DicasFaculdades

Conheça as melhores faculdades de gastronomia em Recife! Já pensou em ser chef? Saiba onde estudar

Conheça as melhores faculdades de gastronomia em Recifefaculdades gastronomia
Sala do Saber - melhor cursinho online

Gostar de cozinhar muita gente gosta, mas já pensou em transformar esse interesse na sua profissão? Se sim, este é o texto certo para você! Descubra quais as melhores faculdades de gastronomia em Recife, além de informações importantes sobre este curso!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Problemas para descobrir a profissão ideal para você? Conheça o Raio-X do Beduka! Ele é um teste vocacional que te ajuda a nortear a escolha da sua carreira!

Aproveite também para entender como funciona a prova do Enade, exame do MEC que avalia os cursos de graduação do país.

Existe curso superior de gastronomia?

Claro que sim! Esta é uma dúvida muito comum e acontece por causa dos cursos profissionalizantes na área, que são mais curtos e práticos. Contudo, muitas pessoas optam pela graduação em gastronomia para obter um diploma superior e dominar todos os aspectos da profissão.

Nesse sentido, é até muito interessante você ter a oportunidade de se graduar no ensino superior e, posteriormente, seguir a profissão dentro do mercado gastronômico. 

Além de muitos aprendizados, a experiência que uma faculdade proporciona pode ser muito importante na sua formação pessoal!

Aliás, se você não sabe como escolher um curso superior ou ainda tem dúvidas sobre o que é bacharelado ou tecnólogo, leia esse artigo.

  • Já pensou em usar o Instagram para estudar um pouquinho? Acesse o perfil do Beduka e tenha acesso às melhores dicas de estudo. Aproveite!

Quanto tempo dura o curso de gastronomia?

O curso superior nesta área funciona de uma maneira um pouco diferente de outras áreas convencionais. Devido às dinâmicas e os conteúdos aprendidos serem bem diferentes, a duração média de uma graduação em gastronomia é de 4 a 6 semestres (2 a 3 anos).

Por outro lado, existem graduações de gastronomia em que o estudante pode obter o título de bacharel na área. Nestes casos, o curso pode ultrapassar 8 semestres (4 anos) de duração.

Quanto custa uma faculdade de gastronomia?

Vamos falar de valores! O curso de gastronomia varia bem de valor de acordo com a faculdade e a região do país. De todo modo, a mensalidade em uma graduação na área custa aproximadamente em torno de R$400,00 a R$1.000,00.

Lembrando também que existem várias faculdades públicas excelentes espalhadas pelo Brasil e muitas delas podem ofertar o curso de gastronomia. Geralmente, estas faculdades utilizam o Enem como método de inserção às vagas disponíveis.

Se optar por esse caminho, saiba aqui qual foi a nota de corte em gastronomia no último Sisu.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Quais são as melhores faculdades de gastronomia em Recife?

Se você é de Recife, ou pensa em se mudar para lá, e tem interesse em cursar gastronomia pode ficar tranquilo, existem várias faculdades excelentes que oferecem este curso na cidade! 

Sabemos que escolher em qual faculdade estudar não é nada fácil. Por isso, montamos um ranking para você com as melhores faculdades de gastronomia em Recife. Ele foi baseado nas opções oferecidas no nosso Buscador de Faculdades e em informações do próprio MEC. Veja a lista:

  • UNINASSAU
  • UNINABUCO
  • UNICESUMAR
  • ESTÁCIO DE SÁ
  • FACAP
  • UNIVERSO

Dentre as melhores faculdades de gastronomia em Recife destacamos a UNINASSAU.

Esta faculdade possui uma ótima avaliação do MEC em relação ao corpo docente, aos recursos pedagógicos utilizados e as instalações. Além disso, o curso é oferecido no modelo presencial e pelo sistema EAD (Ensino à Distância), trazendo mais flexibilidade e oportunidades! 

  • Quer ter acesso fácil às melhores faculdades de gastronomia em Recife e muitas outras perto de você? Acesse o buscador de faculdade do Beduka! Lá você irá encontrar mais informações sobre as instituições e valores referentes às matrículas!

O que se aprende em um curso de gastronomia?

Que se aprende a cozinhar é muito óbvio, mas vamos entender isto melhor?

Ao estudar em uma das melhores faculdades de gastronomia em Recife ou outra localidade do Brasil, você aprende diversas técnicas e escolhas culinárias!

Muito mais do que saber como temperar a comida, uma graduação em gastronomia te dará repertório para diversificar seus pratos, além de te dar a oportunidade de criar suas próprias combinações.

Este repertório também é muito importante quando pensamos no mercado de trabalho. Quanto maior for o seu “cardápio pessoal”, maiores serão as chances de você ser contratado como cozinheiro ou chef de cozinha.

Outro ponto importante é que essa diversidade possibilita explorar diversas culinárias em uma possível especialização. Tem tanta comida típica gostosa por aí, será que você já sabe a sua favorita?!

  • Esperamos que o resumo com as melhores faculdades de gastronomia em Recife tenha te ajudado! Lembre-se: o Beduka está aqui para colaborar com a sua conquista da vaga dos sonhos no ensino superior!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.