X

16 Dicas para ler textos longos em inglês (na prova e no dia a dia)

16 dicas de como ler textos longos em inglês: 9 para o dia a dia e 7 na hora da prova!

Veja as 16 dicas que trouxemos para te ajudar a saber como ler textos longos em inglês! São 9 conselhos para a leitura do dia a dia e mais 7 para quando já estiver no ato de fazer a prova!

Se já sentimos dificuldade em ler um texto na nossa língua, imagina em uma estrangeira! Além disso, tem o peso da situação, o tamanho do texto e outros fatores… É comum ficar com a sensação de que falta conhecimento, mesmo conseguindo entender outras partes.

Mas fique tranquilo, não precisa ser tão difícil assim!

O primeiro passo é trabalhar a nossa confiança e acreditar que podemos nos esforçar, melhorar e usar as habilidades que já temos

Isso é extremamente importante, mas admitimos que é um pouco subjetivo. 

Por isso, fizemos esse artigo com técnicas e dicas práticas para te ajudar a lidar com textos em inglês (a língua mundial). Sinta-se à vontade para usar essas estratégias em outras línguas.

Neste texto sobre como ler textos em inglês, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Veja 9 dicas para ler textos longos em inglês no dia dia.
  2. Veja 7 dicas para ler textos longos em inglês na hora da prova.
  3. Como aprender e melhorar o meu inglês? (dicas de app, filmes e mais!)

Depois você pode testar o que aprendeu, é só fazer o nosso Simulado ENEM gratuito! Ele pode ser personalizado com as matérias que você quiser.

9 Dicas para ler textos longos em inglês durante a vida!

1. Comece com calma, identificando o seu nível.

Você demorou alguns anos para aprender a sua língua nativa, com certeza precisará ter paciência consigo mesmo ao aprender outras! Por outro lado, essa paciência não pode ser cômoda. 

Para resolver esse impasse, a solução é descobrir em qual nível você está. Isso pode ser feito contratando um professor particular, entrando em uma escola de línguas, fazendo testes de proficiência ou baixando aplicativos on-line!

Assim, você saberá se é iniciante, básico, intermediário, avançado ou fluente. É importante saber seu nível para ver o que precisa estudar, em qual ordem, a profundidade, o momento e o caminho adequado a ser traçado.

2. O aprendizado que dura acontece dia-a-dia!

Quantas vezes você estudou tudo o que ia cair na prova, foi bem, mas no mês seguinte já não lembrava mais nada? 

Pois é, o nosso cérebro é um músculo que precisa ser continuamente exercitado, só assim guardará todas as informações de forma saudável.

Com o aprendizado de uma língua não é diferente. Para sermos fluentes mesmo, é necessário que ela esteja presente ao nosso redor, cotidianamente. Afinal, foi também nesse cenário que conseguimos aprender a nossa língua materna.

Outra consideração importante é que muitas palavras ou expressões aparecem em diferentes contextos, podendo até ter outros significados. Por isso, usá-las no dia a dia nos faz ir assimilando as possibilidades, e o melhor é que isso acontece naturalmente!

Faça tudo no seu tempo, tendo em mente que resultados lentos e duradouros são bem melhores do que rápidos e passageiros, ou nenhum!

3. Busque ler em diferentes mídias.

Assim como no português, as demais línguas também apresentam tipos e gêneros textuais.

Você sabe bem que cada estilo de texto tem uma “cara” própria. Saber identificar isso nos permite lembrar de como ele é feito, para quê foi feito e deduzir outras informações que ajudam na interpretação.

Por isso, é interessante você procurar ler textos em inglês que vão além do clássico livro didático das escolas. Eles são sim importantes, mas você pode variar um pouco!

Algumas opções de textos em inglês são:

  • Livros paradidáticos;
  • Dicionário;
  • Rede social (instagram, twitter, facebook, whatsapp, tiktok, snapchat, pinterest, etc);
  • Receitas;
  • Jogos;
  • Embalagens;
  • Filmes legendados;
  • Livros literários;
  • Poemas;
  • Quadrinhos;
  • Revistas;
  • Letras de música,
  • Artigos.

