Literatura

Exercícios sobre Simbolismo

Exercícios sobre SimbolismoExercícios sobre Simbolismo

Simbolismo é um movimento artístico e literário, que foi como oposição ao Realismo, ao Naturalismo e ao positivismo da época. Ele tinha como característica o subjetivismo, a imaginação, entre outros. Faça os exercícios sobre simbolismo para testar os seus conhecimentos.

O Simbolismo teve o seu surgimento na Europa na segunda metade do século XIX, como uma recusa aos valores ideológicos burgueses.

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Essa nova arte surge por meio da marginalidade de Verlaine, do amoralismo de Rimbaud e do fim da linguagem por Mallarmé, tudo isso ocorreu em oposição a Belle Époque, do grande capitalismo financeiro e industrial com muito poder mundial..

A expressão francesa Belle Époque quer dizer “bela época”, o que representa uma fase cosmopolita na história da Europa (cosmopolita é a pessoa que possui conhecimento de outras culturas do ponto de vista popular e outros mais erudito, sendo capaz de se adaptar em qualquer lugar do mundo), sendo marcada por mudanças nas maneiras de pensar e viver. A Belle Époque é considerada uma época de ouro, riqueza, beleza, inovação, criação e paz.

Os escritores simbolistas tentaram buscar os valores do Romantismo, pois acreditavam que a arte, a literatura e outras expressões devem ser retratadas não só sob o ponto de vista realista, mas também sob o romântico, o imaginário.

No Brasil, as manifestações simbolistas começaram surgir ao final da década 80 do século XIX. Após a publicação das obras Missal (prosa) e Bróqueis (poesia), de Cruz e Sousa, o simbolismo brasileiro foi introduzido. Os autores Alphonsus de Guimaraes e Pedro Kilkebrry, foram grandes destaques desse movimento.

Simbolismo -Resumo

Nas duas imagens acima, podemos observar alguns elementos que representam o simbolismo, como a fuga do real, o uso do imaginário, do subjetivismo e da predominância da emoção.

Para fazer os Exercícios sobre Simbolismo é necessário entender quais são as principais características da linguagem simbolista: 

  • Subjetivismo;
  • Linguagem sugestiva, fluida, simples;
  • Antimaterialismo;
  • Místico;
  • Religioso;
  • Curiosidade em entender a mente humana e as loucuras;
  • Metáforas;
  • Busca do Romantismo;
  • Formas fixas para o poema.
  • Predominância da emoção;
  • Sonhos, uso da imaginação;
  • Uso da figura de linguagem sinestesia.

Exercícios sobre Simbolismo

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1 – (ENEM – 2010)

Cárcere das almas

Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,

Soluçando nas trevas, entre as grades

Do calabouço olhando imensidades,

Mares, estrelas, tardes, natureza.

Tudo se veste de uma igual grandeza

Quando a alma entre grilhões as liberdades

Sonha e, sonhando, as imortalidades

Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.

Ó almas presas, mudas e fechadas

Nas prisões colossais e abandonadas,

Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!

Nesses silêncios solitários, graves,

que chaveiro do Céu possui as chaves

para abrir-vos as portas do Mistério?!

(CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura / Fundação Banco do Brasil, 1993.)

Os elementos formais e temáticos relacionados com o contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são:

a) a opção pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.

b) a prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista.

c) o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais.

d) a evidente preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras.

e) a liberdade formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de temas do cotidiano.

2 – (Mackenzie)

“Ah! plangentes violões dormentes, mornos,

Soluços ao luar, choros ao vento…

Tristes perfis, os mais vagos contornos,

Bocas murmurejantes de lamento.

Sutis palpitações à luz da lua.

Anseio dos momentos mais saudosos,

Quando lá choram na deserta rua

As cordas vivas dos violões chorosos.

Quando os sons dos violões vão soluçando,

Quando os sons dos violões nas cordas gemem,

E vão dilacerando e deliciando,

Rasgando as almas que nas sombras tremem.

Vozes veladas, veludosas vozes,

Volúpias dos violões, vozes veladas,

Vagam nos velhos vórtices velozes

Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”

As estrofes anteriores, claramente representativas do_____ , não apresentam _____ .

Assinale a alternativa que completa corretamente AS DUAS lacunas anteriores.

a) Romantismo – sinestesia

b) Simbolismo – aliterações e assonâncias

c) Romantismo – musicalidade

d) Parnasianismo – metáforas e metonímias

e) Simbolismo – versos brancos e livres

3 – (ITA-2002) Leia os seguintes versos:

Mais claro e fino do que as finas pratas

O som da tua voz deliciava…

Na dolência velada das sonatas

Como um perfume a tudo perfumava.

Era um som feito luz, eram volatas

Em lânguida espiral que iluminava,

Brancas sonoridades de cascatas…

Tanta harmonia melancolizava.

(SOUZA, Cruz e. “Cristais”, in Obras completas. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995, p. 86.)

Assinale a alternativa que reúne as características simbolistas presentes no texto:

a) Sinestesia, aliteração, sugestão.

b) Clareza, perfeição formal, objetividade.

c) Aliteração, objetividade, ritmo constante.

d) Perfeição formal, clareza, sinestesia.

e) Perfeição formal, objetividade, sinestesia. 

