Inglês

Entenda a Importância do Inglês no dia a dia!

Descubra qual a importância do Inglês no dia a dia!Descubra qual a importância do Inglês no dia a dia!

A Importância do Inglês no dia a dia é inegável, pois vivemos um mundo globalizado. Nesse contexto, o Inglês se tornou a ponte de comunicação entre os países. Ele é a língua internacional dos estudos, viagens, negócios, lazer e outros serviços! Você pode torná-lo o seu maior aliado na realização de sonhos pessoais e profissionais.

Neste artigo sobre a importância do Inglês no dia a dia , você encontrará:

  1. Qual a Importância do Inglês no dia a dia?
  2. Porque o Inglês é tão necessário?
  3. 5 razões para você aprender agora 
  4. Como aplicá-lo no meu cotidiano e me beneficiar disso?
  5. Como aprender Inglês na infância, na adolescência, na vida adulta, nos estudos e no trabalho!

O Inglês já está no meio de nós!

“Bulldog, fitness, jeans, shopping, pet shop, pen drive, notebook, internet, web site, download, delivery, happy hour, look, fast food, fashion, e-mail, diet, messenger, outdoor, hot dog, milkshake, light, hamburger, drink, fitdance, show, design…”

Essas são só algumas das várias palavras estrangeiras que usamos no nosso cotidiano – com a maior naturalidade. Cuidado para não exagerar quando estiver escrevendo uma redação, porque você pode cair no vício linguístico do estrangeirismo

Existem ainda aquelas palavras que foram “aportuguesadas”, ou seja, realmente incorporadas na nossa língua. Um exemplo disso é o verbo “deletar”, que veio de “delet”.

Essa é a maior prova de que o Inglês é algo que faz parte do nosso cotidiano e, para usá-lo a nosso favor, precisamos ir além disso e conhecê-lo de verdade

Você sabe qual a importância do Inglês no dia a dia e as portas que ele te abre? Nós vamos te contar neste artigo.

Qual é a Importância do Inglês no dia a dia? 

Para entender a importância da língua inglesa é preciso enxergar que vivemos em um mundo globalizado. Nesse contexto, o Inglês se tornou a ponte de comunicação entre os países. Ele é a língua internacional dos estudos, viagens, negócios, lazer e outros serviços!

O Inglês é a língua mais falada em todo o mundo, mesmo fora dos países originais, ele ganha destaque. Ao todo, cerca de 67 países têm o inglês como língua oficial e 27 como secundária. Fora isso, acredita-se que 1 bilhão de pessoas são falantes dessa língua!

Já imaginou se não existisse uma língua oficial? Cada vez que alguém visitasse um país, teria que aprender uma língua nova! Se você fosse pesquisar um artigo para um trabalho, teria o mesmo problema!

Ele está presente no seu cotidiano quando você: 

  • Usa o computador, o celular e as mídias sociais. 
  • Vai ler um manual ou um livro.
  • Vê filmes, séries e programas de TV.
  • Escuta músicas.
  • Faz uma pesquisa para os estudos.
  • Preencher um currículo de acordo com o que foi pedido pela empresa.
  • Se comunica com um estrangeiro no trabalho ou em uma viagem, para resolver um problema ou pedir ajuda.

Percebeu? Pois é, agora vamos te ajudar:

Em um tópico à frente, daremos 5 razões para aprender Inglês, mostrando como ele melhora sua vida na prática!

Antes, vamos entender como o Inglês chegou a ser “isso tudo”. 

Porque o Inglês é “isso tudo”? (Um pouco de História)

Quando os governos se organizaram na forma de Estados e nosso mapa ganhou essas divisões de países como conhecemos, a Inglaterra era a maior potência mundial. 

Ela foi a primeira a se modernizar com a Revolução Industrial e controlava boa parte do comércio e dos oceanos. Então, as pessoas usavam o Inglês para se comunicar.

Depois da colonização, os territórios herdaram a língua do país colonizador e foi assim que a América do Norte, a Oceania e alguns países da África e Ásia passaram a usar o Inglês.

As Guerras Mundiais devastaram a Europa economicamente e fisicamente. Só restou os Estados Unidos da América para financiar a reconstrução desses países, pelo Plano Marshall. 

