DocumentosFies

Documentos para o Fies 2023: de quais você precisa? Confira já!

Documentos para o Fies: saiba de quais você precisa!Documentos para o Fies: saiba de quais você precisa!
Instagram Beduka

O processo de contrato de financiamento estudantil pelo Fies começa com a inscrição para disoutar as vagas do programa. Em seguida, se você selecionado, vai precisar entregar alguns documentos na faculdade e no banco que emprestará o dinheiro.

Parabéns por chegar até aqui! Essa foi uma grande conquista, mas você ainda corre risco de perder o financiamento se não entregar os documentos certos a tempo…

Pegue um papel e uma caneta ou prepare o print, vamos te ajudar a garantir esse sonho. Vem ver quais são os documentos para o Fies 2023!

Se você quer garantir a sua vaga na universidade tendo usado o Fies, deve prestar atenção na documentação solicitada para realizar a matrícula. Sem isso, você pode perder a oportunidade mesmo tendo sido aprovado.

Pensando nisso, preparamos um artigo completo sobre os documentos para o Fies 2023. Nele, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em algum deles para ir diretamente ao conteúdo:

Quais são os documentos necessários para o Fies 2023?

Na hora da inscrição, você não precisa de documentos. Porém, será necessário fornecer algumas informações para preencher campos. 

Sempre fale a verdade, mesmo que agora não precise de documentos. Se for aprovado, lá na frente terá que comprovar essas informações!

São elas:

  • CPF;
  • E-mail;
  • Data de nascimento;
  • RG;
  • Endereço;
  • Raça e sexo;
  • Ano de conclusão do Ensino Médio e se estudou em escola da rede pública;
  • Renda individual mensal bruta de cada membro do grupo familiar;
  • Dados do curso superior, como estado, município e o conceito do MEC.

Depois da aprovação, quais são os documentos para o Fies 2023?

Não dá para listar os documentos aleatoriamente. Aqui você precisa entender que haverá processos a serem cumpridos e em cada um deles terá uma relação de documentos. 

Agora que você já foi aprovado deve saber que a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) será o primeiro órgão que vai mediar o seu financiamento. Por isso, primeiro você deverá levar alguns documentos a ela.

Depois, você precisará levá-los ao banco e à instituição de ensino em que foi aprovado.

Entendido? Agora vamos ver quais são esses documentos para o Fies:

Quais são os documentos do Fies 2023 que devem ser apresentados à CPSA?

No momento em que o candidato comparecer à CPSA você deve levar documentos para o Fies de três tipos:

  • Identificação;
  • Comprovação da residência;
  • Comprovação de renda.

É preciso comprovar a identidade de todas as pessoas declaradas como parte do seu grupo familiar, e também os rendimentos mensais de cada um.

Quais documentos para o Fies são aceitos como Identidade?

Você pode levar documentos como:

  • Carteira de identidade (RG),
  • Carteira de habilitação (CNH),
  • Carteira de trabalho (CTPS) ou
  • Passaporte. 

É necessário um documento para cada familiar.

Quais documentos são aceitos para o Fies como comprovante de endereço?

Para não ter erro, opte por contas de luz, água, gás, telefone fixo ou celular. Guias de IPTU ou IPVA também são aceitas.

Aqui, somente um documento pode ser utilizado para a família toda.

Quais documentos são aceitos para o Fies como comprovante de renda?

Por último, para a comprovação de renda, a lista é um pouco mais complexa.

Afinal, existem muitos tipos de renda, como a de trabalhador com carteira registrada, trabalhador rural, autônomo, aposentado e assim por diante.

A maneira mais simples de resolver a questão é apresentar a declaração mais recente do Imposto de Renda de cada membro da família, sem esquecer o recibo de entrega à Receita Federal e a notificação de restituição.

Quais são os documentos para o Fies 2023 apresentados ao banco?

Os documentos necessários podem ser divididos em dois grupos: os que trazem dados do aluno e os que trazem dados do fiador. 

É importante levar originais e cópias de cada um deles.

Veja só quais são:

Documentos para o Fies necessários para o aluno

O aluno deve apresentar os seguintes documentos à instituição bancária:

  • Documento de identificação, como RG;
  • CPF (caso seja menor de idade, também o CPF de seu representante legal);
  • Comprovante de residência;
  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), que é emitido pela CPSA;
  • Certidão de casamento e documentos do cônjuge, quando houver.

Documentos para o Fies necessários para o fiador

Não é só você que precisa apresentar documentos para o Fies. O fiador deve apresentar os seguintes documentos à instituição bancária:

Cronograma de estudos
  • Documento de identificação, como RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda, como a declaração mais recente do Imposto de Renda;
  • Certidão de casamento e documentos do cônjuge, quando houver.

Após comparecer ao banco e assinar o contrato de financiamento, você começa a pagar as mensalidades da fase de utilização. Esse pagamento é realizado via boleto.

É importante ficar atento a todos os documentos e não perder nenhum prazo, pois isso implica a perda da oportunidade de financiamento naquele semestre.

Quer saber melhor sobre como é o pagamento? Já temos um artigo sobre isso!

Quando devem ser levados os documentos para o Fies 2023?

Isso é definido pelas instituições de ensino! Então varia de uma para outra.

É importante lembrar que os documentos para o Fies não precisam de cópias autenticadas em cartório. Leve os originais e as cópias simples.

Pode acontecer de a instituição pedir outros documentos além dos listados, então você deve providenciá-los dentro do prazo que for dado. Mas isso varia muito de faculdade para faculdade… E fique esperto, entre logo em contato com a instituição para não errar!

Essa entrega deve ser feita dentro do prazo que a instituição te avisar. Não haverá chances se passar desse prazo! Não deixe para a última hora.

Como enviar os documentos para o Fies em 2023?

Os candidatos selecionados no Fies costumavam receber orientações para comparecer à instituição em que foram aprovados. É neste momento que eles levavam os documentos para realizar a matrícula.

Só que a pandemia da Covid-19 mudou tudo… Agora a entrega dos documentos tem sido feita online. Só que algumas partes já podem estar voltando aos processos presenciais e seguindo os protocolos de segurança.

Para conferir como realizar o envio, você precisa entrar em contato com a instituição. Isso pode ser feito por meio do número de telefone deles na página inicial, por email ou acessar as suas redes sociais oficiais.

Está estudando para o Enem e outros vestibulares? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Acesse o Beduka Bolsas e economize seu dinheiro

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Curtiu saber quais são os documentos para o Fies? Acompanhe o nosso perfil no Instagram para ficar por dentro! Por lá, nós sempre atualizamos os estudantes sobre as novidades do universo vestibulístico e com dicas fresquinhas!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.