Física

Exercícios sobre a 3ª Lei de Newton com Gabarito

3a-lei-de-newtonExercícios sobre a 3a Lei de Newton com Gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Terceira Lei de Newton é conhecida como Lei da Ação e Reação, e afirma que todo corpo que exerce uma força sobre um outro corpo, recebe como resposta uma força de igual intensidade, atuando na mesma direção, porém com sentido oposto. Devido à sua importância, veja nossa lista de exercícios sobre a 3ª Lei de Newton.

Quando você terminar as questões sobre a 3ª Lei de Newton, faça nosso Simulado Enem. Coloque em prática todo o seu estudo, escolhendo as matérias que deseja treinar.

Sabe quando você bate o seu dedinho no canto do armário e tem aquela dor imensa? Pois bem, a 3ª Lei de Newton é capaz de explicar o motivo pelo qual isso ocorre. 

Nós do Beduka preparamos para você uma explicação sobre a Lei de Newton e ao final você terá a oportunidade de colocar em prática todo seu conhecimento fazendo exercícios. Tudo neste post!

A Lei da Ação e Reação

A 3ª Lei de Newton nos diz que quando um corpo A, exerce uma força sobre o corpo B, este mesmo corpo B exerce uma força de igual intensidade sobre o  corpo A, porém com a mesma direção e sentido contrário.

Pareceu complicado? Olhe só este desenho para deixar tudo mais simples:

Exemplo prático da Terceira Lei de Newton

Na imagem, um homem exerce uma força contra o chão. Perceba que o chão também exerce uma força sobre o homem. Características dessas forças:

  • As forças possuem a mesma intensidade;
  • As forças possuem a mesma direção (vertical);
  • As forças possuem sentidos diferentes (uma para baixo, outra para cima).

Sentido é para onde a força aponta (esquerda, direita, para cima ou para baixo);

Direção é em qual linha ela está localizada (horizontal, vertical ou diagonal).

Caso não saiba o que mais cai de Física no Enem, já separamos tudo isso num lugar só.

Fórmula  da 3ª Lei de Newton

Pensando nas explicações dadas acima, sabemos como funciona a Lei de Newton. Porém, como expressá-la de maneira matemática?

Ouvir a palavra “matemática” já pode lhe gerar aquele frio na barriga, mas acredite, essa fórmula é simples e lhe trará muitas vantagens na hora do vestibular. 

Outra dica é: estude também as outras Leis de Newton, elas são fundamentais para que você mande muito bem nas provas!

Fórmula da Terceira Lei de Newton

Sendo assim, sabemos que a força que o corpo A exerce sobre o corpo B é igual a força que o corpo B exerce sobre o corpo A. Contudo, elas possuem sentidos diferentes (representado pelo sinal positivo ou negativo) e direções iguais.

Exercícios sobre a 3ª Lei de Newton

Chegou o momento de colocar em prática todo o seu conhecimento fazendo exercícios sobre a 3ª Lei de Newton

Parabéns por ter lido até aqui!!! 

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (UFTM) Analisando as Leis de Newton, pode-se concluir corretamente que:

a) O movimento retilíneo e uniforme é consequência da aplicação de uma força constante sobre o corpo que se move.

b) A lei da inércia prevê a existência de referenciais inerciais absolutos, em repouso, como é o caso do centro de nossa galáxia.

c) Para toda ação existe uma reação correspondente, sendo exemplo dessa circunstância a força normal, que é reação à força peso sobre objetos apoiados em superfícies planas.

d) Se um corpo é dotado de aceleração, esta certamente é consequência da ação de uma força, ou de um conjunto de forças de resultante diferente de zero, agindo sobre o corpo.

e) A força centrífuga é uma força que surge em decorrência da lei da inércia sobre corpos que obedecem a um movimento circular e que têm como reação a força centrípeta.

Questão 2 – (FEI-SP) Um dinamômetro possui suas duas extremidades presas a duas cordas. Duas pessoas puxam as cordas na mesma direção e sentidos opostos, com força de mesma intensidade F = 100N. Quanto marcará o dinamômetro?

Exemplo prático para a questão de Terceira Lei de Newton

a) 200N

b) 0

c) 400N

d) 50N

e) 100N

Questão 3 – (Enem – 2018)  Durante uma faxina, a mãe pediu que o filho a ajudasse, deslocando um móvel para mudá-lo de lugar. Para escapar da tarefa, o filho disse ter aprendido na escola que não poderia puxar o móvel, pois a Terceira Lei de Newton define que se puxar o móvel, o móvel o puxará igualmente de volta, e assim não conseguirá exercer uma força que possa colocá-lo em movimento.

Qual argumento a mãe utilizará para apontar o erro de interpretação do garoto? 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

a) A força de ação é aquela exercida pelo garoto.

b) A força resultante sobre o móvel é sempre nula.

c) As forças que o chão exerce sobre o garoto se anulam.

d) A força de ação é um pouco maior que a força de reação.

e) O par de forças de ação e reação não atua em um mesmo corpo.

Questão 4 – (IFSC) Um pássaro está em pé sobre uma das mãos de um garoto. É CORRETO afirmar que a reação à força que o pássaro exerce sobre a mão do garoto é a força:

a) da Terra sobre a mão do garoto.

b) do pássaro sobre a mão do garoto.

c) da Terra sobre o pássaro.

d) do pássaro sobre a Terra.

e) da mão do garoto sobre o pássaro

Questão 5 – (UERN) Duas esferas metálicas idênticas estão carregadas com cargas elétricas de sinais iguais e módulos diferentes e se encontram situadas no vácuo, separadas uma da outra por uma distância x. Sobre a forca elétrica, que atua em cada uma dessas esferas, tem-se que são:

a) iguais em módulo e possuem sentidos opostos.

b) iguais em módulo e possuem o mesmo sentido.

c) diferentes em módulo e possuem sentidos opostos.

d) diferentes em módulo e possuem o mesmo sentido.

Respostas dos exercícios sobre a 3ª Lei de Newton

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: d) Se um corpo é dotado de aceleração, esta certamente é consequência da ação de uma força, ou de um conjunto de forças de resultante diferente de zero, agindo sobre o corpo.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) 100N

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: e) O par de forças de ação e reação não atua em um mesmo corpo.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: e) da mão do garoto sobre o pássaro

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: a) iguais em módulo e possuem sentidos opostos.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre a Lei de Newton? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários

  • O gabarito do primeiro item está errado. A força normal não é reação a força peso, pois essas duas forças tem a origem no mesmo corpo. Meu prof de Física no IFCE deixou isso bem claro hoje.