Fies

Em que ano foi criado o Fies e como ele pode ajudar você?

Em que ano foi criado o Fies?Em que ano foi criado o Fies?
Instagram Beduka

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do governo federal que, como o próprio nome já diz, tem o intuito de financiar os estudos de milhares de brasileiro que não possuem condições de pagar. É como uma espécie de empréstimo, mas que em alguns casos chega a ter juros zero.

Porém, não é qualquer pessoa que tem direto! Primeiro de tudo é obrigatório ter tirado no mínimo 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. Além disso, para conseguir esse crédito é necessário se encaixar em uma série de pré-requisitos.

Mas em que ano foi criado o Fies? Leia até o final para saber esse e outros detalhes que podem te ajudar muito na hora de conseguir uma vaga pagando só parte ou nada do valor das mensalidades. No último tópico, há uma surpresa para você!

Há bastante conteúdo pela frente. Clique em um dos assuntos abaixo e vá diretamente ao que deseja saber:

Você sabia que é possível entrar na faculdade dos seus sonhos sem precisar da nota do ENEM? Acesse o Beduka Bolsas e garanta agora mesmo uma bolsa de estudos de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita!

Em que ano foi criado o Fies e quem foi o criador?

O Fies foi criado no ano de 1999, pelo então governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. 

Neste ano, o Ministério da Educação implementou o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), com a iniciativa de substituir o Crédito Educativo. 

O objetivo era permitir que o aluno de baixa renda tenha acesso a universidades privadas por meio do financiamento estudantil concedido pelo governo federal.

Quer saber mais sobre o Fies? Acesse esses artigos:

Desde então, o Fies já passou por diversas reformulações que vão desde os critérios para participar até o público alvo! Agora que já sabe em que ano foi criado o Fies, confira a linha do tempo do programa!

O que foi o Crédito Estudantil?

Bom, pra começar a falar sobre a história do financiamento estudantil no Brasil, temos que voltar lá para o ano de 1976. Nessa época, o governo militar de Ernesto Geisel desenvolveu o Programa de Crédito Educativo, também chamado de CREDUC. 

Esse sistema foi criado com o objetivo de democratizar o acesso dos estudantes de baixa renda ao ensino superior. 

Com o passar dos anos, o programa acabou entrando em crise. Os principais motivos foram: 

  • Inadimplência; 
  • Falta de verba para o funcionamento do projeto; 
  • Ausência de instrumentos para adequar os débitos à inflação. 

O Creduc subsidiou mais de 870 mil estudantes durante seu período de operação. 

Cronograma de estudos

Após o fim do CREDUC, em 1999, nasce o Fundo de Financiamento Estudantil, bem no meio do governo FHC. (Fies). 

Desde seu lançamento, a cada novo governo, o programa foi passando por diferentes configurações. Veja as mudanças mais importantes listadas a seguir!

Está gostando de saber em que ano foi criado o Fies? Você pode saber ainda mais sobre financiamento estudantil lendo o texto abaixo:

Em que ano o Fies começou a mudar?

Em 2010, ano em que o ex-presidente Lula governava o país, o Fies passou por algumas reformulações. As mudanças vieram com o intuito de ampliar o programa. As principais delas foram:

  • A queda da taxa de juros de financiamento de 6,5% para 3,4%. 
  • O aumento do prazo de carência para o estudante começar a pagar o empréstimo, que passou a ser de 18 meses. 
  • A ampliação do prazo para a quitação das mensalidades foi de até três vezes o tempo de duração do curso de graduação.
  • O percentual de financiamento passou a ser de até 100%.
  • A possibilidade do estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

Como o Fies passou a ser no governo Dilma?

Você que hoje pergunta “em que ano foi criado o Fies” mal conseguiria reconhecer o programa se comparasse o que ele era em 1999 com o que ele se tornou em 2015. 

Durante o governo da presidente Dilma Rousseff, algumas regras de concessão do financiamento foram alteradas. As mudanças mais significativas foram as seguintes:

  • A exigência para o estudante alcançar no mínimo 450 pontos de média nas provas no Enem 
  • Nota maior do que zero na redação
  • Renda per capita de até 2,5 salários mínimos
  • Prioridade para cursos das áreas de engenharia, formação de professores (licenciaturas) e saúde.

Em que ano foi criado o Novo Fies?

A partir de 2018, o programa passou a ser chamado de Novo Fies. Dessa vez, os principais objetivos foram garantir a sustentabilidade e continuidade do programa, numa tentativa de diminuir a inadimplência. Vamos conferir o que mudou no Novo Fies:

  • O estudante deverá iniciar o pagamento assim que se formar (e se estiver empregado receberá desconto, que vai variar de acordo com a sua renda)
  • No caso do aluno desempregado, este deverá realizar o pagamento mínimo, similar ao que foi pago durante o curso
  • O programa foi dividido em diferentes modalidades, possibilitando juros menores de acordo com a renda familiar do estudante.

E aí estudante, gostou de saber em que ano foi criado o Fies? Não perca os próximos artigos e fique sabendo tudo o que precisa sobre o financiamento estudantil!

Está estudando para o Enem e outros vestibulares? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 65% de desconto nas melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 instituições parceiras. 

Conte conosco nas redes sociais também. No Pinterest e no Instagram, temos conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares sendo postados todos os dias. 

Obrigada por ler até aqui!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários

  • Informe melhor! O FIES não foi criado. FIES foi o nome dado ao Programa de Crédito EDucativo criado em 1975 pelo governo militar de Ernesto Geisel para democratizar o ensino superior (que coisa né? Uma ditadura democratizando!!) . FHC mudou de nome pra FIES pra chamar de seu, e Lule mudou novamente para NOVO FIES pegar o filho pra ele, porém nas Universidades que pouco ensinam o que devem, desinformam dizendo que o programa foi criado pelos cumpanheiros. Então se seu filho conseguiu se formar, agradeça aos militares!

    • Embora tivessem o mesmo objetivo, os programas eram diferentes. Não foi uma simples mudança de nome, houve outras significativas com relação à taxa de juros, origem de recursos etc.