História

Quais foram as consequências da Guerra do Paraguai? Conheça os efeitos do conflito

quais foram as consequencias da guerra do paraguaiquais foram as consequencias da guerra do paraguai
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Guerra do Paraguai foi travada entre 1864 e 1870 e é tido como o conflito mais sangrento do mundo entre as Guerras Napoleônicas e a Primeira Guerra Mundial. Suas consequências foram muito graves, principalmente para o Paraguai.

As causas da guerra são motivo de controvérsias entre historiadores até hoje, de maneira singular quando se trata do papel da Inglaterra.

Continue lendo e descubra quais foram as consequências da Guerra do Paraguai e por que ela foi travada! No final, resolva questões para testar seu conhecimento.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Ganhe um desconto de até 65% na mensalidade do curso dos seus sonhos! Acesse o Beduka Bolsas e procure pela bolsa de estudos no curso dos seus sonhos!

O que foi a Guerra do Paraguai?

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado em que o Brasil esteve envolvido em toda a sua história. Ela teve duração de 6 anos (1864-1870), se constituindo como a guerra mais longa da América Latina.

Os Estados envolvidos na guerra foram:

  • Argentina;
  • Brasil;
  • Uruguai e
  • Paraguai.

Sendo que os três primeiros lutaram juntos, formando uma aliança. Por isso, a Guerra do Paraguai é conhecida também como Guerra da Tríplice Aliança.

Por muito tempo se acreditou que a motivação para o conflito fosse a interferência inglesa. Historiadores como Júlio José Chiavenato asseguravam que o Paraguai na década de 1862 estava modernizando sua economia e se tornava uma ameaça aos interesses da Inglaterra.

Deste modo, Brasil, Argentina e Uruguai lutavam uma guerra em nome da Inglaterra, para destruir o Paraguai e garantir o poderio econômico inglês.

Mas isso foi revisado, pois os dados apontam para um Paraguai dependente da Inglaterra e um Brasil em conflito diplomático com ela, levando a se considerar outras causas para o conflito.

Vamos ver quais foram as causas do conflito, que servirão para entender melhor quais foram as consequências da Guerra do Paraguai.

Saiba mais sobre o Segundo Reinado, o período em que a Guerra do Paraguai aconteceu.

Causas da Guerra do Paraguai

A causa principal para a Guerra do Paraguai foram disputas políticas, econômicas e territoriais na região da Bacia do Rio da Prata, que se apresenta nos quatro países envolvidos.

Essa região já tinha sido a praça de outros conflitos. 

Como aponta o historiador Leslie Bethell, neste local o Brasil já tinha travado duas guerras anteriores: 

1- em 1825-1828, contra as Províncias Unidas do Rio da Prata e

2- em 1851-1852, contra a província de Buenos Aires.

Ou seja, o ambiente era um campo de pólvora que a qualquer momento poderia explodir novamente.

Isso aconteceu quando o Uruguai começou a passar por uma turbulência política em 1863. A turbulência escalou para um conflito armado entre chefes políticos de dois partidos, o blanco, que tinha oficialmente o governo, e o colorado, que estava se rebelando.

Na época, o presidente da Argentina era Bartolomé Mitre, que tinha recebido apoio dos chefes colorados na guerra civil argentina em 1861. Como retribuição, ele apoiou a causa colorada contra os blancos.

O Brasil tinha interesses na região, pois havia uma população grande de brasileiros no Uruguai. Como os brasileiros da região pressionaram pelo apoio aos colorados, o governo central acabou seguindo a Argentina nisso.

Com isso, o partido blanco só tinha o Paraguai para se apoiar. Este último tinha ficado de fora dos conflitos anteriores, estava isolado dos vizinhos, de quem desconfiava.

Brasil e Argentina reivindicavam territórios controlados pelo Paraguai, tinham demorado para reconhecer sua independência e desejavam a livre navegação entre os rios Paraguai e Paraná. Motivos suficientes para o Paraguai manter distância, não é?

O governo paraguaio era exercido pelo ditador Solano López desde 1862. Com esse conflito, ele viu a oportunidade do Paraguai se afirmar contra as duas nações maiores da região e em 1864 ele iniciou a preparação para a Guerra. Além disso, ele se aproximou dos adversários de Mitre na Argentina.