Foi assim que ele passou a ser a maior potência mundial em economia e armamento, influenciado quase todos os países no mundo.

Por fim, chegamos nos dias atuais em que a globalização nos permite compartilhar não só negócios, mas também cultura. Já provamos no tópico acima que nosso vocabulário está cheio de palavras estrangeiras e em outras partes do dia!

5 Razões para você aprender Inglês agora!

Agora que você já a importância do inglês no dia a dia e que ele é inevitável, você precisa aprender a como usar ele a seu favor! 

Se você está em dúvida sobre começar ou terminar um curso, nós vamos te dar a motivação necessária para ir até o fim. 

Saiba como isso te ajuda a realizar seus sonhos pessoais e profissionais:

1.Entrada em várias universidades internacionais

Nós sabemos que uma das maiores lutas diárias do brasileiro é entrar na faculdade! Seja para quem estiver iniciando ou querendo seguir na carreira acadêmica, saiba que é possível estudar nas universidades internacionais!

Elas têm o seu modelo de seleção próprio, mas fato é que todas pedem a comprovação da fluência em Inglês para admitir o aluno estrangeiro que for aprovado!  

Os principais testes internacionais que valem como certificado são:

É necessário verificar qual tipo de comprovação é pedido pela instituição, pois você poderá  treinar especificamente para a prova. 

Comprovando a fluência e sendo aprovado em uma instituição, você poderá trazer o diferencial de ter feito uma graduação ou uma pós no exterior! 

E isso também nos leva ao segundo motivo:

2.Melhores oportunidades na carreira profissional

É muito comum ouvirmos que alguém não conseguiu a vaga no emprego porque não constava inglês no currículo. Por isso, o inglês é um dos fatores que podem te dar mais oportunidades de emprego e aumento de salário!

Hoje em dia, o mercado de trabalho é sustentado por relações globais, mesmo que indiretamente. Independente da profissão, vai chegar um momento em que você vai ter que lidar menos ou mais com essa língua.

Pense no esportista, dançarino ou artista que disputa um campeonato internacional. Também o blogueiro que ganha seguidores de fora, o técnico de informática ou o engenheiro que lida com equipamentos importados.

Lembre do vendedor que tem cliente estrangeiro ou o motorista, secretária, aeromoça, guia turístico, jornalista que podem esbarrar com um viajante!

É nesses momentos que você pode se destacar como profissional se souber falar a língua!

Mesmo para quem não tem nenhuma formação acadêmica oficial, o inglês pode servir como base na atuação em várias áreas: professor de idiomas, tradutor, profissional de marketing…

Além disso, é fato que as grandes empresas exigem que seus funcionários saibam como se comunicar com outros parceiros e clientes em todo o mundo. 

Pesquisas salariais, feitas pela Catho, revelam que o salário de uma pessoa com um segundo idioma pode ser de 30% a 50% maior em relação às que têm apenas um.

Portanto, se você está procurando emprego ou quer ganhar mais, vale a pena investir no idioma!

3.Estimula o cérebro, melhorando raciocínio e memória

Pode parecer clichê, mas manter o cérebro com atividades novas e saudáveis faz com que ele melhore o desempenho geral.

As pesquisas indicam que, quando estamos aprendendo uma língua nova, a própria estrutura do cérebro se modifica melhorando as partes responsáveis pela memória e o raciocínio.

O seu senso de compromisso, organização e dedicação também melhoram e podem gerar aprendizados para outras áreas da vida.

Além disso, é uma maneira recomendável de manter o cérebro saudável. Essa boa atividade reduz os riscos de desenvolver doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Claro que não é só a aprendizagem do Inglês que gera isso, a dança, o instrumento, a academia e outras habilidades também contribuem. Mas aqui estamos te ajudando a “unir o útil ao agradável”, mostrando que aprender inglês vai além de objetivos concretos! 

4.É o Idioma oficial da internet

Você já teve que baixar o tradutor automático da web quando queria entender alguma página ou “copiar e colar” alguma mensagem nas postagens de redes sociais? 

Já passou pela vergonha de ter que ligar para alguém na hora de configurar um site ou um eletrônico porque não entendeu nada?

