Alusões históricas e as citações filosóficas são dois recursos que podem ser utilizados na redação do Enem e que valorizam o texto. Saiba como utilizá-los e, dessa forma, chegar mais perto de tirar a nota máxima na dissertação.
Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:
Quer aumentar suas chances de conseguir a redação nota 1000 no ENEM deste ano? Aprenda a usar alusões históricas e citações filosóficas para demonstrar pleno domínio do tema proposto.
Neste artigo abordaremos não só o que é uma alusão histórica e uma citação filosófica para redação, mas também apresentaremos algumas delas que podem ser consideradas “coringas” porque podem se encaixar em praticamente qualquer tema. Assim você não será pego(a) de surpresa.
O blog do Beduka tem muitas dicas sobre redação e esta é mais uma delas, não deixe de conferir as palavras que mais enriquecem uma redação dissertativa argumentativa, saiba como fazer o correto uso da vírgula e também o uso da crase.
Tanto as questões em geral do Enem, como as redações, envolvem alguns tipos de intertextualidade com outras áreas do conhecimento, pois trata-se de uma prova interdisciplinar. Se ao escrever você demonstrar que um tema se relaciona a outras áreas do conhecimento de forma coerente, suas chances de ter uma nota alta na redação do Enem são muito maiores.
Estude para o Enem com o Simulado Enem do Beduka. É gratuito!
- Alusões históricas no Enem- tipos de intertextualidade
- Alusões históricas para qualquer tema – exemplos
- Citações de filósofos para Redação – outro tipo de intertextualidade
- Citações filosóficas coringas para qualquer redação
Alusões históricas no Enem- tipos de Intertextualidade:
O que é uma alusão histórica?
Aludir é fazer referência, como se estivesse apontando, lembrando. Pode-se fazer alusões a pessoas, a fatos, períodos históricos, a outros textos, etc.
As alusões históricas são muito bem vindas nas redações do ENEM. Você se depara com um tema, normalmente atual, e percebe que houve um período histórico do Brasil ou do mundo que se relaciona com ele e pode enriquecer sua redação. Tendo percebido isso, o que você faz? A alusão histórica.
Saiba quais são as principais ideias de Karl Marx.
Alusões históricas para qualquer tema – Exemplos
Estas alusões poderão ser usadas em muitos temas diferentes, use sua criatividade e mande muito bem.
1 – Alusão à Grécia Antiga
A Grécia é o berço da mitologia mais conhecida no ocidente e lar dos primeiros filósofos (Confira aqui os filósofos que mais caem no Enem). Mencionar os mitos gregos, algum personagem famoso da literatura grega, etc, demonstrará domínio do tema proposto e habilidade com tipos de intertextualidade.
Facilmente essa alusão histórica pode ser feita em relação à:
- Política
- Arte
- Literatura
- Mitos
- Cultura, etc…
2 – Alusão histórica à Revolução industrial
Você se lembra da revolução Industrial que começou na Inglaterra e se espalhou pelo mundo? As fábricas tomaram conta do cenário, transformaram o ambiente, os produtos eram feitos em série e em maior quantidade, os trabalhadores eram explorados, e outros importantes marcos aconteceram nessa época.
Pois bem, este fato pode ser usado para se fazer alusão histórica à:
- Direitos trabalhistas
- Dignidade do ser humano
- Consumismo
- Poluição
- Meio ambiente
- Êxodo Rural, etc…
3 – Referência à II Guerra Mundial
O mundo dividido em guerra, bombas atômicas explodindo, holocausto, fascismo, nazismo, comunismo, liberalismo…Tudo isso e muito mais envolvido neste período da história.
Mais Alusões possíveis:
- Respeito ao diferente
- Negociações Internacionais
- Tratados de Paz
- Conflitos internacionais
- Alianças de mesmo interesse econômico, etc…
Essas três são bem famosas e as possibilidades de seus usos são muitas.
Lembre-se, ao fazer alusão histórica você estará ligando um evento da humanidade de forma comparativa a outro tema. Use também, novelas filmes e quadrinhos (Também é possível contrapor a ficção à realidade).
Veja também um exemplo de uma redação com uma alusão feita a um poema de Drummond, aqui!
Citações de filósofos para redação- outro tipo de intertextualidade
O que é uma citação?
Qual a diferença entre alusão e citação?
Por meio da citação você faz referência ao pensamento, frase, texto, livro de um autor e o identifica. A diferença entre alusão e citação é que a alusão faz uma referência explícita ou implícita ao tema referenciado, enquanto a citação está diretamente ligada à propriedade intelectual do autor, fazendo referência explícita. A citação trás as palavras do próprio autor!
Tem sido muito comum os alunos fazerem referências aos filósofos, usando a citação filosófica. Elas são frases dos filósofos que podem ser interpretadas e encaixadas no tema para ajudar a desenvolver o assunto e demonstrar domínio e conhecimento.
Exemplos de citações filosóficas coringas para qualquer redação!
Sobre educação
- “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens.” Pitágoras
Sobre Política
- “A base da sociedade é a justiça” Aristóteles
Sobre a sociedade
- “Ter o direito de fazer uma coisa não é, em absoluto, estar certo em fazê-la.” Chesterton
Sobre globalização
- “A globalização encurtou as distâncias métricas, aumentando muito mais as distâncias afetivas.” Jaak Bosmans
Sobre Economia
- “O preço é uma coisa maluca e incalculável, enquanto o Valor é uma coisa intrínseca e indestrutível.” Chesterton
Sobre Arte
“A arte deve propender ao bom e ao verdadeiro mediante o belo e afastar do mau e falso mediante o horrendo” Carlos Nougué
Sobre a mudança
- “Nada é permanente, salvo a mudança.” Heráclito
Sobre o saber
- “Só sei que nada sei” Sócrates
Sobre a história
- “Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo” George Santayana
Ufa! Já é um número bom de citações filosóficas. Mais do que isso não é necessário e elas podem ser usadas de formas variadas.
ATENÇÃO: Ao fazer citações de filósofos para redação tenha cuidado para não escolher uma muito longa. Elas são boas mas o que os corretores mais querem ver são as suas palavras, então nada de encher o texto de citações filosóficas para ocupar espaço.
Isso será entendido como “encheção de linguiça.
Entendeu esses tipos de intertextualidade que podem ser usados no Exame Nacional do Ensino Médio?
Comente e compartilhe!
Ajude seus amigos a entender como fazer alusão histórica e citação filosófica para redação ENEM.
Beduka é um buscador de faculdades. Você busca por um curso e encontra as todas as faculdades da sua região e do Brasil, descobre os seus diferenciais, os valores das mensalidades, os salários dos profissionais e muito mais. ENCONTRE SUA FACULDADE AQUI!
Você também pode se interessar por essas outras dicas:
- As 3 Leis de Newton – Dinâmica – Física
- Química Inorgânica – Aprenda facilmente
- Quais são as principais ideias de Platão?
Acompanhe o Beduka no Facebook e no Instagram. Nos ajude a crescer e ajudar cada vez mais pessoas com essas dicas.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!
2 Comentários
Seria interessante exemplificar as alusões com textos das redações nota 1000, assim, aproximaríamos a gramática em consonância com a prática de escrita. Encontro explicações maravilhosas, mas percebo lacunas na exemplificação da gramática em textos dissertativos, onde não haja narrativas nem descrições, e sim situações de escrita acadêmica.
Oi, Elaine. Agradecemos a sugestão, está anotada!