O Brasil, por sua vez, deu um ultimato ao governo blanco do Uruguai em agosto de 1864, ameaçando retaliar os abusos sofridos por brasileiros no país. Isso fez Solano López dirigir um ultimato ao Império brasileiro, alertando contra uma invasão militar no Uruguai.

Os soldados brasileiros ignoraram o aviso e invadiram o Uruguai em 16 de outubro. Com isso, o Paraguai capturou um navio com o presidente da província do Mato Grosso a bordo. 

Os dois países romperam relações e em 13 de dezembro de 1864 o Paraguai declarou guerra ao Brasil e invadiu o Mato Grosso.

Em seguida, invadiu a Argentina, a fim de chegar ao Rio Grande do Sul, depois de ter a passagem negada pelo governo de Mitre. E a Argentina entrou no conflito ao lado do Brasil.

A entrada do Uruguai se deu pela ligação com o governo brasileiro, que tinha colocado os colorados no poder.

Então as causas para a Guerra do Paraguai foram de natureza política e econômica relacionada a questões da própria região platina. Ela durou até 1870, após diversas batalhas, e terminou com a morte de Solano López.

Principais batalhas da Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai teve muitas batalhas importantes, muitas delas sendo travadas pela marinha dos dois países, que passavam por modernização. As principais foram:

  • Batalha de Tuiuti: aconteceu em 24 de maio de 1866 e teve um saldo de 13 mil mortos.
  • Retirada da Laguna: foi a retirada de parte do exército brasileiro que tinha saído do Rio de Janeiro para seguir ao Paraguai, da cidade de Laguna, então parte do território paraguaio.
  • Batalha do Riachuelo: travada em 11 de junho de 1865 no arroio do Riachuelo, um afluente do rio Paraná. Teve vitória brasileira.

Todas estas batalhas tiveram efeitos muito desastrosos para os países envolvidos no conflito. Continue lendo para descobrir quais foram as consequências da Guerra do Paraguai.

Quais foram as consequências da Guerra do Paraguai?

Para ficar mais didático e você entender bem quais foram as consequências da Guerra do Paraguai, vamos dividi-las por países.

Quais foram as consequências da Guerra do Paraguai para o Paraguai ?

Segundo Leslie Bethell, para o Paraguai, a guerra foi quase uma calamidade total. Pois, apesar de ter sobrevivido como Estado independente, seu território foi reduzido em 40%

Isso aconteceu porque os territórios reivindicados pelos argentinos e brasileiros foram anexados por eles aos seus respectivos Estados.

Embora o número de mortos seja impreciso e quase sempre exagerado, contagens conservadoras apontam para a redução de 20% da população paraguaia. Cerca de 50 a 80 mil mortes no campo de batalha e por doenças.

O exército foi desarmado e as suas fortificações foram desmanteladas para nunca mais serem reconstruídas novamente. A base manufatureira foi destruída e a economia foi arrasada.

Os vencedores impuseram uma indenização enorme, que só foi perdoada no século XX. O Brasil também impôs a abolição da escravidão aos paraguaios.

Quais foram as consequências da Guerra do Paraguai para o Brasil?

Uma das principais consequências para o Brasil foi o fortalecimento da unidade nacional e da identidade brasileira.

A guerra foi travada como se o Brasil fosse a civilização avançando contra os bárbaros, uma campanha civilizatória. A imposição da libertação dos escravos tinha esse sentido, ainda que em território próprio ela fosse a principal força econômica.

Com isso, também houve pressão pela abolição no próprio Brasil. O engenheiro André Rebouças iniciou a campanha abolicionista, tentando o apoio do Conde D’Eu que tinha liderado as tropas no final do conflito.

A economia brasileira sofreu bastante, pois o país se endividou para custear o conflito, modernizando o exército e a marinha.

Os efeitos políticos foram mais devastadores para a existência do império no longo prazo. 

Soldados tiveram contatos com ideias republicanas ao lutar ao lado de uruguaios e argentinos, que viviam em repúblicas. Além disso, o exército se fortaleceu como entidade política, o que foi importante quando ocorreu o golpe em 1889.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Entenda melhor essa consequência da Guerra do Paraguai com nosso texto sobre a Proclamação da República.

Quais foram as consequências da Guerra do Paraguai para a Argentina?