Pior, você já perdeu a oportunidade de aproveitar algum curso online internacional porque não falava a língua?

Teve que ficar esperando um livro ou estudo ser traduzido, ou lutar para entender uma notícia internacional?

Pois é, você não precisa dessa trabalheira toda se simplesmente for fluente em inglês. Assim, o seu dia a dia fica mais prático e leve!

5.É o seu maior aliado nas viagens e intercâmbios

Quem é que nunca teve o sonho de conhecer a Disney ou a Europa? Quase todas as pessoas que conhecemos, em algum momento da vida, tiveram o sonho de viajar para o exterior.

Algumas dessas pessoas não vão por falta de recursos, outras, por medo de não saber “se virar”. Há ainda aqueles que foram mas perderam oportunidades de descobrir lugares e tradições porque não conseguiam se comunicar direito.

Já que o inglês é a língua mais falada do mundo, você terá mais possibilidades de destinos se souber falar. Também aproveitará melhor o local, conversando com as pessoas dalí.

Até mesmo nos países em que a língua oficial não é o inglês, como a Tailândia, os profissionais relacionados ao turismo são treinados para atender pessoas de todo o mundo falando em inglês.

Você escolhe se quer ficar perdido em [sua cidade dos sonhos] ou se quer saber o idioma e aproveitar o melhor do passeio!

Como aprender Inglês?

The onli time success comes before work is in the dictionary - frases motivacionais em ingles - motivational phrases english

Você que acha que o Inglês é um “bicho de 7 cabeças” não precisa ter medo não! O inglês já está no meio de nós como mostramos aí acima.

É claro que existe uma diferença entre aprender algumas palavras e aprender a gramática. Mas você já parou para pensar que o processo de aprendizagem é o mesmo?

Se você aprendeu essas palavras no dia a dia, é no seu cotidiano que você deve incorporar a língua

Sugerimos fazer aulas frequentes em uma escola da sua escolha, mas a verdade é que não existe um método milagroso. O importante é você pegar esse conteúdo passado e aplicar no seu dia dia.

A fluência só será atingida quando essa língua for algo automático em você, que faz parte da sua vida. Mas tenha calma, você demorou alguns anos para aprender o português então também precisará de tempo, constância e rotina para aprender outras.

Nós temos um artigo com dicas para estudar inglês sozinho, mas já adiantamos que alguns modos de não ficar preso à sala de aula são:

É recomendável aprender inglês desde criança?

Sim! Não é à toa que várias escolas particulares colocaram a língua estrangeira como componente obrigatório da grade curricular desde o ensino fundamental particular.

As crianças que têm contato com a língua inglesa desde cedo costumam se familiarizar e ter naturalidade no aprendizado. Além disso, é na infância que nosso cérebro está mais ativo. 

É claro que o inglês nessa idade é ensinado dentro do universo infantil (cores, objetos, cumprimentos), mas isso já é suficiente para causar bons efeitos no futuro.

Além disso, é mais uma oportunidade de melhorar a socialização, o raciocínio lógico e a capacidade de concentração.

Importância do inglês para adolescentes

Além das crianças, os adolescentes também são muito beneficiados com essa habilidade. Muitos deles fazem intercâmbios escolares ou cursam o Ensino Médio no exterior.

Esse tipo de experiência traz um desenvolvimento pessoal e cultural muito grande, além de ajudar a evoluir ainda mais rápido na carreira profissional.

  • Você é uma daquelas pessoas que tem fome de conhecimento? Então siga o Beduka no Instagram para conteúdos diários!

O adulto também consegue aprender?

Mas é claro que sim!

Não existe um limite de idade para aprender algo. A idade influencia sim no tempo gasto ou nas oportunidades que serão aproveitadas, mas o que determina a aprendizagem é a vontade e dedicação do aluno!

A vantagem dos adultos é que eles têm mais maturidade para lidar com as situações e costumam ter mais constância nos objetivos. Também já dissemos que o Inglês é um diferencial no trabalho, outro assunto de interesse para os adultos!

Gostou do nosso artigo sobre a importância do Inglês no dia a dia ? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador