Redação

O que é Coerência? Tipos, princípios e diferença entre coesão e coerência.

O que é Coerência Tipos princípios e diferença entre coesão e coerênciaO que é Coerência Tipos princípios e diferença entre coesão e coerência

A coerência é a responsável pela compreensão do seu texto; por fazê-lo ter sentido. Um texto coerente deve interligar as ideias em uma sequência lógica. Leia nosso artigo para entender melhor o que é coerência, seus tipos e princípios.

Neste texto sobre o que é coerência, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é coerência?
  2. Quais são os 6 tipos de coerência?
  3. Quais são os 3 princípios da coerência?
  4. Qual a diferença entre coesão e coerência?
  • Após descobrir como fazer uma redação perfeita, você pode aprender ainda mais com o nosso Curso de da Redação. Nele consta tudo que é preciso para arrasar na produção textual!

O que é coerência?

A ideia de coerência é relativamente simples e a aplicamos nos nossos dias de forma imperceptível. Tudo que fazemos, falamos ou ouvimos deve de alguma forma fazer sentido. Vamos aprender na prática!

Se você tem aula ou trabalho de manhã cedo, tomou banho e se arrumou, o lógico é que  você saia em seguida. No entanto, se der meia volta, deitar e dormir, isso indicará que algo não está correto e portanto deverá ser explicado. Agora, se não houver motivo, é porque não faz sentido.

Através dessa pequena analogia explicamos o que é coerência, ou seja, assim como seus atos, suas palavras, aquilo que será transcrito para um papel, deverá ter nexo. O que não é possível ser entendido, consequentemente, não tem coerência.

Quais são os tipos de coerência?

Apesar de ser simples entender o que é coerência, não é tão fácil empregá-la na hora de escrever. Caso fosse, não seria tão difícil escrever uma redação, não é mesmo?

É exatamente por isso que elas foram divididas em seis tipos, vamos ver cada um:

1 – O que é Coerência Sintática?

A sintaxe está relacionada ao modo que as orações são elaboradas e a como os termos estão dispostos nelas. O bom e velho sujeito, predicado e objeto. Sim, não aprendemos isso à toa, trata-se de uma sequência lógica que permite o entendimento. 

Veja só, se eu falar “ Os deveres todos fez o Roberto” ao invés de “O Roberto fez todos os deveres”,  você iria entender? Não, né? É porque a ordem sintática foi trocada indevidamente. No lugar de sujeito +predicado + objeto, ficou objeto + predicado + sujeito.

2 – O que é Coerência Semântica?

A semântica está relacionada ao campo das ideias e organização dos pensamentos. É tudo aquilo que você está refletindo e resolve passar para o papel. 

Nessa hora, não deve haver confusões ou contradições. Mais uma vez, temos a lógica da coerência, só que no campo da semântica. 

3 – O que é Coerência Pragmática?

A pragmática está ligada não só ao campo individual dos conceitos, pois irá considerar principalmente o contexto. O individual passa a ser coletivo, onde tanto o locutor quanto o  interlocutor estão em papel de destaque.

Sendo assim, não será coerente a utilização de uma linguagem muito rebuscada em um ambiente de educação precária, por exemplo. Isso também integra a resposta a respeito do que é coerência.

4 – O que é Coerência Estilística?

Se você leu esta denominação e veio a sua mente estilo, está corretíssimo.  É esse termo que determina que devemos seguir o padrão que escolhemos inicialmente.

O livro o cortiço é um excelente exemplo disso. Nele, o autor resolveu utilizar uma linguagem coloquial para dar voz àquele ambiente periférico. Agora, se Aluísio Azevedo tivesse começado a usar uma linguagem rebuscada no meio do livro, o objetivo teria perdido o sentido. 

5 – O que é Coerência Genérica?

Aqui estamos nos referindo aos gêneros textuais, ou seja, se você decidiu escrever um conto, seu texto deverá seguir a linha narrativa de um conto. No entanto, vale ressaltar, que os textos literários estão inseridos em um contexto mais liberal. 

