ExercíciosPortuguês

As 5 melhores questões sobre coerência com Gabarito!

As 5 melhores questões sobre coerência com Gabarito! (1)As 5 melhores questões sobre coerência com Gabarito! (1)
Kit Aprovação Enem 2022

Coerência é um encadeamento lógico que deve estar sempre presente em seu texto, é o que faz a produção textual ter sentido e ser possível de entender. Para que isso aconteça, as ideias precisam seguir um curso contínuo. Leia nosso artigo para entender melhor o que ela é, seus tipos e princípios. Depois faça as questões sobre coerência. O gabarito está no final do texto.

Neste artigo de questões sobre coerência, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é coerência?
  2. Quais são os 6 tipos de coerência?
  3. Quais são os 3 princípios da coerência?
  4. Qual a diferença entre coesão e coerência?
  5. As 5 melhores questões sobre Coerência.
  6. Gabarito das questões sobre coerência.

O que é coerência?

A resposta para essa pergunta está presente em nosso dia a dia sem que a gente perceba. Isso ocorre porque apesar da aparente aleatoriedade no que falamos, fazemos ou ouvimos, há sempre um enredo muito bem estruturado. Veremos na prática.

Quem chegaria do nada a um estranho na rua contando a sua senha bancária, o cpf e o acesso às redes sociais? Ou quem andaria sem blusa na neve e de casaco em um calor de 40 graus? Além disso, qual indivíduo com um caso grave de diabetes comeria um bolo inteiro de chocolate com calda?

Você deve estar exclamando: “nossa quanto exemplo absurdo”, pois é, são situações nada coerentes. Caso ocorressem, pensaríamos: “que pessoa louca”. O mesmo acontece quando produzimos um texto, se ele não possuir um curso consistente, é exatamente o que o leitor irá pensar.

Com isso deduzimos que: o que não possui coerência é muito mais difícil de entender, e pior do que isso, é muito mais fácil de ser mal interpretado. Por meio dessa analogia, ficará muito mais fácil responder as questões sobre coerência, porque você entendeu o que é ela e o que representa. 

Logo, assim como os eventos diários têm um motivo, uma sequência que pode ser justificada e compreendida, a sua produção textual também deverá ter nexo, um encadeamento lógico. Resumindo, a lógica define o que é coerente.

Quais são os tipos de coerência?

Apesar de a explicação ser relativamente simples, não é tão fácil empregá-la e identificá-la na hora de escrever e resolver as questões sobre coerência. Quem dera fosse, né? Não haveria tanta fuga do tema em redações de vestibulares.

Bom, é exatamente para que tenhamos uma ideia mais estruturada na hora de responder às questões sobre coerência, que ela foi dividida em seis tipos, vamos ver cada um:

1 – O que é Coerência Sintática?

A sintaxe é a parte responsável pelo modo que as orações são escritas e a como os termos estão posicionados nelas. É aquele lance que aprendemos ainda no ensino fundamental: sujeito, predicado e objeto. 

Sim, isso não é ensinado à toa, trata-se de uma sequência lógica que permite o entendimento. Lembrando que é uma estrutura bastante cobrada nas questões sobre coerência.

Veja só, se eu falar “ Os deveres todos fez o Roberto” ao invés de “O Roberto fez todos os deveres”,  você iria entender? Não, né? É porque a ordem sintática foi trocada indevidamente. No lugar de sujeito +predicado + objeto, ficou objeto + predicado + sujeito.

2 – O que é Coerência Semântica?

A semântica está relacionada ao campo das ideias e organização dos pensamentos. É tudo aquilo que você está refletindo e resolve passar para o papel. 

Nessa hora, não deve haver confusões ou contradições. Mais uma vez, temos a lógica da coerência, só que no campo da semântica.  Não é complicado, mas requer atenção no momento de responder às questões sobre coerência.

3 – O que é Coerência Pragmática?

A pragmática ultrapassa a individualidade de conhecimentos e conceitos, o importante nesse campo é o contexto no qual se está inserido. O individual passa a ser coletivo, onde tanto o locutor quanto o  interlocutor estão em papel de destaque.

Sendo assim, não será coerente a utilização de uma linguagem rebuscada em um jornal de 25 centavos, aquele repleto de casos violentos etc. Se atenha nessa informação na hora de fazer as questões sobre coerência. 

4 – O que é Coerência Estilística?

Esse tipo tem muito a ver com estilo. É esse termo que determina que devemos seguir o padrão que escolhemos inicialmente.

O livro o cortiço é um excelente exemplo disso. Nele, o autor resolveu utilizar uma linguagem coloquial para dar voz àquele ambiente periférico. Agora, se Aluísio Azevedo tivesse começado a usar uma linguagem rebuscada no meio do livro, o objetivo teria perdido o sentido. 

5 – O que é Coerência Genérica?