4. Use as técnicas de leitura.

Algumas pessoas desenvolveram técnicas para fazer a leitura ser mais rápida, focada e fluida. Elas nos ajudam a compreender em poucos segundos quais são os pontos principais do texto. 

Elas são muito boas quando estamos meio perdidos, sem saber por onde começar, quando estamos com pressa, etc. Mas se você tiver tempo, tente ler tudo direitinho. Elas são apenas um recurso especial, não a regra.

Há duas principais:

  • Scanning: fazemos uma “passada de olho” sobre o texto, buscando compreender de forma geral sobre o tema e os pontos de vista.
  • Skimming: vamos lendo e destacando (com traços ou círculos) alguns pontos do material de leitura que trazem informações específicas, típicas de perguntas de prova. Assim fica mais fácil de voltar e encontrar onde estava a informação.

5. Não tente entender cada palavra literalmente…

Como dissemos no início do texto, a maioria dos alunos acaba se deparando com alguma palavra que não sabe o significado e se desespera. Isso é muito complicado, porque ainda abala a sua confiança e pode te fazer esquecer outras.

Mas há uma solução: quando isso acontecer, tente reler o parágrafo ou a frase. Veja qual é o tema do texto e se vem alguma palavra na sua mente que faça sentido estar ali.

Analise as palavras que estão ao redor e tente adivinhar o significado dessa palavra pelo contexto em que ela está inserida. Dessa forma, você cria mais independência na hora de ler em inglês.

Como estamos falando do dia a dia, depois de pensar e tirar uma conclusão você pode consultar o dicionário e ver se seu raciocínio estava certo.

No início a gente erra bastante, mas depois o cérebro vai se acostumando e a gente começa a acertar!

6. Tente ler em voz alta!

Essa dica pode melhorar muito a sua habilidade de leitura, principalmente se sua memória for mais auditiva. Quando você lê em voz alta, acaba se envolvendo mais com o texto e ativando outras áreas do cérebro.

É engraçado observar que, depois de um tempo de prática, já vamos lendo o texto em inglês com uma voz na cabeça, deduzindo quais as palavras que vêm adiante!

7. Se precisar, quebre as frases em pedaços.

É comum encontrarmos em textos longos, algumas frases bem grandes. Se você está lendo algo como um romance em inglês e achou difícil entender a frase, perdendo onde estava, volte ao início.

A partir daí, tente compreender as palavras que estão entre as vírgulas, só então releia toda a frase para unir as informações.

Fazendo isso, você conseguirá até mesmo dizer o que entendeu com as suas próprias palavras!

8. Busque evoluir e alternar!

Como já dissemos, existem diferentes níveis de habilidades no inglês. Se você quer alcançar a fluência, é melhor ir subindo degrau por degrau, mas sem ficar parado!

Vai chegar um ponto em que você vai ler algo que tinha dificuldade no início, mas já sentirá a sensação de ter entendido tudo, com certeza. Quando chegar aí, não fique satisfeito! Agora é hora de procurar um outro texto mais difícil!

É importante estar sempre lendo coisas novas para aprimorar a leitura e expandir o vocabulário!

Outra boa dica é misturar sessões de leitura de estudo com leituras de lazer. É preciso ter um equilíbrio saudável para não ”fritar a mente”. Estudo demais pode causar sobrecarga e, se for de menos, pode não fazer efeito.

9. Cuidado com os falsos cognatos!

Nossa última dica para a leitura de textos em inglês no dia a dia é ter muito cuidado com os falsos cognatos!

Os cognatos são palavras do inglês que já são parecidas com as nossas palavras (pronúncia ou escrita) e a tradução é equivalente. Elas também podem ser chamadas de palavras transparentes, como: car (carro), air (ar), night (noite), individual (individual).

Porém, existem os falsos cognatos, que são aquelas palavras parecidas com significados totalmente diferentes! Exemplo disso é a palavra pretend, que significa fingir e não pretender.

Eles existem em menor número e são muito comuns, então é bom sempre dar uma olhada nas listas e buscar decorá-las.

7 Dicas para ler textos longos em inglês no vestibular!

Depois de passar o dia a dia utilizando as dicas que já ensinamos, naturalmente tudo ficará mais fácil, até na hora do vestibular.

