Filosofia

Quais os principais deuses gregos? Conheça os 13 mais importantes e suas histórias

Quais-os-principais-Deuses-GregosQuais os principais deuses gregos
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os deuses gregos eram os principais seres sobrenaturais da religião da Grécia Antiga. Eles tinham forma humana e viviam no Monte Olimpo.

Eles não tinham apenas forma humana, como todos os defeitos e qualidades que nós temos. Também tinham poderes para manipular a natureza e os homens, sendo bastante conhecidos através das histórias que foram contadas sobre eles.

Continue lendo para descobrir quais eram os 13 principais deuses gregos e seus poderes.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Ainda não sabe como usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Baixe nosso ebook “O que fazer com a nota do Enem” e descubra todas as possibilidades.

Quais eram os principais deuses gregos?

A religião dos gregos antigos era politeísta. Ou seja, eles tinham muitos deuses para adorar, em quem confiar e para quem oferecer sacrifícios. Apesar de haver centenas de seres assim, os deuses principais dos gregos eram apenas 13.

1- Zeus

Era o rei dos deuses e governante dos céus, seu principal papel era o de manter a justiça no mundo (chamada pelos gregos de Dike). Muitos mitos o descrevem como mulherengo, conquistando até mesmo mulheres mortais e tendo filhos com elas.

Esses filhos eram considerados semi-deuses, heróis que governavam cidades, como Héracles.

2- Hera

Era a esposa de Zeus e deusa da maternidade, das esposas e do casamento. Retratada como ciumenta, perseguiu diversas amantes de seu marido, pois odiava o adultério.

3- Poseidon

Irmão de Zeus, Poseidon é um dos três grandes do Olimpo. Era o governante dos mares, por isso era bastante temido, visto que era considerado o causador dos terremotos. Ele presenteou a humanidade com os cavalos e tinha diversos filhos, entre eles os ciclopes.

4- Atena

Deusa da sabedoria, da civilização e das estratégias de guerra. Era a padroeira da cidade de Atenas, onde floresceu a Filosofia e a democracia antiga. Na lenda, Atena nasceu de uma dor de cabeça de Zeus.

Conheça a relação entre Filosofia e democracia com nosso texto sobre como a política influenciou a Filosofia na Grécia Antiga.

5- Apolo

Filho de Zeus com Leto (deusa do anoitecer), Apolo era o deus Sol. Por isso, recebia também o nome de Hélio (sol em grego). Era também o deus da poesia, da música, da medicina e da inspiração profética.

Para entender melhor quais os principais deuses gregos, veja nosso texto sobre Mitologia grega.

6- Afrodite

Era a deusa do amor, da sexualidade e da beleza. A depender do mito, era considerada filha de Zeus e Dione, ou de Urano e Tálassa. 

Era a mãe de Eros, o desejo, e esposa de Hefesto. Ela mantinha um relacionamento com Ares também, como se vê no canto 8 da Odisseia de Homero.

Está curtindo saber quais os principais deuses gregos? Calma que ainda tem muitos outros.

7- Dionísio

Era uma divindade atípica, pois era filho de Zeus com uma mortal, sendo o último a ser aceito no Olimpo. Era considerado o deus do vinho, do teatro e da insanidade.

8- Hermes

Filho de Zeus com a deusa Maia, foi o único dos relacionamentos extraconjugais do rei dos céus que não foi perseguido por Hera.

Era o mensageiro dos deuses, também considerado o protetor dos ladrões e o guia das almas para Hades.

9- Ares

Era filho de Zeus e Hera, sendo considerado um possível substituto de Zeus segundo a mitologia. Era o deus patrono da guerra. Seu culto não foi muito difundido na antiguidade, ficando restrito a Esparta e ao norte da Grécia.

10- Deméter

Era a deusa olimpiana da colheita e da agricultura. Seu culto foi bastante amplo, sendo uma das formas de identificar a cultura da Grécia na região do mar Mediterrâneo.

Que tal testar seus conhecimentos sobre quais os principais deuses gregos? Acesse nossa lista de exercícios sobre mitologia e responda algumas questões.

11- Ártemis

Irmã gêmea de Apolo, era a deusa da caça, dos animais e da lua. Também era a protetora da virgindade e em muitos mitos homens são punidos por terem-na visto nua.

12- Hefesto

Era filho de Hera e o deus dos ferreiros. Diferente dos outros deuses, ele era manco e por isso sofria zombarias. Ele forjou o escudo de Aquiles no poema homérico Ilíada.

13- Hades

Quando perguntamos quais os principais deuses gregos, também lembramos de Hades. Ele era irmão de Zeus e Poseidon, considerado um dos três grandes do Olimpo. Seu reino era no submundo, que tinha o mesmo nome que ele.

Qual é a origem dos deuses gregos?

A origem dos principais deuses gregos varia de mito para mito. A versão mais conhecida está no poema de Hesíodo, Teogonia.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Segundo esta versão, antes dos deuses existirem o mundo estava imerso no Caos, o vazio de organização. Nesse vácuo estavam Gaia, (a terra), o Tártaro (a escuridão) e Eros (a atração). Depois disso, Nix (a noite), Hemera (o dia), Urano (o céu) e Ponto (a água) foram gerados assexuadamente.

Urano e Gaia se uniram e geraram os titãs, entre eles Cronos (o tempo), Oceano (a água doce), Têmis (a Lei) e Mnemósine (a memória, mãe de todas as musas).

Cronos tomou o poder de seu pai e gerou filhos com sua irmã, Réia. Porém, com medo de que o mesmo acontecesse com ele, cada vez que Réia dava à luz um novo filho, Cronos o engolia.

O último a ser engolido seria Zeus, mas sua mãe o trocou por uma pedra e cuidou dele às escondidas. Quando se tornou mais forte, Zeus destronou seu pai e passou a organizar o universo. Ele se casou com Hera e gerou novos deuses.

Qual era a importância da religião na Grécia Antiga?

Já vimos quais os principais deuses gregos. Mas qual seria a importância deles para o povo da Grécia Antiga?

Sem muita enrolação, talvez não houvesse algo mais importante do que a religião na Grécia. Ela era fonte de identidade e coesão social. Até mesmo na organização das cidades havia cargos para exercer o culto e oferecer sacrifícios. Até impostos eram cobrados para manter esses cultos.

A religião fazia parte da arte grega e a maior parte das peças que conhecemos foram escritas para serem encenadas nos festivais dionisíacos. Ainda que muitos mitos tenham sido criticados por filósofos, eles nunca deixaram de acreditar nos deuses.

O que você vai fazer com sua nota do Enem?

Você com certeza se esforçou bastante para tirar uma nota alta no Enem. Mas deixa eu te contar uma história:

Se você não souber usá-la com estratégia, dificilmente vai conseguir entrar na faculdade.

Como eu sei que você não quer isso, eu vou te ajudar. O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é conseguir uma vaga no curso dos seus sonhos.

Eu e a minha equipe fizemos um ebook que vai te dar as principais informações sobre os programas públicos que abrem vagas nas faculdades através da nota do Enem.

Colocamos o máximo de empenho para cumprir nosso objetivo de te levar à faculdade  e se você quiser chegar lá sem enfrentar concorrência, também há um outro caminho…

Descubra baixando o seu e-book agora mesmo!

Baixe seu ebook gratuito

Agora você saberá exatamente o que fazer com a sua nota do Enem!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre quais os principais deuses gregos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.