A Guerra do Paraguai foi o maior conflito da história da América do Sul, que ocorreu entre 1864 e 1870 e teve como causa a luta de interesses entre os países e a tentativa do Paraguai em conquistar a região da Bacia da Prata. Faça os exercícios e leia o Resumo da Guerra do Paraguai para ficar por dentro de toda a matéria.
Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:
- Resumo da Guerra do Paraguai
- Quais foram as causas da Guerra do Paraguai
- Resumo do desenvolvimento da Guerra do Paraguai
- Quais foram as consequências da Guerra do Paraguai?
- Exercícios sobre a Guerra do Paraguai
- Gabarito dos exercícios sobre a Guerra do Paraguai
Ei, você está estudando para o Enem? Se ainda não tiver certeza do curso que quer fazer, descubra com o Raio-X Beduka! Ele é o melhor teste vocacional gratuito da internet!
O resumo da Guerra do Paraguai é bastante cobrado nos principais vestibulares, um exemplo é o ENEM, no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Aproveite e faça os exercícios sobre a Guerra do Paraguai para entender melhor sobre a matéria.
Resumo da Guerra do Paraguai
A Guerra do Paraguai foi um conflito armado internacional que ocorreu no século XIX na América do Sul. O conflito foi provocado pelo surgimento de Estados nacionais e pelas rivalidades na região do Rio da Prata, fazendo com que a economia e a população paraguaias fossem destruídas.
Essa guerra também possui o nome de Guerra da Tríplice Aliança na Argentina e no Uruguai. Já no Paraguai é nomeada de Guerra Grande. O conflito durou cerca de seis anos, iniciando em dezembro de 1864 até o fim do ano de 1870, após o falecimento de Francisco Solano López, ditador do Paraguai.
Quais foram as causas da Guerra do Paraguai?
A região Platina é composta por três rios bastante importantes: Paraguai, Paraná e Uruguai, que formam a Bacia do Rio da Prata. Eles comunicam entre si, permitindo a existência de uma intensa vida comercial.
O comércio era realizado principalmente nesses rios. Nos tempos coloniais, toda prata que era extraída do Peru e da Bolívia era comercializada por meio deles, sendo o principal meio de exportação do Paraguai.
Em 1862, Solano López assumiu a presidência e foi um ditador que permaneceu com a política econômica nacionalista iniciada pelos seus antecessores.
Ele entendia que o Brasil e a Argentina estavam desequilibrando os poderes na região do Prata e desejava também projetar seu país como uma potência local. Por isso, em 1864 começou a se mobilizar para a uma possível guerra.
Em novembro de 1864, Solano López aprisionou Marquês de Olinda, um navio brasileiro que passava pelo Paraguai para chegar ao Mato Grosso. O ditador tomou essa atitude pois desconfiava que existiam armas escondidas dentro do porão.
Após o ocorrido, as tropas paraguaias passaram pelo território argentino sem a permissão das autoridades locais e conquistaram o Rio Grande do Sul. Pouco tempo depois, na Batalha do Riachuelo, o território foi reconquistado.
A principal causa da guerra foi o fato do ditador Francisco Solano tentar conquistar as terras na região da Bacia da Prata, com o objetivo de ter uma saída do território do Paraguai para o Oceano Atlântico.
Resumo do desenvolvimento da Guerra do Paraguai
- Início em novembro de 1864, após o navio brasileiro ser apreendido pelos paraguaios;
- Invasão do Mato Grosso pelo Paraguai, no ano de 1864;
- Em 1865 as tropas paraguaias entraram na Argentina e posteriormente no Rio Grande do Sul;
- Brasil, Argentina e Uruguai, em 1865 selam um acordo para que juntos lutassem contra o Paraguai;
- Em 1865 ocorreu a Batalha de Riachuelo, que foi um dos maiores conflitos da guerra. O Paraguai foi derrotado;
- Houve uma invasão no Paraguai em 1866 e, em 1869, os militares brasileiros comandados por Duque de Caxias chegaram em Assunção;
- Fim da da Guerra em 1870 com a morte de Francisco Solano em Cerro Corá.
Quais foram as consequências da Guerra do Paraguai?
A Guerra do Paraguai foi o conflito mais sangrento da história da América Latina. No século XIX, só ficou atrás da Guerra na Crimeia no quesito violência e mortes.
