Química

As 7 melhores questões sobre Estequiometria com gabarito!

As 7 melhores questões sobre Estequiometria com gabarito!As 7 melhores questões sobre Estequiometria com gabarito!
Sala do Saber - melhor cursinho online

Estequiometria é a forma de calcular as quantidades de reagentes e de produtos envolvidos em uma reação química. Leia nosso resumo para relembrar e treine com as melhores questões sobre Estequiometria. Tem gabarito ao final!

Neste artigo, você encontrará todos os temas abaixo. Clique em um dos tópicos abaixo para ir direto ao conteúdo da sua escolha:

Quando você terminar os exercícios de Estequiometria, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

O que é Estequiometria?

Estequiometria é o cálculo que permite relacionar as quantidades de reagentes e produtos que estão envolvidos em uma reação química. Ela compreende cálculos matemáticos simples para conhecer a proporção correta de substâncias a serem usadas.

Esse cálculo é feito com base nas leis das reações e é executado, em geral, com o auxílio das equações químicas correspondentes. Nas reações químicas, as substâncias reagem entre si originando produtos em proporções específicas.

Desse modo, é possível calcular quanto de produto será formado, ou o rendimento da reação. Se quisermos determinado rendimento, podemos também calcular quanto deverá ser utilizado de reagente.

Lembre-se, reagentes são as substâncias que estão reagindo para formar outra substância, que chamamos de produto.

Quais são as leis estequiométricas?

Essas reações são regidas por leis muito importantes, são as Leis Ponderais. Vamos a elas:

  • Lei de Lavoisier: Também chamada de “Lei de Conservação das Massas”. Baseia-se no seguinte princípio: “A soma das massas das substâncias reagentes em um recipiente fechado é igual à soma das massas dos produtos da reação“.
  • Lei de Proust: Também chamada de “Lei das Proporções Constantes”. Ela baseia-se em “Uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa”.

Dessa forma, átomos não são criados ou destruídos em uma reação química. Logo, a quantidade de átomos de determinado elemento químico deve ser a mesma nos reagentes e nos produtos.

Para aprender mais sobre o assunto e saber realizar o cálculo estequiométrico, acesse nosso artigo completo sobre o tema.

Exercícios sobre Estequiometria

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você.

Parabéns por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – ENEM

O peróxido de hidrogênio é comumente utilizado como antisséptico e alvejante. Também pode ser empregado em trabalhos de restauração de quadros enegrecidos e no clareamento de dentes. Na presença de soluções ácidas de oxidantes, como o permanganato de potássio, este óxido decompõe-se, conforme a equação a seguir:

De acordo com a estequiometria da reação descrita, a quantidade de permanganato de potássio necessária para reagir completamente com 20,0 mL de uma solução 0,1 mol/L de peróxido de hidrogênio é igual a

a) 2,0×100 mol.
b) 2,0×10-3 mol.
c) 8,0×10-1 mol.
d) 8,0×10-4 mol.
e) 5,0×10-3 mol.

Questão 2 – (UFMG)

Num recipiente foram colocados 15g de ferro e 4,8g de oxigênio. Qual a massa de Fe2O3 formada após um deles ser completamente consumido? (Fe = 56; O = 16).

a) 19,8g.
b) 16,0g.
c) 9,6g.
d) 9,9g.
e) 10,2g.

Questão 3 – (PUC-MG)

A combustão do gás amoníaco (NH3) é representada pela seguinte equação:

2 NH3(g) + 3/2 O2(g) → N2(g) + 3 H2O(ℓ)

A massa de água, em gramas, obtida a partir de 89,6 L de gás amoníaco, nas CNTP, é igual a: (Dados: massa molar (g/mol) – H2O = 18; volume molar nas CNTP = 22,4 L.)

a) 216.
b) 108.
c) 72.
d) 36.

  • Muito bem! Você está na metade das questões de Estequiometria!

Questão 4 – (Unesp)

Há várias décadas, o ferro apresenta grande demanda em função de sua utilização nas indústrias como, por exemplo, na automobilística. Uma das principais matérias-primas utilizadas para a sua obtenção é um minério cujo teor em Fe2O3 (hematita) é de cerca de 80%. O ferro metálico é obtido pela redução do Fe2O3 em alto-forno. Dadas as massas molares para o oxigênio (16 g/mol), o ferro (56 g/mol) e a hematita (160 g/mol), e considerando-se que a reação de redução apresente um rendimento de 100%, a quantidade, em toneladas, de ferro metálico que será obtida a partir de 5 toneladas desse minério é igual a:

a) 2,8.
b) 3,5.
c) 4,0.
d) 5,6.
e) 8,0.

Questão 5 – (Fuvest)

Uma estudante de Química realizou o seguinte experimento: pesou um tubo de ensaio vazio, colocou nele um pouco de NaHCO3 (s) e pesou novamente. Em seguida, adicionou ao tubo de ensaio excesso de solução aquosa de HCl, o que provocou a reação química representada por

Após a reação ter-se completado, a estudante aqueceu o sistema cuidadosamente, até que restasse apenas um sólido seco no tubo de ensaio. Deixou o sistema resfriar até a temperatura ambiente e o pesou novamente. A estudante anotou os resultados desse experimento em seu caderno, juntamente com dados obtidos consultando um manual de Química:

A estudante desejava determinar a massa de

I. HCl que não reagiu;

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

II. NaCl que se formou;

III. CO2 que se formou.

Considerando as anotações feitas pela estudante, é possível determinar a massa de

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

Questão 6 – (UFSM)

O acetileno, gás utilizado em maçaricos, pode ser obtido a partir do carbeto de cálcio (carbureto) de acordo com a equação

CaC₂ + 2H₂O ⇒ Ca(OH)₂ + C₂H₂

Utilizando-se 1 kg de carbureto com 36% de impurezas, o volume de acetileno obtido, nas CNTP, em litros, é de aproximadamente

a) 0,224.
b) 2,24.
c) 26.
d) 224.
e) 260.

Questão 7 – (PUC-SP)

A pirolusita é um minério do qual se obtém o metal manganês (Mn), muito utilizado em diversos tipos de aços resistentes. O principal componente da pirolusita é o dióxido de manganês (MnO2). Para se obter o manganês metálico com elevada pureza, utiliza-se a aluminotermia, processo no qual o óxido reage com o alumínio metálico, segundo a equação:

3 MnO2(s) + 4 Al(s) → 2 Al2O3(s) + 3 Mn(s)

Considerando que determinado lote de pirolusita apresenta teor de 80% de dióxido de manganês (MnO2), a massa mínima de pirolusita necessária para se obter 1,10 t de manganês metálico é

a) 1,09 t.
b) 1,39 t.
c) 1,74 t.
d) 2,18 t.
e) 2,61 t.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios de Estequiometria!

Gabarito das questões sobre Estequiometria

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: d) 8,0×10-4 mol.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: b) 16,0g.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: b) 108.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: a) 2,8. 

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: d) II e III, apenas.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: d) 224.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: d) 2,18 t.

Gostou das nossas questões sobre Estequiometria?Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, mensalidade e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.