Enem

Como fazer faculdade no exterior pelo Enem? Saiba todos os detalhes!

Como fazer faculdade no exterior pelo Enem?Como fazer faculdade no exterior pelo Enem?
Cronograma do que estudar

Seu sonho é fazer faculdade em outro país? Saiba que com a nota do Enem é possível ingressar em universidades estrangeiras! Neste artigo, contamos tudo o que você precisa saber sobre como fazer faculdade no exterior pelo Enem e ainda listamos as 10 melhores universidades estrangeiras onde é possível ingressar com a nota do exame!

Clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

Está em dúvida sobre qual profissão e curso seguir? O Raio-x do Beduka faz uma análise pessoal e mostra as carreiras que mais combinam com o seu perfil de forma gratuita!

O que é o Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova elaborada e aplicada pelo MEC com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio.

Além disso, a nota do Enem também serve para a entrada em universidades públicas por meio do Sisu e para o ingresso em instituições particulares, com a concessão de bolsas (Prouni) e financiamento estudantil (Fies).

Conheça mais sobre esses programas aqui:

Mas você sabia que além de todos esses programas federais para a entrada em universidades no Brasil, a nota do Enem também pode ser utilizada para fazer faculdade em outros países?

A seguir vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre como fazer faculdade no exterior pelo Enem.

Como fazer faculdade no exterior pelo Enem?

De modo geral, podemos dizer que os processos de utilização da nota do Enem para entrar em faculdades no exterior variam de instituição para instituição. Além disso, também temos que levar em conta as exigências específicas de cada país.

Algumas das melhores universidades do mundo costumam ter processos rigorosos próprios de admissão e o desempenho no Enem não é contabilizado.

Já outros países, como é o caso da Alemanha, possuem processos semelhantes ao Enem, mas também não aceitam o exame brasileiro para a entrada no curso superior.

O país onde o Enem é amplamente aceito para o ingresso em instituições de ensino superior é Portugal, pois há um acordo entre o governo dos dois países. 

A maioria dos países conta com alguns requisitos mínimos para o ingresso de estudantes estrangeiros em suas universidades, conheça alguns deles a seguir:

  • Bom desempenho no Enem;
  • Boas notas no Histórico Escolar;
  • Exame de proficiência no idioma do país;
  • Certificação em atividades extracurriculares;
  • Cartas de motivação e recomendação.

Agora que você já sabe como fazer faculdade no exterior pelo Enem, conheça a seguir as 10 melhores universidades estrangeiras que aceitam a nota do Enem!

Conheça 10 universidades estrangeiras que aceitam a nota do Enem

1 – Universidade de Lisboa, Portugal

De acordo com o site da Universidade de Lisboa, os candidatos de nacionalidade brasileira, que completaram o ensino médio no Brasil, podem aplicar suas notas obtidas no Enem.

Para isso, os estudantes devem obter uma classificação mínima nas áreas de conhecimento necessárias para o curso escolhido. Cada departamento possui seus critérios e pré-requisitos (ex: aptidão física, comunicação interpessoal, etc).

Encontre mais informações no site da universidade, onde constam seus respectivos editais.

2 – Universidade de Coimbra, Portugal

Para ingressar na Universidade de Coimbra, o processo é bastante dinâmico. Basta acessar o site da instituição e seguir o passo a passo disponibilizado.

Entre as etapas estão: escolher o curso e verificar se as notas obtidas no Enem são suficientes para a modalidade e a conferência dos requisitos de nacionalidade e pré-requisitos do curso escolhido.

Em seguida, serão apresentadas as mensalidades e outros custos que o estudante terá que arcar. Ao finalizar esses passos, o candidato poderá realizar sua inscrição no próprio site.

Mas não é só em Portugal que você pode estudar. Leia até o final para saber como fazer faculdade no exterior pelo Enem. 

3 – Universidade de Oxford, Reino Unido

A universidade inglesa mais antiga e respeitada da Europa oferece vagas para estudantes brasileiros. Entretanto, o processo é bastante trabalhoso.

Entre os requisitos para a entrada na universidade estão: 

  • Escrever uma carta de motivação explicando por que você pretende estudar na instituição;
  • Obter cartas de recomendação (escritas por seus antigos professores e diretores);
  • Realizar os testes padronizados SAT ou ACT.

Além disso, os estudantes brasileiros precisam fornecer uma série de documentos, sua nota do Enem, histórico escolar e certificado de proficiência em inglês. A universidade também costuma realizar uma entrevista com uma banca examinadora.