A coerência genérica nos auxilia no processo de escolha do gênero textual que iremos produzir. Caso optemos por produzir um poema, não há porque seguir a estrutura de um conto

Tudo que está relacionado à escrita deve ter uma linha de raciocínio. No entanto, vale ressaltar que os textos literários estão inseridos em um contexto mais liberal.  

Não esqueça dessa exceção na hora de solucionar as questões sobre coerência. Logo, se você optou pelo conto como gênero textual, nada impede que insira o gênero textual poético bem no meio dele.

6- O que é Coerência Temática?

Ninguém começa a escrever sem ter uma ideia inicial e, na maioria das vezes, esse é um requisito indispensável para uma produção textual de qualidade. A única exceção é se você tiver um insight (uma inspiração quase divina).

Fora isso, aquilo que você produz deve ter um tema e, consequentemente, seguir uma linha contínua a respeito dele. Simplificando, não pode fugir daquilo que foi proposto no início. 

Antes de iniciarmos a resolução das questões sobre coerência, vamos conhecer os seus princípios, eles estarão no próximo tópico.

Quais são os princípios da coerência?

Para redigir um texto coerente, conhecer e entender seus princípios é primordial, pois irá estruturar o seu conhecimento e servir de guia na hora de responder às questões sobre coerência. Veja quais são:

Princípio da não contradição 

Podemos considerá-lo o princípio mais importante. Ele determina que aquilo que será escrito siga uma linha contínua e não seja contraditório.

Por exemplo, se você está produzindo um texto com uma tese argumentativa contra algo, não fará sentido os argumentos serem a favor. 

Princípio da não tautologia

A tautologia é um vício de linguagem que consiste em repetir uma ideia várias vezes, só que utilizando palavras e expressões diferentes. Isso até pode ser feito, mas só se houver um objetivo bem específico e claro.

Porém,  se ocorrer de essa ideia central acabar sendo acidentalmente refutada, fique vaga ou seja sobreposta por outra, ao invés da coerência será alcançada a incoerência. Por isso o não na frente do termo, por via das dúvidas, não a utilize.

Princípio da relevância

Esse princípio instrui o autor a selecionar com critério as informações que constará na produção textual. Nem sempre o excesso de elementos informativos surtirá um efeito positivo na compreensão. 

O importante é que o texto esteja relacionado ao conteúdo escolhido como tema. Sendo assim, elementos adicionais que não são referentes à tese que você se propôs a escrever devem ser considerados irrelevantes.

Caso identifique alguma informação nas questões sobre coerência que não seja referente ao assunto abordado ou esteja desconexa, será porque há uma incoerência. Tenha isso em mente! 

Qual a diferença entre coesão e coerência?

Na hora de responder às questões sobre coerência, é importante saber que para ela funcionar, a coesão tem um papel de destaque. Sendo assim, veremos o que às define e às diferencia. Vamos lá?

Vimos que a coerência carrega a responsabilidade de fazer seu texto ter lógica, ou seja, criar uma conexão entre seus argumentos. Além de apresentar uma continuidade do início ao fim em relação ao que você está relatando, contando ou argumentando. 

Já a coesão é responsável por facilitar a produção de um texto coerente. Isso ocorre porque ela tem o papel de auxiliar a união dos seus pensamentos, agrupando gramaticalmente as ideias expostas. Isso é feito principalmente através dos conectivos. 

As 5 melhores questões sobre coerência!

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1- .(UFPR 2010)

Considere as seguintes sentenças.

I. Ainda que os salários estejam cada vez mais defasados, o aumento de preços diminui consideravelmente seu poder de compras.

II. O Governo resolveu não se comprometer com nenhuma das facções formadas no congresso. Desse modo, todos ficarão à vontade para negociar as possíveis saídas.

III. Embora o Brasil possua muito solo fértil com vocação para o plantio, isso conseguiu atenuar rapidamente o problema da fome.

IV. Choveu muito no inverno deste ano. Entretanto, novos projetos de irrigação foram necessários.

As expressões grifadas NÃO estabelecem as relações de significado adequadas, criando problemas de coerência, em:

a) 2 apenas.

b) 1 e 3 apenas.

c) 1 e 4 apenas.

Beduka Bolsas Direito

d) 2, 3 e 4 apenas.

e) 2 e 4 apenas.

Questão 2 –  (UDESC 2008)

Identifique a ordem em que os períodos devem aparecer, para que constituam um texto coeso e coerente. (Texto de Marcelo Marthe: Tatuagem com bobagem. Veja, 05 mar. 2008, p. 86.)

I. Elas não são mais feitas em locais precários, e sim em grandes estúdios onde há cuidado com a higiene.

II. As técnicas se refinaram: há mais cores disponíveis, os pigmentos são de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornaram bem mais simples apagar uma tatuagem que já não se quer mais. III. Vão longe, enfim, os tempos em que o conceito de tatuagem se resumia à velha âncora de marinheiro.