As baixas argentinas foram estimadas em 18 mil mortos nas batalhas e 5 mil em conflitos internos desencadeados pela guerra. Ainda, cerca de 12 mil pessoas morreram em decorrência de doenças como a cólera.

A guerra contribuiu também para a consolidação da unidade argentina, cessando as disputas entre os federalistas e os centralistas.

O Uruguai não teve participação na partilha dos ganhos do conflito.

Exercícios sobre a Guerra do Paraguai

Agora que você já sabe quais foram as consequências da Guerra do Paraguai, será muito bom fazer uns exercícios para fixar o conteúdo. Separamos duas questões para você!

Questão 1 – (UFU-MG) A Guerra do Paraguai, encerrada em 1870, foi um acontecimento com profundas implicações para os Estados que nela se envolveram militarmente. Considerando seus efeitos sobre o Império Brasileiro, podemos afirmar que:

I. o fortalecimento do exército, a participação de escravos na luta, o endividamento do Brasil e o abalo da opinião pública levaram a uma crise do Império, tendo como efeitos mais imediatos a criação do “Partido Republicano” e a aprovação da “Lei do Ventre Livre”.

II. a vitória brasileira possibilitou a reanexação da Cisplatina ao território do Império, repercutindo favoravelmente na opinião pública nacional e internacional.

III. o Brasil, com a vitória, conseguiu anexar parte do território do norte do Paraguai, obtendo acesso livre à navegação dos rios Paraná e Paraguai, fundamental à comunicação com o Mato Grosso.

IV. a vitória brasileira não satisfez a Inglaterra, que temia a afirmação do Brasil como uma grande potência econômica e militar na América do Sul. Assim, os ingleses buscaram atingir o Brasil com uma nova campanha contra a escravidão, levando à aprovação da “Lei do Ventre Livre”.

Assinale a alternativa correta:

a) II e III são corretas.

b) I e II são corretas.

c) I e III são corretas.

d) II e IV são corretas.

Questão 2 – (Enem-2010)

Substitui-se então uma história crítica, profunda, por uma crônica de detalhes onde o patriotismo e a bravura dos nossos soldados encobrem a vilania dos motivos que levaram a Inglaterra a armar brasileiros e argentinos para a destruição da mais gloriosa república que já se viu na América Latina, a do Paraguai.

CHIAVENATTO, J. J. Genocídio Americano: a Guerra do Paraguai. São Paulo: Brasiliense, 1979 (adaptado)

O imperialismo inglês, “destruindo o Paraguai, mantém o status quo na América Meridional, impedindo a ascensão do seu único Estado economicamente livre”. Essa teoria conspiratória vai contra a realidade dos fatos e não tem provas documentais. Contudo essa teoria tem alguma repercussão.

DORATIOTO, F. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Cia das Letras, 2002 (adaptado).

Uma leitura dessas narrativas divergentes demonstra que ambas estão refletindo sobre

a) a carência de fontes para a pesquisa sobre os reais motivos dessa Guerra.

b) o caráter positivista das diferentes versões sobre essa Guerra.

c) o resultado das intervenções britânicas nos cenários de batalha.

d) a dificuldade de elaborar explicações convincentes sobre os motivos dessa Guerra.

e) o nível de crueldade das ações do exército brasileiro e argentino durante o conflito.

Parabéns por ter respondido todas as questões sobre quais foram as consequências da Guerra do Paraguai. Agora confira o gabarito.

Gabarito dos exercícios sobre a Guerra do Paraguai

Exercício resolvido da questão 1:

c) I e III são corretas.

Como vimos, entre os efeitos da guerra no Brasil estavam a disseminação das ideias republicanas e abolicionistas e a anexação de territórios reivindicados.

Exercício resolvido da questão 2:

d) a dificuldade de elaborar explicações convincentes sobre os motivos dessa Guerra.

Ambos os textos refletem sobre a guerra, contudo o primeiro traz uma leitura ideológica sobre os motivos para a Guerra, enquanto o segundo relativa a afirmação do primeiro abordando a sua falta de embasamento histórico.

E é isso! Você terminou os exercícios sobre quais foram as consequências da guerra do Paraguai. Esperamos ter contribuído para seu aprendizado e se quiser as melhores formas de passar no Enem e entrar na faculdade, volte sempre! Com certeza conseguimos te ajudar.

Boa sorte nos seus estudos e até a próxima!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.