Mas se você sente aquele nervosismo bem no dia, temos mais algumas dicas para usar na hora da prova!

1. Preste bastante atenção no título!

Tem muita gente que pula o título para ir direto ao texto, mas isso não é algo muito bom. Na realidade, a maioria dos títulos são pensados para refletir o tema central do texto.

Por isso, ler o título já ajuda a encaminharmos o nosso pensamento para algum assunto, facilitando a compreensão da mensagem que ele quer passar.

2. Analise todas as imagens e símbolos do texto.

A linguagem não-verbal nasceu antes mesmo da escrita e ela é universal! Veja, os homens da caverna desenhavam animais e lanças há milhares de anos, e nós entendemos a mensagem que eles queriam passar.

Por isso, independente da língua em que algo está escrito, sempre se atente para a imagem que acompanha o texto escrito!

Exemplo: se você não entendeu muito bem se o texto falava sobre uma cidade rural ou urbana e houver uma imagem, possivelmente ela terá elementos que te ajudam a tirar a dúvida!

3. Leia as legendas.

Nós sabemos, quase todo aluno pula a legenda da imagem e as fontes dos textos! Mas não faça mais isso…

Ela pode conter algumas informações preciosas, como: o ano, o site do qual foi tirado, de que região veio, etc. 

Essas informações podem te dar a resposta de alguma pergunta ou te ajudar a tirar uma dúvida e contextualizar melhor. Nunca se sabe, então é melhor ler sempre, porque são pequenas e não custa nada!

4. Foco na introdução e na conclusão!

Pode acontecer de o título ser um pouco diferente, como uma interjeição ou onomatopeia. Ele já vai direcionar seu pensamento para um fenômeno, mas não dirá nada muito objetivo.

Nesse caso, a ideia central será dita na introdução do texto. Isso significa que estará nos primeiros parágrafos. Eles costumam ser informativos, então citam ou contextualizam o tema.

5. Identifique a ideia central de cada parágrafo.

Assim como os primeiros parágrafos têm a missão de introduzir e contextualizar o tema, os outros também têm funções específicas! 

Por isso, tente ler os parágrafos e identificar uma palavra que resume a sua ideia central. 

Normalmente o último é a conclusão ou consequência de tudo o que já foi dito, e os do meio são o desenvolvimento, ligando a introdução ao que aconteceu para que chegássemos naquela conclusão.

Se você conseguir fazer isso, será como se estivesse lendo vários textinhos!

6. Anote e sinalize palavras-chave!

Durante o exercício da leitura, você também pode circular as palavras mais frequentes no texto, sublinhar frases importantes, escrever ao lado qual é a ideia central do parágrafo, enfim… Faça anotações!

Ao final, será mais fácil voltar ao texto e encontrar alguma informação que queira consultar. 

Como toda habilidade, precisamos identificar nossos pontos fracos para conseguir trabalhar neles e evoluir. 

Por isso, quando estiver lendo um texto em inglês, tire o canto da folha para escrever as palavras que tiver dúvida. Chegando em casa, pesquise os seus significados e refaça a questão!

7. Encontre as pistas tipográficas!

Nossa última dica para aprender como ler textos longos em inglês na hora da prova é identificar onde estão as pistas tipográficas e suas funções.

Na realidade, esse é só um nome chique para sinais de pontuação. Cada um deles tem uma função bem específica, então nos ajudam a entender o que vem depois e localizar informações de destaque.

As vírgulas separam ideias, os pontos as encerram. Os dois pontos costumam introduzir uma fala ou enumeração, os parênteses e aspas contêm explicações ou destaques. As datas e demais números também nos ajudam a situar nossa leitura.

Não deixe toda essa informação de lado!

Como aprender e melhorar o seu inglês?

Nós do Beduka queremos te ajudar de verdade! Por isso, temos um blog cheio de artigos para cada matéria, contando com dicas e conteúdos.

Você pode ler os nossos outros artigos para te ajudar no inglês:

Gostou do nosso artigo com as dicas para ler textos longos em inglês? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Inglês
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.