Logo, se você optou pelo conto como gênero textual, nada impede que insira o gênero textual poético bem no meio dele, o que acaba deixando evidente a complexidade da indagação sobre o que é coerência.

6- O que é Coerência Temática?

Ninguém começa a escrever sem ter algo em mente e, na maioria das vezes, esse é um requisito indispensável para um produção textual de qualidade. A única exceção é se você tiver um súbito acesso de inspiração e criar um texto literário magnífico.

Fora isso, aquilo que você produz deve ter um tema, consequentemente, seguir uma linha contínua a respeito dela. Simplificando, não pode fugir daquilo que foi proposto no início. 

Cada um desses tipos é responsável por uma parte da explicação sobre o que é coerência. Interessante, né? Vamos conhecer os seus princípios agora. 

Quais são os princípios da coerência?

Para que você consiga redigir um texto coerente, conhecer e entender seus princípios é primordial. Somente assim, você conseguirá compreender o que é coerência em um nível que consiga colocar em prática. Veja quais são:

Evento de Marketing Digital

Princípio da não contradição 

Talvez seja o princípio mais importante que você deve ter em mente. Ele determina que aquilo que será escrito siga uma linha contínua e não seja contraditório.

Por exemplo, se você está produzindo um texto com uma tese argumentativa contra algo, não fará sentido os argumentos serem a favor. 

Princípio da não tautologia

Trata-se de um vício de linguagem que consiste em repetir uma ideia várias vezes , só que utilizando palavras e expressões diferentes. Isso até pode ser feito, mas só se houver um objetivo bem específico e claro.

Porém,  se ocorrer de essa ideia central acabar sendo acidentalmente refutada, fique vaga ou seja sobreposta por outra, ao invés da coerência será alcançada a incoerência.

Princípio da relevância

Esse princípio instrui o autor a selecionar com critério as informações que constará na produção textual. Nem sempre o excesso de elementos informativos surtirá um efeito positivo na compreensão. 

O importante é que o texto esteja relacionado ao conteúdo escolhido como tema. Sendo assim, informações adicionais que não são referentes ao tema que você se propôs a escrever devem ser consideradas irrelevantes.

Esses princípios são fundamentais durante o questionamento sobre o que é coerência, tenha-os em mente!

Qual a diferença entre coesão e coerência?

Na hora de responder o que é coerência, é importante que tenhamos em mente que ela caminha lado a lado com a coesão. Para que possamos compreendê-las sem confundi-las, veremos aquilo que as diferencia, além de como ambas influenciam na qualidade das produções textuais.

Vamos lá?

Vimos que a coerência carrega a responsabilidade de fazer seu texto ter lógica, ou seja, criar uma conexão entre seus argumentos. Além de apresentar uma continuidade do início ao fim em relação ao que você está relatando, contando ou argumentando. 

Basicamente, é aquilo que conversamos no tópico “O que é coerência”, ou seja, o que está sendo escrito deverá fazer sentido para o seu interlocutor.

Coesão e coerência não são a mesma coisa, mas a coesão é responsável por facilitar a produção de um texto coerente. Isso ocorre porque ela tem o papel de auxiliar a união dos seus pensamentos, agrupando gramaticalmente as ideias expostas. 

Sendo assim, enquanto a coerência estará relacionada ao entendimento, a coesão representará uma estrutura mais gramatical.

Se você chegou até esse artigo, é porque está não só interessado em saber o que é coerência, mas também melhorar a qualidade dos seus textos. Caso seja isso, vale a pena se aprofundar em dos principais responsáveis pela coesão: os conectivos. 

Em resumo, a coesão unirá frases, parágrafos, além de retomar elementos já mencionados anteriormente. A coerência irá determinar uma sequência lógica de eventos ou argumentos.

Gostou do nosso artigo sobre o que é coerência? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! 

Você já tem certeza da profissão que quer seguir pelo resto da vida? É muito tempo, né? O  Raio X do Beduka pode te ajudar a escolher o caminho certo, sem perder tempo! É mais que um teste vocacional, através dele você vai poder se conhecer e se planejar melhor. Isso fará toda a diferença!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!