4 – Universidade de Kingston, Reino Unido 

No site da Universidade de Kingston estão os seguintes requisitos para a entrada de estudantes brasileiros: 

Certificado de conclusão do ensino médio e média geral do Enem com aproveitamento maior que 55%.

Além desses requisitos, qualificações profissionais e experiências de trabalho também podem ser levadas em consideração durante a inscrição.

Cronograma de estudos

Está gostando de saber mais sobre como fazer faculdade no exterior pelo Enem? Continue lendo o artigo para conhecer mais universidades estrangeiras que aceitam a nota do exame!

5 – Universidade de Bristol, Reino Unido

Segundo consta no próprio site da Universidade de Bristol, cerca de um a cada quatro estudantes da instituição é brasileiro!

Para ingressar na Universidade de Bristol, o estudante precisa fazer sua inscrição no Serviço de Admissão em Universidades e Faculdades (UCAS). 

Os requisitos de entrada variam a cada curso. Em função disso, é preciso verificar nas listas dos cursos de graduação os detalhes de requisitos específicos.

6 – Universidade Paris-Saclay, França

Na França, o processo para a entrada no ensino superior por meio do Enem é bastante complexa. Isso porque as instituições costumam exigir que os candidatos tenham sido aprovados anteriormente no Brasil em cursos semelhantes ao que estão aplicando no país europeu.

Uma das instituições francesas que aceita estudantes brasileiros com a nota do Enem, é a Université Paris-Saclay, onde o candidato, além de obter a pontuação mínima exigida pelo Enem, deve comprovar o domínio no idioma francês e ter boas notas em seu histórico escolar.

A América do Norte também se coloca como opção. Quer saber como fazer faculdade no exterior pelo Enem? Veja a seguir universidades que não estão na Europa. 

7 – Universidade de Nova York, EUA

A New York University é conhecida como uma das universidades “mais internacionais” do mundo! Possuindo programas de estudo em mais de 25 países.

Recentemente, a universidade optou por aceitar estudantes com a nota do Enem para todos os cursos de graduação. 

Isso aconteceu graças a substituição das provas padronizadas tradicionais (SAT ou ACT), que deixaram de ser um requisito para a entrada de estudantes estrangeiros na universidade.

8 – Universidade de Northeastern, EUA

A Universidade de Northeastern, localizada em Boston, permite a entrada de estudantes através da média obtida no Enem. 

No entanto, para aplicar a uma graduação na Northeastern University, é preciso ficar atento ao cronograma da instituição e realizar o Common Application.

9 – Universidade de Toronto, Canadá

Considerada uma das melhores do país, a Universidade de Toronto utiliza a pontuação obtida no Enem e o histórico escolar do candidato para o ingresso em seus cursos de graduação. 

Além disso, a instituição também exige certificado de proficiência no inglês. Encontre todas as informações aqui. 

10 – Universidade College Dublin, Irlanda

Como requerimentos gerais, a University College Dublin solicita aos candidatos brasileiros o certificado de conclusão do ensino médio, a nota do ENEM (ou de outros vestibulares grandes, como a Fuvest) e pelo menos um ano cursando alguma universidade reconhecida e com boas notas.

A fluência no inglês também é um dos requisitos obrigatórios. Saiba todas as informações no site da instituição.

O que achou da nossa lista? Conte nos comentários! Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas a respeito de como fazer faculdade no exterior pelo Enem.

Quer entrar em uma das melhores faculdades com bolsa de estudos? A seguir te apresentamos uma oportunidade imperdível!

Entre na faculdade com o Beduka!

O maior objetivo do Beduka é te ver na faculdade! Para isso, você encontra sempre as melhores informações sobre o Enem e demais vestibulares aqui no Blog e em nossas redes sociais.

Mas sabe qual é a melhor ferramenta do Beduka para te ajudar a entrar no curso dos seus sonhos?

Estamos falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma disponível 24 horas, você encontra descontos de 40, 50 e até 65% de desconto na mensalidade!

Essa é a sua chance de fazer um curso superior de qualidade, pagando pouco. Escolha entre as mais 90 opções de cursos, em universidades de excelência! 

Siga o Beduka nas redes sociais. Estamos no Instagram e no Pinterest, trazendo sempre todas as novidades quando o assunto é Enem!

Obrigada por ler até aqui.

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.