- Houve várias mortes e feridos, cerca de 300 mil pessoas, entre eles civis e militares;
- Em média, 20% da população que habitava no Paraguai foi morta durante a Guerra;
- Destruição de várias indústrias paraguaias e enfraquecimento da economia;
- A economia brasileira, por causa dos investimentos feitos durante a guerra, também foi afetada;
- Aumento da influência da Inglaterra;
- Fortalecimento do exército brasileiro como entidade política, que influenciaria nos rumos do país no final do Império.
Agora que você leu o resumo da Guerra do Paraguai, faça os exercícios e confira no gabarito as respostas.
Exercícios sobre a Guerra do Paraguai
1 – (Vunesp) – “A Guerra chegara ao fim. As cidades, as vilas, as aldeias estavam despovoadas. Sobrevivera um quarto da população – cerca de duzentas mil pessoas – noventa por cento do sexo feminino. Dos vinte mil homens ainda com vida, setenta e cinco por cento eram velhos acima de sessenta anos ou garotos menores de dez anos. Os próprios aliados ficaram abismados com a enormidade da catástrofe, a maior sucedida num país americano” – Mânlio Gancogni e Ivan Boris.
O texto refere-se ao conflito externo em que se envolveu o Império Brasileiro, conhecido como a Guerra:
a) da Cisplatina.
b) do Chaco.
c) de Canudos.
d) do Paraguai.
e) dos Farrapos.
Questão 2 – (UFU-MG) – A Guerra do Paraguai, encerrada em 1870, foi um acontecimento com profundas implicações para os Estados que nela se envolveram militarmente. Considerando seus efeitos sobre o Império Brasileiro, podemos afirmar que:
I. o fortalecimento do exército, a participação de escravos na luta, o endividamento do Brasil e o abalo da opinião pública levaram a uma crise do Império, tendo como efeitos mais imediatos a criação do “Partido Republicano” e a aprovação da “Lei do Ventre Livre”.
II. a vitória brasileira possibilitou a reanexação da Cisplatina ao território do Império, repercutindo favoravelmente na opinião pública nacional e internacional.
III. o Brasil, com a vitória, conseguiu anexar parte do território do norte do Paraguai, obtendo acesso livre à navegação dos rios Paraná e Paraguai, fundamental à comunicação com o Mato Grosso.
IV. a vitória brasileira não satisfez a Inglaterra, que temia a afirmação do Brasil como uma grande potência econômica e militar na América do Sul. Assim, os ingleses buscaram atingir o Brasil com uma nova campanha contra a escravidão, levando à aprovação da “Lei do Ventre Livre”.
Assinale a alternativa correta:
a) II e III são corretas.
b) I e II são corretas.
c) I e III são corretas.
d) II e IV são corretas.
Questão 3 – (Enem-2010) – Substitui-se então uma história crítica, profunda, por uma crônica de detalhes onde o patriotismo e a bravura dos nossos soldados encobrem a vilania dos motivos que levaram a Inglaterra a armar brasileiros e argentinos para a destruição da mais gloriosa república que já se viu na América Latina, a do Paraguai.
CHIAVENATTO, J. J. Genocídio Americano: a Guerra do Paraguai. São Paulo: Brasiliense, 1979 (adaptado)
O imperialismo inglês, “destruindo o Paraguai, mantém o status quo na América Meridional, impedindo a ascensão do seu único Estado economicamente livre”. Essa teoria conspiratória vai contra a realidade dos fatos e não tem provas documentais. Contudo essa teoria tem alguma repercussão.
DORATIOTO, F. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Cia das Letras, 2002 (adaptado).
Uma leitura dessas narrativas divergentes demonstra que ambas estão refletindo sobre
a) a carência de fontes para a pesquisa sobre os reais motivos dessa Guerra.
b) o caráter positivista das diferentes versões sobre essa Guerra.
c) o resultado das intervenções britânicas nos cenários de batalha.
d) a dificuldade de elaborar explicações convincentes sobre os motivos dessa Guerra.
e) o nível de crueldade das ações do exército brasileiro e argentino durante o conflito.
Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.
Questão 4 – (UFES) – A Guerra do Paraguai, considerada o maior conflito armado da história da América do Sul, além de provocar a morte de inúmeros paraguaios, brasileiros, argentinos e uruguaios, foi a causa do desequilíbrio econômico e do aumento substancial das dívidas externas dos países envolvidos no conflito. Apesar disso, a guerra foi um “bom negócio” para:
a) os paraguaios, que conquistaram territórios estratégicos para seu desenvolvimento na Bacia do Prata;
b) os argentinos, que conquistaram vastas porções do território paraguaio e anexaram áreas do Rio Grande do Sul;
c) os norte-americanos, que aumentaram a sua exportação de açúcar e trigo para o Uruguai e para o Brasil;
d) os brasileiros, que não tiveram grandes prejuízos com a guerra e conquistaram parte do território argentino e paraguaio;
e) os ingleses, que emprestaram milhões de libras para os países da Tríplice Aliança, com juros altos, através de seus bancos.
Questão 5 – (UNEAL) – O final da Guerra do Paraguai acarretou para o Brasil alguns efeitos internos; dentre eles, é incorreto afirmar:
a) crise financeira acarretada pelos empréstimos e dívidas.
b) formação do Exército Nacional Brasileiro como corpo disciplinado e profissional.
c) liberdade aos escravos que participaram da guerra.
d) redução considerável da dívida externa com a Inglaterra, afinal o Brasil saiu vitorioso da guerra.
e) estímulo ao abolicionismo e ao republicanismo pelo contato com regimes políticos diversos.
Questão 6 – (ESA) – Em resposta ao ataque paraguaio à província de Corrientes, em 1865, foi assinado um tratado que deu origem à Tríplice Aliança. Os países que fizeram parte desta Tríplice Aliança foram:
a) Argentina, Brasil e Chile.
b) Argentina, Brasil e Uruguai.
c) Brasil, Uruguai e Paraguai.
d) Brasil, Argentina e Chile.
e) Paraguai, Chile e Argentina.
Questão 7 – (ESA) – Entre as causas da Guerra da Tríplice Aliança temos a (o):
a) disputa pela livre navegação na Bacia do Prata.
b) controle sobre as exportações de prata e estanho vindos da Bolívia.
c) interesse da Inglaterra em dominar o mercado de exportação de erva-mate.
d) desejo do presidente Solano Lopez em anexar o Uruguai.
e) apresamento do Navio Marquês de Olinda, que levava o presidente da província de São Paulo
Questão 8 – (EsPCEx) – Leia atentamente os itens abaixo.
I – Transformação do Paraguai na nação mais rica e industrializada da América do Sul.
II – Fortalecimento e modernização do Exército Brasileiro.
III – Transformação da instituição militar brasileira num instrumento de contestação ao império escravista.
IV – Adoção, pelos integrantes da instituição militar brasileira, de postura favorável à manutenção da monarquia.
V – Diminuição da dívida externa brasileira.
Assinale a única alternativa em que todos os itens listam consequências da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai.
a) I, IV
b) I, II
c) II e III
d) IV e V
e) II e V
- Muito bem. Você fez todos os exercícios sobre a Guerra do Paraguai. Agora confira o Gabarito:
Gabarito dos exercícios sobre a Guerra do Paraguai
Exercício resolvido da questão 1 –
Alternativa correta: letra d) do Paraguai.
Exercício resolvido da questão 2 –
Alternativa correta: letra c) I e III são corretas.
Exercício resolvido da questão 3 –
Alternativa correta: letra d) a dificuldade de elaborar explicações convincentes sobre os motivos dessa Guerra.
Exercício resolvido da questão 4 –
Alternativa correta: letra e) os ingleses, que emprestaram milhões de libras para os países da Tríplice Aliança, com juros altos, através de seus bancos.
Exercício resolvido da questão 5 –
Alternativa correta: letra d) redução considerável da dívida externa com a Inglaterra, afinal o Brasil saiu vitorioso da guerra.
Exercício resolvido da questão 6 –
Alternativa correta: letra b) Argentina, Brasil e Uruguai.
Exercício resolvido da questão 7 –
Alternativa correta: letra a) disputa pela livre navegação na Bacia do Prata.
Exercício resolvido da questão 8 –
Alternativa correta: letra c) II e III
Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!
Gostou do nosso Resumo da Guerra do Paraguai e dos Exercícios? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!
6 Comentários
Muito bom
Obrigado, Luciano!
A data do término da Guerra está errada.
Oi, Eliane! havia um erro de digitação apenas em um parágrafo, mas já foi corrigido, ok? Obrigado por avisar. A Guerra do Paraguai terminou em 1870.
Oii, não sei se perceberam, mas os execícios 4 e 8 estão repetidos!
Não é um detalhe que atrapalha muito, mas decidi comentar sobre. Mesmo assim eu achei os exercícios bons para relembrar o conteúdo rapidamente, obrigada 🙂
júlia, muito obrigado pela informação! Vamos consertar isso!