Faculdades

Estudar presencialmente ou EaD? Descubra as principais vantagens e desvantagens do ensino a distância

vantagens e desvantagens do ensino a distânciaVantagens e desvantagens do ensino a distância
Simulado Beduka

O ensino a distância se tornou um modo comum de conseguir um diploma no Brasil. Principalmente por ser de menor custo e ter outros benefícios, muita gente tem optado por estudar com esta modalidade. Neste texto trazemos uma lista com as principais vantagens e desvantagens do ensino a distância e as formas de minimizar estas últimas.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Quer saber qual profissão combina mais com você? Faça o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional do Brasil e conheça as áreas que mais se encaixam com seu perfil. É gratuito!

O que é o ensino a distância?

O ensino a distância é uma modalidade de estudos feita com o auxílio de aparelhos tecnológicos, sem a necessidade de uma sala de aula e da presença física de professores e alunos. Essa é uma forma de aprender que só cresce no Brasil.

Apesar de o método ter ganhado mais espaço com a internet, a prática é antiga. Há muito tempo as pessoas estudavam por correspondências ou em cursos gravados que passavam na televisão, como o Telecurso 2000.

Por um tempo, o EaD (como também é conhecido) ficou mais restrito no ensino formal ao ensino superior. Com a pandemia de Covid-19 de 2020-21 as escolas passaram a adotá-lo.

Isso trouxe muita discussão sobre as vantagens e desvantagens do ensino a distância.

Vamos falar sobre elas mais adiante. Mas antes, vamos conhecer como o EaD é feito no Brasil.

  • Desde 2020 o Sisu oferta vagas de ensino a distância. Saiba tudo isso e muito mais sobre este programa do governo com nosso texto sobre como funciona o Sisu.

Como o ensino à distância pode ser feito no Brasil?

O ensino a distância pode ser adotado de maneiras diferentes para cada nível de ensino no Brasil.

No ensino fundamental e infantil, todas as aulas precisam ser presenciais. Ou seja, não há a possibilidade de EaD. O ensino médio permite que 20% da carga horária seja feita à distância.

O ensino superior tem dois modos: os cursos feitos totalmente à distância e os presenciais, que podem ter 40% de atividades feitas de maneira remota.

Como vimos acima, a pandemia de Covid-19 trouxe modificações nisso de maneira urgente e provisória. As escolas e os cursos superiores presenciais tiveram de se adaptar ao EaD ao longo de 2020 e 2021, voltando ao normal em 2022.

No entanto, o ensino remoto não era necessariamente o EaD, mas a adaptação do tradicional. Isso impediu que todas as vantagens do ensino a distância chegassem aos alunos, sem impedir suas desvantagens.

Por falar em vantagens e desvantagens do ensino a distância, vamos conhecer quais são.

Quais são as vantagens do ensino à distância?

As vantagens e desvantagens do ensino a distância foram tema de muito debate quando as atividades remotas se tornaram realidade no Brasil em todos os níveis da educação. Vamos ver as que foram mais levantadas.

Flexibilidade geográfica

Para acompanhar as aulas, o aluno precisa apenas estar conectado à internet. Isso pode ser feito até mesmo por um aparelho celular e de qualquer lugar do mundo.

Flexibilidade de horários

Além de liberdade geográfica, existe também a liberdade de horários. Essa é mais para as atividades assíncronas, aquelas que não são feitas ao vivo. Encaixam-se nelas as aulas gravadas, a escrita de trabalhos, resolução de questões etc.

Menor pressão social

Dentre as vantagens e desvantagens do ensino a distância, essa é pouco comentada. Com o ensino a distância, os alunos não têm contato direto, evitando a possibilidade de assédios morais que podem acontecer no ambiente escolar. Isso se refere principalmente às agressões físicas possíveis.

Ritmo de aprendizado personalizado

É muito ruim quando os alunos são cobrados pelo desempenho dos colegas. Isso acaba desmotivando muita gente. Mas com o EaD o aluno avança de acordo com seu próprio ritmo.

Conteúdo personalizado

Com o ensino a distância, as matérias podem ser personalizadas segundo os objetivos e gostos do aluno.

Beduka Bolsas Direito

Comunicação multimídia

A forma de comunicação é a mais variada possível, podendo ser feita por vídeos, áudios e textos.

Melhor controle de turma

Numa sala virtual, o professor tem mais condições de evitar conversas paralelas ao assunto e distrações.

Variação de atividades

As atividades com o ensino a distância podem ser feitas de maneira síncrona ou assíncrona, com uso de métodos ativos de aprendizagem.

Plataformas digitais

Com elas e suas funções, o ensino se torna mais dinâmico e o atendimento fica personalizado para os estudantes.

Menor custo e inclusão social

Os cursos à distância tendem a ser mais baratos do que os presenciais. Isso facilita bastante para aqueles que querem ter o nível superior, mas não podem pagar uma mensalidade muito cara. Desta forma, colabora também para a inclusão social.

Bom, a parte positiva da nossa lista de vantagens e desvantagens do ensino a distância acabou. Vamos para a parte negativa. 

Desvantagens do ensino a distância

Dificuldade de concentração

Apesar de não haver as distrações que o ensino presencial pode trazer, a internet também tem muitas outras que tornam difícil a concentração. Isso vai exigir uma maior dedicação e, no caso dos adolescentes, um controle maior dos pais.

Falta de contato presencial

Muitos que estudaram no ensino remoto reclamaram da falta de contato, da impossibilidade de olhar nos olhos de colegas e professores. Isso pode ser diminuído com trabalhos em grupo e videoconferências.

Necessidade de gestão de tempo

Com a flexibilidade de tempo, pode ser que você fique um pouco relaxado e não faça uma boa gestão dele. Assim, isso pode ser listado, tanto como positivo quanto negativo na nossa lista de vantagens e desvantagens do ensino a distância.

Dificuldade de acesso a internet

Algumas pessoas podem manifestar a dificuldade com aparelhos e com a internet, seja a lentidão ou até mesmo a impossibilidade de acesso

Uso excessivo de telas

Muitos estudos apontam que o uso prolongado de telas pode prejudicar a visão e a atenção dos alunos. Mas isso pode ser resolvido por meio das atividades feitas offline.

Conecte-se à faculdade com a ajuda do Beduka!

Agora você já sabe as vantagens e desvantagens do ensino a distância e como minimizar as partes negativas dele.

Vimos lá em cima que essa modalidade de ensino só cresce no país, principalmente no nível superior. O Beduka pode te ajudar a ingressar na faculdade dos seus sonhos.

Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!

Acesse nosso perfil do Instagram e fique por dentro das novidades sobre o Enem e os cursos de ensino superior.

Obrigado por ter lido até aqui

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador