Prouni 2024

Bolsista do Prouni pode trancar a faculdade? Veja todas as regras!

bolsista do prouni pode trancar faculdade
Instagram Beduka

Você já deve ter passado por momentos em que conciliar estudos e outras demandas ficou muito difícil e diversas áreas da vida ficaram se chocando e atrapalhando. Isso é algo comum na vida do estudante.

A solução costuma ser trancar a matrícula, organizar-se e depois voltar. Mas será que todo mundo pode fazer isso? Algumas pessoas que possuem bolsas do Prouni ficam com receio de perder o benefício por ter de se ausentar da faculdade. Mas vamos te tranquilizar.

Continue lendo e descubra se o bolsista do Prouni pode trancar a faculdade e quais são as implicações caso ele faça o trancamento.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante bolsas de estudos de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

Bolsista do Prouni pode trancar a faculdade?

Sim, um bolsista pelo Prouni pode trancar a faculdade. Mas existem condições para isso e um prazo definido anteriormente!

A bolsa do Prouni tem duração total de 8 anos. Para trancar sua matrícula, o aluno deve se dirigir à secretaria da faculdade em que estuda e pedir que o usufruto do benefício seja interrompido.

Contudo, o período em que a bolsa estiver suspensa será computado do prazo total concedido, pois ele é considerado como de efetiva utilização. Ou seja, o período de trancamento é visto como um período de uso real da bolsa, e será descontado dos anos totais que ela valerá.

Por exemplo, se você trancar por um ano, depois de já ter cursado dois, significa que você só terá mais 5 anos de validade da bolsa.

Será preciso explicar os motivos que estão levando o estudante a buscar o trancamento. De modo geral, as justificativas aceitas são aquelas que não dependem da vontade do aluno, como demissão do emprego, gravidez, tratamento de saúde.

O que faz perder a bolsa do Prouni?

Existe a possibilidade de perder a bolsa do Prouni por diversos motivos, mas os principais são a evasão e a não aprovação num mínimo de 75% das disciplinas cursadas em cada período. É preciso evitar ambas!

Sabemos que é bem difícil para quem trabalha e estuda conseguir manter a frequência e um rendimento muito alto. O cansaço físico e mental atrapalha bastante e muitas vezes a desistência é uma tentação muito forte.

Mas o abandono das aulas não é a recomendação para resolver os problemas. Agora que você já sabe que o bolsista do Prouni pode trancar a faculdade, tem a opção de pedir um tempo para organizar a vida e voltar depois aos estudos.

Lembre-se que conquistar uma vaga por este programa não é nada fácil e que ela é parte da realização do seu sonho! Portanto, assim que for possível, volte para a faculdade.

Cronograma de estudos

Agora que você já sabe se trancar a faculdade perde a bolsa, descubra por quanto tempo um bolsista do Prouni pode trancar sua

Por quanto tempo o bolsista do Prouni pode trancar a faculdade?

O limite de tempo que o bolsista do Prouni pode trancar a faculdade é de dois anos. Isso equivale a quatro períodos letivos.

Vale lembrar que cada instituição de ensino tem suas próprias normas. Por isso é necessário estar atento às informações que a secretaria vai te dar sobre esse tema.

O currículo também é algo a se dar atenção. Às vezes podem ocorrer modificações na grade curricular do seu curso de um semestre para outro, o que implica em uma adaptação no retorno.

Ah, como cada bolsista tem 8 anos de usufruto do programa, é preciso estar atento ao momento do trancamento e a quantidade de disciplinas que ainda faltam cumprir. Isso vai evitar que você tranque o curso com pouco tempo faltando para concluir o período de vigor da bolsa.

Quais são as regras para o bolsista do Prouni trancar a faculdade?

Existem dois requisitos básicos que possibilitam o trancamento da matrícula.

O primeiro é ter cursado um semestre letivo com a bolsa em vigor. O segundo é ter um aproveitamento acadêmico mínimo de 75%

Isso vale tanto para os que foram contemplados com uma bolsa parcial, quanto para os de bolsa integral.

Ao cumpri-los, o bolsista do Prouni pode trancar a faculdade.

Como ganhar uma bolsa sem o Prouni?

Como se sabe, algumas instituições financiam os estudos de alunos que se encaixam nos seus programas. O Beduka é uma delas!

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Siga o Beduka nas redes sociais! Estamos no Pinterest e no Instagram sempre com as melhores novidades quando o assunto é Enem e Vestibulares. Te esperamos por lá!

Esperamos ter respondido sua pergunta “Se trancar a faculdade perde a bolsa?”. Obrigada por ler até o final!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.