4 – (ESAPP-modificado)Assinale a única afirmação coerente com as características do movimento simbolista:

a) Algumas obras são bastante herméticas, justificando a referencia a um estilo “nefelibata”, pela obscuridade nebulosa, consistindo não poucas vezes em uma linguagem de compreensão extremamente difícil.

b) Evita radicalmente a abordagem de paisagens desoladamente esfumaçada, de visões esgarçadas, de um estilo etéreo e de um penumbrismo no ambiente.

c) Nas obras há um predomínio dos fatos fisiológicos, que não de fatos de ordem espiritual e transcendente, mas apenas manifestações da matéria.

d) Preferência pelos assuntos da época, marcadamente as questões sociais, como a abolição da escravatura.

e) Exacerbado sentimento da natureza, que se revela especialmente quanto à apresentação do indígena e das riquezas naturais, como florestas, rios e fauna.

5 – (PUC) No poema de Cruz e Sousa, ocorre o predomínio das seguintes características:

a) inovações, simultaneidade de traços, dinamicidade, ausência de sequência temporal e descritor-observador.

b) Explicações, sequência de traços, estaticidade, sequência temporal e narrador-personagem.

c) Explicações, sequência de traços, dinamicidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.

d) Invocações, concomitância de traços, estaticidade, ausência de conflito narrativo e ausência de narrador.

e) Invocações, concomitância de traços, estaticidade, sequência  temporal e descritor-observador.

6 – (FUVEST-SP) – Encontre a alternativa em que há erro na correlação estética/característica:

a) Romantismo/sentimentalismo
b) Naturalismo/determinismo
c) Parnasianismo/descritivismo
d) Simbolismo/materialismo
e) Modernismo/nacionalismo

7 – (FCMSC-SP)Disse o grande professor de literatura:

“O trecho que acabo de ler é objetivo, comedido, as descrições são minuciosas e são freqüentes as evocações de figuras mitológicas. É elaborado; tem formas eruditas. É freqüente o hipérbato”.

Com mais probabilidade, o trecho que o professor acaba de ler:

a) era de um romance do Romantismo brasileiro (primeira fase).
b) era de um poema do indianismo brasileiro.
c) era de uma obra realista ou naturalista (conto ou romance).
d) era um poema parnasiano.
e) era de algum autor simbolista, mas, sem dúvida, em prosa.

8 – (CESESP-PE) “O ….. está para o Parnasianismo, assim como a ….. está para o Simbolismo.”

A alternativa que não preenche as lacunas é:

a) verso de ouro/dimensão mística
b) artesanato da palavra/liturgia
c) culto da forma/musicalidade
d) lirismo exacerbado/realidade chã
e) perfeccionismo métrico/flexibilidade

9 – (UFV-MG)Assinale a alternativa em que todas as características de estilo são do Simbolismo.

a) impassibilidade, vida descrita objetivamente, ecletismo
b) hermetismo intencional, alquimia verbal, musicalidade
c) favor da forma, expressões ousadas, fidelidade nas observações
d) atmosfera de imprecisão, realismo cru, religiosidade
e) complexidade, ressurreição dos valores humanos, materialismo pornográfico.

10 –  (PUC-RS) – 

“Hão de chorar por ela os cinamomos,

Murchando as flores ao tombar do dia.

Dos laranjais hão de cair os pomos,

Lembrando-se daquela que os colhia.”

Uma das linhas temáticas da poesia de Alphonsus de Guimaraens, como se observa no exemplo, é a:

a) amada morta
b) religiosidade profunda
c) transfiguração do amor
d) atmosfera litúrgica
e) paisagem mariana

11 – (UCP-PR) Assinale a alternativa correta:

a) o Romantismo é conseqüência do surto de cientificismo e da fadiga da repetição das fórmulas subjetivas.
b) o poeta parnasiano deixa-se arrebatar pelo conflito entre o mundo real e o imaginário, expresso num sentimentalismo acentuado.
c) o Realismo é conseqüência do surto de cientificismo e da fadiga da repetição das fórmulas subjetivas.
d) no Romantismo, o escritor mergulha no interior das personagens, mostrando ao leitor seus dramas e sua agonia.
e) no Simbolismo, predominou a prosa.

Respostas dos 

Exercício resolvido da questão 1 –

c) o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais.

Exercício resolvido da questão 2 –

e) Simbolismo – versos brancos e livres

Exercício resolvido da questão 3 –

a) Sinestesia, aliteração, sugestão.

Exercício resolvido da questão 4 –

a) Algumas obras são bastante herméticas, justificando a referencia a um estilo “nefelibata”, pela obscuridade nebulosa, consistindo não poucas vezes em uma linguagem de compreensão extremamente difícil.

Exercício resolvido da questão 5 –

a) inovações, simultaneidade de traços, dinamicidade, ausência de sequência temporal e descritor-observador.

Exercício resolvido da questão 6 –

d) Simbolismo/materialismo

Exercício resolvido da questão 7 –

d) era um poema parnasiano.

Exercício resolvido da questão 8 –

d) lirismo exacerbado/realidade chã

Exercício resolvido da questão 9 –

b) hermetismo intencional, alquimia verbal, musicalidade

Exercício resolvido da questão 10 –

a) amada morta

Exercício resolvido da questão 11 –

c) o Realismo é conseqüência do surto de cientificismo e da fadiga da repetição das fórmulas subjetivas.

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