IV. Nos últimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem deixou de ser símbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, em que os períodos devem aparecer.

a) II, I, III, IV

b) IV, II, III, I

c) IV, I, II, III

d) III, I, IV, II

e) I, III, II, IV

Questão 3 – (FCC 2007) O emprego do elemento sublinhado compromete a coerência da frase:

a) Cada época tem os adolescentes que merece, pois estes são influenciados pelos valores socialmente dominantes.

b) Os jovens perderam a capacidade de sonhar alto, por conseguinte alguns ainda resistem ao pragmatismo moderno.

c) Nos tempos modernos, sonhar faz muita falta ao adolescente, bem como alimentar a confiança em sua própria capacidade criativa.

d) A menos que se mudem alguns paradigmas culturais, as gerações seguintes serão tão conformistas quanto a atual.

e) Há quem fique desanimado com os jovens de hoje, porquanto parece faltar-lhes a capacidade de sonhar mais alto.

  • Ufa! Agora só faltam mais duas questões sobre coerência!

Questão 4 – (ACAFE 2009) Assinale a frase correta quanto às normas gramaticais do português padrão, à coesão textual e à coerência.

a) Em Florianópolis, os salários são, em média, 50% menores do que os de Brasília, mas, apesar do custo de vida ser menor.

b) O Chico Oliveira foi o único namorado que tive; eu conheci ele através da internet e logo fiquei locamente apaixonada.

c) “O Estatuto da Cidade avançou com relação à CF, ao prever a obrigatoriedade do Plano Diretor não-só para cidades com mais de vinte mil habitantes (art. 182, parágrafo 2º), como também em outras hipóteses […]”

d) O MPE encaminhou um oficio à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano solicitando informações sobre estágio que está o projeto e a execução do projeto, se foram feitos EIA/RIMA, EIV e GDU da obra e se esta possui Licença Ambiental de Operação e se foi realizada audiência pública para esclarecer à população sobre a obra.

e) A taxa de desemprego subiu para 9,4% em maio, a maior desde 1983, mas a perda de postos de trabalho ficou em 345 mil, bem inferior ao esperado, de 520 mil vagas.

Questão 5- (UFPR 2010)

Entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA. Assinale a alternativa cujo texto pode ser concluído coerentemente com essa afirmação.

a) Sara Mendes deu início a um processo na justiça, para que Tiago Costa assuma a paternidade de seu filho Cássio. Tiago não fez o exame de DNA, mas assume como muito provável ser ele o pai do menino. Cássio alega que o exame não é conclusivo, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.

b) Adriano é um rapaz muito presunçoso e não admite que lhe cobrem nada. A namorada lhe pediu um exame de DNA, para esclarecer a paternidade de Amanda, sua filha. Adriano disse que não faria o exame. A namorada disse que toda essa presunção serviria para o juiz atestar a paternidade, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.

c) Carlos de Almeida responde processo na justiça por não querer reconhecer como seu o filho de Diana Santos, sua exnamorada. Carlos se recusou a fazer o exame de DNA, o que permite ao juiz lavrar a sentença que o indica como pai da criança, porque entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.

d) Alessandro presume que Caio seja seu filho. Sugeriu a Telma um exame de DNA. Telma disse não ser necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.

e) Mário e Felipe são primos. Mário é extremamente vaidoso, pretensioso. Felipe é um rapaz calmo e muito simples. Os dois namoraram Teresa na mesma época. Teresa teve uma filha e entrou na justiça para exigir dos dois primos um exame de DNA. O juiz disse que não era necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.

  • Parabéns, você fez todas as questões sobre coerência. Confira agora o Gabarito:

Gabarito das questões sobre coerência.

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta:b) 1 e 3 apenas.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta:  c) IV, I, II, III

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta:  b) Os jovens perderam a capacidade de sonhar alto, por conseguinte alguns ainda resistem ao pragmatismo moderno.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: e) A taxa de desemprego subiu para 9,4% em maio, a maior desde 1983, mas a perda de postos de trabalho ficou em 345 mil, bem inferior ao esperado, de 520 mil vagas.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: c) Carlos de Almeida responde processo na justiça por não querer reconhecer como seu o filho de Diana Santos, sua exnamorada. Carlos se recusou a fazer o exame de DNA, o que permite ao juiz lavrar a sentença que o indica como pai da criança, porque entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.

  • Mais um conteúdo concluído com sucesso, tenho certeza que agora não irá mais errar!

Agora, se você não tem certeza da profissão que quer seguir pelo resto da vida, acesse o Raio X do Beduka! Ele pode te ajudar a escolher o caminho certo.  Por ser mais que um teste vocacional, você vai poder se conhecer e se planejar melhor. Isso fará toda a diferença!

Gostou das nossas questões sobre coerência? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Instagram do Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador