A 2ª Lei de Ohm trata sobre a resistência elétrica de um condutor e as grandezas que se relacionam a ela. Essa lei determina que a resistência de um material depende de algumas de suas características dimensionais. Leia o texto para aprender mais sobre ela.
Neste texto sobre a 2ª Lei de Ohm, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:
- O que diz a 2ª Lei de Ohm?
- Qual é a fórmula da 2ª Lei de Ohm?
- Como calcular a Resistividade?
- Como calcular a Área?
- Resistividade na 2ª Lei de Ohm.
- Estudando para as provas? Conheça O melhor Simulado do Brasil! Ele pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!
O que fala a 2ª Lei de Ohm?
A Segunda Lei de Ohm, assim como a Primeira, foi criada pelo físico e matemático George Simon Ohm, quando ele ainda era estudante na Universidade de Erlangen, na Bavária.
Ele fez experimentos com as principais grandezas elétricas: corrente, tensão, resistência e resistividade. Através de seus testes, desenvolveu as duas Leis de Ohm.
A 2ª Lei tem muito mais a ver com a resistência dos materiais. Ela afirma que a resistência elétrica é diretamente proporcional ao comprimento e à própria resistividade, contudo é inversamente proporcional à sua área transversal.
- São mais de 200 resumos gratuitos para o ENEM no Instagram do Beduka, aproveite!
Qual é a fórmula da Lei de Ohm?
Além das dimensões físicas do material, a resistência também é influenciada pela resistividade.
A resistividade é a dificuldade que as cargas elétricas têm para se moverem por algum material. Ou seja, quanto maior a resistividade, menor a corrente elétrica.
A fórmula que ilustra todas essas relações de proporcionalidade da resistência elétrica é:
Nessa fórmula:
R = Resistência (Ω)
ρ = Resistividade (Ω.m)
l = Comprimento (m)
A = Área transversal (m²)
Agora você deve estar pensando: “ta, mas como eu vou calcular a área e a resistividade?”. O mais comum, é que elas já sejam dadas para você nas questões, mas caso não sejam, veja as fórmulas.
Como calcular a resistividade?
Para calcular apenas a resistividade, a seguinte fórmula vai servir:
Nessa fórmula, σ representa a condutividade (Ω-1.m-1 inverso de ohms vezes metro).
Como calcular a área?
O mais comum em questões sobre eletricidade é que ela seja tratada dentro de sistemas de fios, assim, você precisa calcular a área transversal de um fio. Como os fios costumam ser cilíndricos, você deve usar a seguinte fórmula:
Resistividade na 2ª Lei de Ohm
A resistividade é vista pela Segunda Lei de Ohm como uma propriedade do corpo, afinal, ela está ligada às características físicas dele. Entretanto, isso não estava totalmente correto.
O que realmente define a resistividade são características microscópicas. As duas principais são a quantidade de elétrons e o quanto eles conseguem se mover sem colidir com os átomos do material em questão.
É por isso que cada material existente possui a sua própria resistividade. Veja a tabela abaixo para saber a resistividade de alguns materiais.
Gostou do nosso artigo sobre a 2ª Lei de Ohm? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!