História

Resumo e Exercícios sobre Primeiro Reinado

Exercícios sobre Primeiro ReinadoExercícios sobre Primeiro Reinado

Primeiro Reinado é o período brasileiro que teve seu início a partir da Independência do Brasil, em 1822, e seu fim ocorreu em 1831. Durante essa fase, o país foi governado por D. Pedro I e foi marcado por vários conflitos. Agora leia o resumo e faça os exercícios sobre primeiro reinado.

Relembre a matéria com o nosso resumo, pois ela costuma cair com frequência no caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias do ENEM e de outros principais vestibulares. Aproveite e faça os exercícios sobre primeiro reinado!

O que foi o Primeiro Reinado?

O Primeiro Reinado foi uma fase da história brasileira que teve seu início no ano de 1822 e seu fim em 1831, após o imperador D. Pedro I abdicar o trono em favor de seu filho, que futuramente seria D. Pedro II. 

Independência do Brasil

Resumo-Primeiro-Reinado-INDEPENDÊNCIA

O Primeiro Reinado foi uma consequência da independência do Brasil, assim que a Coroa Portuguesa foi transferida para o Rio de Janeiro. Isso gerou um crescimento na cidade, como nos portos e nos comércios. Com essas mudanças, o Brasil passou a ser parte do Reino de Portugal e não apenas uma colônia.

Porém, nem todos estavam satisfeitos com essas mudanças. A burguesia portuguesa organizou uma um revolução, que foi denominada Revolução Liberal do Porto, no qual pediam que o rei português voltasse para Lisboa e a que as medidas implantadas no Brasil fossem revogadas. Porém, essa revolução não foi bem recebida pelas elites econômicas brasileiras, pois viam  nisso uma ameaça de recolonização do país.

Após esses ocorridos, o processo pela independência do Brasil foi colocado em prática Pedro de Alcântara (filho de D. João VI) foi o líder desse movimento. Por isso, em 7 de setembro de 1822, ocorreu o grito do Ipiranga, quando o regente declarou a independência do Brasil, foi coroado e passou a ser D. Pedro I.

Primeiro-Reinado-Dom-Pedro-II

Importante ressaltar que a Independência do Brasil, não foi um movimento sem conflitos, pois existiam províncias que eram leais aos portugueses e não queriam se tornar independentes. Dessa forma, ocorreram lutas entre os portugueses e seus aliados no território brasileiro, essas lutas foram chamadas lorde Cochrane, sendo comandada por D. Pedro I.

Monarquia brasileira

A monarquia brasileira foi instaurada como forma de governo do país, sendo o único da América do Sul a adaptar esse sistema. 

Algumas hipóteses surgiram sobre o motivo do Brasil ter se tornado uma monarquia, que seriam:

  • Medo da fragmentação do território brasileiro, caso a república fosse instaurada no país;
  • Não havia a possibilidade de ocorrer transformações no status quo por meio da monarquia;
  • A elite do Brasil havia sido letrada de acordo com as tradições monárquicas de Portugal.

Constituição de 1824

A constituição de 1824 foi criada por meio da Assembleia Constituinte, que teve seu início em maio de 1823. Os parlamentares, defendiam a existência de maiores liberdades individuais e a limitação do poder real, porém D. Pedro I não queria defender essa ideia, e sim ter poderes ilimitados para governar o Brasil, sem que houvesse empecilhos para isso.

Em 12 de novembro de 1823, em um evento chamado Noite da Agonia, houve a vetação do documento que ficou conhecido como Constituição da Mandioca por D. Pedro I. Ele ordenou que as tropas cercaram a Assembleia Nacional Constituinte e que prendessem alguns parlamentares. Após o ocorrido, uma nova Constituição foi elaborada e afirmava que o imperador teria poderes absolutos sobre toda a nação, impôs o voto censitário (que é o direito de voto concedido para um  grupo específico de pessoas que possuem certos quesitos econômicos) e criou-se o Poder Moderador.

Fim do Primeiro Reinado

Alguns fatores fizeram com que essa fase chegasse ao fim, sendo as principais:

  • Insatisfação popular;
  • Desavenças entre D. Pedro e a elite brasileira;
  • Dissolução da Assembleia Constituinte;
  • Acontecimento da Guerra do Equador e da Guerra da Cisplatina;
  • Autoritarismo em excesso.

Por isso em 1831, o Primeiro Reinado chegou ao fim.

Exercícios sobre Primeiro Reinado

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

1 – (UFES) – “Confederação do Equador: Manifesto Revolucionário:

Brasileiros do Norte! Pedro de Alcântara, filho de D. João VI, rei de Portugal, a quem vós, após uma estúpida condescendência com os Brasileiros do Sul, aclamastes vosso imperador, quer descaradamente escravizar-vos. Que desaforado atrevimento de um europeu no Brasil. Acaso pensará esse estrangeiro ingrato e sem costumes que tem algum direito à Coroa, por descender da casa de Bragança na Europa, de quem já somos independentes de fato e de direito? Não há delírio igual (… ).”

(Ulysses de Carvalho Brandão. A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR. Pernambuco: Publicações Oficiais, 1924).

