Política surgiu?

A descrição dos sistemas políticos existe desde a antiguidade. Nos seus livros A República e As Leis, Platão fez o exame das formas políticas de seu tempo.

Porém, a Ciência Política ainda estava muito ligada à Filosofia Política. Somente no século XIX é que houve a separação entre as disciplinas.

A Ciência Política ficou com o papel da descrição, enquanto os filósofos pensavam de modo normativo, criando modelos de sociedade, de Estado, etc.

No Brasil, a Ciência Política só se tornou uma disciplina universitária na década de 1960. Primeiro como um curso de pós-graduação, somente anos depois algumas universidades federais começaram a ensinar na graduação, dando grau de bacharel aos egressos.

Vamos conhecer quais são as melhores faculdades de Ciência Política do Brasil.

Quais são as melhores faculdades de Ciência Política do Brasil?

Os cursos de graduação em Ciência Política no Brasil ainda são muito recentes. Por isso, são poucas as universidades que o oferecem.

Em geral, os cientistas políticos estudam alguma área das Ciências Humanas e vão para uma pós-graduação em Ciência Política.

Para quem desejar seguir este caminho, as opções principais são os programas da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Os principais cursos de graduação em Ciência Política são das seguintes universidades:

Lista das melhores faculdades públicas de Ciência Política do Brasil

  • Universidade de Brasília (UNB)
  • Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Fundação Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA (UNIPAMPA)
  • Centro Universitário UNIBTA

Lista das melhores faculdades privadas de Ciência Política do Brasil

  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA) 
  • Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera) 
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 
  • Universidade Paulista (UNIP)

Agora que já conhecemos as melhores faculdades de Ciência Política do Brasil, vamos ver o que se aprende nelas.

O que se aprende na faculdade de Ciência Política?

O estudo da política no Brasil é feito de maneira diversificada. Todos os estudantes de Ciências Humanas acabam tendo alguma disciplina sobre ela no curso, mas só a faculdade de Ciência Política ensina de maneira específica e sistematizada.

As grades curriculares variam de faculdade para faculdade. Contudo, em geral estes assuntos são abordados:

Cronograma de estudos
  • Direito;
  • Relações internacionais;
  • A formação do Estado Moderno;
  • Política externa;
  • Teoria Política;
  • Ética;
  • Economia;
  • Antropologia.

Quais são as áreas de atuação do cientista político?

Os cientistas políticos têm quatro atividades principais:

  • Pesquisa;
  • Ensino;
  • Assessoria;
  • Consultoria.

A pesquisa e a docência são realizadas nas universidades ou em institutos voltados para a política e assuntos que se relacionam com ela, como a economia. Nos campos da assessoria e da consultoria, o cientista político pode auxiliar nas tomadas de decisão de políticos, conselheiros ou administradores públicos.

Quanto ganha um cientista político?

A remuneração dos cientistas políticos depende da área de atuação. Por exemplo, um professor universitário ganha um salário diferente de um assessor.

Além disso, existem as áreas dentro do Estado, divididas entre os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

O salário de um politólogo pode variar entre R$ 1.300,00 e R$ 5.600,00.

Como estudar Ciência Política com a ajuda do Beduka?

Agora que você já sabe quais são as melhores faculdades de Ciência Política do Brasil e o que se aprende nelas, vamos te ajudar a ingressar em uma.

Como vimos, as melhores faculdades são tanto públicas quanto particulares. E o meio principal para conquistar uma vaga nelas é o Enem.

Com ele, você pode disputar uma vaga nas universidades públicas pelo Sisu, nas particulares com bolsa pelo Prouni ou com o Fies.

Quando o assunto é Enem, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te ajuda a treinar para a prova.

É o Simulado Enem do Beduka, uma prova feita com questões das edições antigas do Enem para te ajudar a tirar uma nota alta!

Nosso simulado é adaptável também. Se você quiser responder apenas questões de Humanas, pode. Se quiser só as de Matemática, pode também. Não é legal?

Além disso, ele utiliza o mesmo método de correção da banca do Enem. O Método TRI. Deste modo, simula a nota que você tiraria no exame, caso ele fosse aplicado hoje.

O cronograma do Enem está sendo divulgado, caso você queira saber como fazer o pagamento do Enem em primeira mão, acompanhe o Beduka.

Se você seguir Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem.

Obrigado por ler até aqui!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.