Enem

Que dia sai o local da prova do Enem? Saiba tudo aqui!

Que-dia-sai-o-local-de-prova-do-EnemQue dia sai o local de prova do Enem
Cronograma do que estudar

Conhecer o cronograma de um vestibular é parte importante da preparação de um estudante. Não vai adiantar muita coisa estudar tanto se você perder o prazo de inscrição ou simplesmente esquecer quando é a prova ou que dia sai o local de realização do Enem, não é mesmo?

Por isso muitos estudantes deixam desde o começo tudo bem anotado, para evitar qualquer complicação. E vamos te ajudar nisso.

Neste artigo, respondemos todas as suas principais dúvidas sobre que dia sai o local da prova do Enem, como consulta-lo o que levar. Leia até o fim para ficar por dentro de todas as informações necessárias!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem mas ainda não conhece o Simulado Enem do Beduka? Não perca mais tempo! Teste seus conhecimentos com questões de provas anteriores de forma gratuita e personalizável, acesse já!

O que é o Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova desenvolvida e aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de avaliar os estudantes que se formaram no ensino médio.

A nota obtida pelo estudante no Enem, pode ser utilizada para o ingresso em universidades e institutos federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). 

Além disso, o estudante também pode aplicar sua nota para concorrer a uma bolsa de estudos parcial ou integral no ProUni em instituições privadas (Programa Universidade para Todos) ou solicitar financiamento estudantil por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Saiba mais sobre esses programas:

Que dia sai o local da prova do Enem?

Algumas datas oficiais sobre o Enem 2023 já foram divulgadas pelo Inep, mas até o momento, não temos informação a respeito do dia da divulgação do local de prova.

No entanto, baseado nos anos anteriores, estima-se que a divulgação do local de prova possa acontecer durante o mês de outubro. Três semanas antes da primeira prova.

Confira a seguir as datas importantes do Enem:

  • Período de inscrição: 08 a 19 de maio de 2023.
  • Isenção da taxa de inscrição: 17 a 28 de abril de 2023.
  • Pagamento das inscrições: 05 a 21 de junho de 2023.
  • Pedido de atendimento especializado: 05 a 16 de junho de 2023.
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 05 a 16 de junho de 2023.
  • Divulgação do local de prova: outubro (provável).
  • Realização das provas: 05 e 12 de novembro de 2023.
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro de 2023.
  • Resultado do Enem: 16 de janeiro de 2024.

Está ansioso para fazer a prova? Não se desespere! Veja aqui 7 dicas para arrasar no Enem.

Esperamos ter tirado suas dúvidas a respeito de que dia sai o local da prova do Enem! Saiba a seguir como consultá-lo.

Como ver o local da prova do Enem?

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os locais de prova podem ser consultados na página do participante.

No chamado “Cartão de Confirmação” estão disponíveis a data, o local e o horário de aplicação das provas. 

Cronograma de estudos

Além dessas informações, também constam: o número de inscrição, a opção de língua estrangeira escolhida pelo participante e dados de atendimento especializado e nome social.

Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que o candidato imprima o cartão de confirmação e leve junto com a caneta preta de tubo transparente e o documento original com foto.

Agora que você já sabe que dia sai o local da prova do Enem e como consultá-lo, entenda o que levar para fazê-la.

O que levar na prova do Enem?

Em geral, o Enem é aplicado nas primeiras semanas do mês de novembro, em dois domingos consecutivos. Em ambos os dias os portões fecham às 13h (horário de Brasília). 

Em função disso, é importante chegar com antecedência no local da prova. Normalmente, a partir das 12h já é possível acessar os locais de aplicação das provas.

No primeiro dia, as provas aplicadas são: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da Redação. 

Já no segundo dia de prova, as áreas de conhecimento abordadas são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

De acordo com o edital, o candidato deve levar os seguintes itens para a realização das provas:

  • Documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte ou CNH) – obrigatório
  • Caneta esferográfica preta com tubo transparente – obrigatório
  • Cartão de confirmação impresso – não obrigatório
  • Alimentos (lanches leves, chocolate, barra de cereais, etc) – não obrigatório
  • Garrafa com água – não obrigatório

Importante: aparelhos eletrônicos (smartphones, tablets, etc), livros, calculadoras, óculos escuros, bonés e entre outros acessórios, são proibidos e devem ser guardados no envelope de porta-objetos. No caso de descumprimento dessas orientações, a inscrição do candidato é cancelada.

Com este artigo sobre que dia sai o local da prova do Enem, esperamos ter ajudado você a se preparar para este exame tão importante.

Mas saiba de mais uma coisa: o Enem não é a única forma de entrar na faculdade dos seus sonhos. A seguir apresentamos uma oportunidade que pode mudar a sua vida! 

Entre na faculdade com o Beduka!

A missão do Beduka é te ajudar a ingressar na universidade e para isso, contamos sempre com os melhores conteúdos, seja aqui no Blog ou em nossas redes sociais.

Porém, sem dúvidas, a melhor ferramenta é o Beduka Bolsas: nossa plataforma de bolsa de estudos! 

Nessa plataforma, a qualquer hora do dia, você pode adquirir uma bolsa de estudos com até 65% de desconto na mensalidade.

Já imaginou fazer o curso dos seus sonhos, em uma excelente universidade, e ainda economizar seu dinheiro? Com o Beduka Bolsas isso é possível, então acesse agora mesmo!

Siga o Beduka nas redes sociais: no Instagram postamos sempre em primeira mão tudo que pode cair no Enem e em nosso Pinterest você encontra os melhores resumos e dicas!

Obrigada por ler até aqui.

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.