O texto dos Confederados de 1824 revela um momento de insatisfação política contra a:

a) extinção do Poder Legislativo pela Constituição de 1824 e sua substituição pelo Poder Moderador.

b) mudança do sistema eleitoral na Constituição de 1824, que vedava aos brasileiros o direito de se candidatar ao Parlamento, o que só era possível aos portugueses.

c) atitude absolutista de D. Pedro I, ao dissolver a Constituinte de 1823 e outorgar uma Constituição que conferia amplos poderes ao Imperador.

d) liberalização do sistema de mão de obra nas disposições constitucionais, por pressão do grupo português, que já não detinha o controle das grandes fazendas e da produção de açúcar.

e) restrição às vantagens do comércio do açúcar pelo reforço do monopólio português e aumento dos tributos contidos na Carta Constitucional.

2 – (Mackenzie) – O episódio conhecido como “A Noite das Garrafadas”, briga entre portugueses e brasileiros, relaciona-se com:

a) a promulgação da Constituição da Mandioca pela Assembleia Constituinte.

b) a instituição da Tarifa Alves Branco, que aumentava as taxas de alfândega, acirrando as disputas entre portugueses e brasileiros.

c) o descontentamento da população do Rio de Janeiro contra as medidas saneadoras de Oswaldo Cruz.

d) a manifestação dos brasileiros contra os portugueses ligados à sociedade “Colunas do Trono” que apoiavam Dom Pedro I.

e) a vinda da Corte Portuguesa e o confisco de propriedades residenciais para alojá-la no Brasil.

3 – (UNIFOR/CE) – Termos da abdicação de Dom Pedro I:

Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que hei muito voluntariamente abdicado na pessoa do meu mui amado e prezado filho o Sr. Pedro de Alcântara. Boa Vista – 7 de abril de 1831, décimo de Independência e do Império – D. Pedro I. Antonio Mendes Jr. Et al. Brasil-História, Texto e Consulta. Império. São Paulo: Brasiliense, 1977. p. 200.

Os fatos que conduziram à abdicação foram:

a) repressão aos revolucionários da Confederação do Equador, incorporação da Guiana Francesa e outorga da Constituição;

b) favorecimento aos comerciantes brasileiros em detrimento dos portugueses, dívida externa elevada com a Guerra da Cisplatina e falência do Banco do Brasil;

c) repressão aos revolucionários da Confederação do Equador, perda da Província Cisplatina e falência do Banco do Brasil;

d) perda da província Cisplatina, dissolução da Assembleia Constituinte e punição exemplar aos pistoleiros que executaram o jornalista Líbero Badaró;

e) controle das finanças nacionais, respeito aos constituintes que elaboraram a primeira constituição e favorecimento aos comerciantes brasileiros.

4 – (UFPR) – Com a abdicação do imperador D. Pedro I em 1831, o fracasso do primeiro reinado tomou corpo. Com relação a isso, considere os fatos abaixo:

I. A imigração europeia para o Brasil ocorrida nesse período.

II. A eclosão da guerra na Província Cisplatina (1825-1828) contra as Províncias Argentinas, a qual consumiu recursos do Estado em formação e cujo principal resultado foi a criação da República Oriental do Uruguai, em 1828.

III. A indisposição do Imperador nas negociações com os deputados das províncias do Brasil, que levou ao fechamento da Assembleia Constituinte, em 12 de novembro de 1823, e à imposição de uma carta constitucional em 1824.

IV. A queda do gabinete dos Andradas, que levou o Imperador a se cercar de inúmeros portugueses, egressos de Portugal ainda ao tempo do governo de D. João VI.

Tiveram influência direta no desfecho do primeiro reinado os fatos apresentados em:

a) II, III e IV somente.

b) I, III e IV somente.

c) III e IV somente.

d) I, II e III somente.

e) I e II somente.

5 – (FUVEST) – O sistema eleitoral adotado no Império Brasileiro estabelecia o voto censitário. Esta afirmação significa que:

a) o sufrágio era indireto no que se referia às eleições gerais

b) para ser eleitor era necessário possuir uma determinada renda anual

c) as eleições eram efetuadas em dois turnos sucessivos

d) o voto não era extensivo aos analfabetos e às mulheres

e) por ocasião das eleições, realizava-se o recenseamento geral da população.

6 – (UFOP-MG) – O Ato Adicional à Constituição brasileira de 1824, aprovado em 12 de agosto de 1834, suprimiu:

a) as assembléias provinciais

b) o Senado vitalício

c) o Conselho de Estado

d) o município neutro

e) o poder Moderador

Respostas dos Exercícios sobre Primeiro Reinado

Exercício resolvido da questão 1 –

c) atitude absolutista de D. Pedro I, ao dissolver a Constituinte de 1823 e outorgar uma Constituição que conferia amplos poderes ao Imperador.

Exercício resolvido da questão 2 –

d) a manifestação dos brasileiros contra os portugueses ligados à sociedade “Colunas do Trono” que apoiavam Dom Pedro I.

Exercício resolvido da questão 3 –

c) repressão aos revolucionários da Confederação do Equador, perda da Província Cisplatina e falência do Banco do Brasil;

Exercício resolvido da questão 4 –

a) II, III e IV somente.

Exercício resolvido da questão 5 –

b) para ser eleitor era necessário possuir uma determinada renda anual

Exercício resolvido da questão 6 –

c) o Conselho de Estado

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Primeiro Reinado? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador