Literatura

Resumo de Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco. Análise e curiosidades importantes!

Resumo de Amor de Perdição de Castelo BrancoResumo de Amor de Perdição de Castelo Branco

Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, é um dos mais famosos romances lusitanos, com características típicas da Segunda Fase do Romantismo. Com um enredo shakespeariano, Simão e Teresa lutam contra todos os obstáculos por seu amor, ainda que isso os leve à morte.

Neste artigo, você encontrará um panorama completo sobre Amor de Perdição:

  1. Informações gerais: ficha técnica e personagens
  2.  Amor de Perdição resumo : enredo inicial, desenvolvimento e desfecho 
  3. Curiosidades sobre o autor e a obra
  4. Influências do Romantismo

Amor de perdição – Informações gerais

É importante, principalmente se você não tiver muito tempo para ler a obra completa, conhecer e se recordar dos aspectos técnicos, que podem te guiar na leitura do resumo de Amor de Perdição de Castelo Branco, e, claro, na hora da prova.

Ficha técnica:

Título: Amor de perdição

Autor: Camilo Castelo Branco

Ano de publicação: 1862

Nacionalidade: Português

Número de Capítulos: 20

Narrativa: Impessoal, onisciente e onipresente (3° pessoa)

Influência externa: Romeu e Julieta, de William Shakespeare

Movimento literário: Segunda fase do Romantismo

Amor de Perdição: pdf

Personagens

Personagens-de-Amor-de-Perdição

Simão Botelho – Este é o protagonista que, inicialmente, é descrito como um jovem revoltado e engajado nas questões sociais de sua faculdade, aos 17 anos de idade. Quando conhece Teresa, torna-se um homem virtuoso e dedicado, embora ainda seja muito passional e capaz de fazer tudo por sua amada; um típico herói romântico.

Teresa de Albuquerque – Ela também é protagonista, uma doce jovem de 15 anos que representa a materialização do ideal romântico feminino. Embora delicada, ao longo da trama, vai adquirindo traços heróicos à medida que luta por seu amor.  

Mariana – Uma jovem melancólica, de origem simples, que se envolve numa paixão por Simão. Sabe que nunca será correspondida, o sofrimento lhe serve de combustível para estar sempre servindo ao seu amado; até naquilo que ele precisa para se corresponder com Teresa.

Domingos Botelho – O pai de Simão, homem renomado socialmente, ocupava cargos jurídicos, porém cheio de defeitos de uma elite gananciosa. Luta incansavelmente pelo fim da paixão do filho. 

Tadeu de Albuquerque – O  pai de Teresa, de caráter semelhante a Domingos Botelho. Ambos são inimigos de família. Autoritário, obstinado e superprotetor.

João da Cruz – O pai de Mariana, um simples ferreiro que contraiu dívida com o pai de Simão, sendo, portanto, designado para ser o “fiel escudeiro” do herói protagonista. A personagem mais equilibrada da narrativa.

Amor de Perdição – Resumo 

Agora sim, conhecendo os personagens – minimamente – e conhecendo os aspectos técnicos mais básicos, vamos ao nosso resumo do livro Amor de Perdição.

Resumo do enredo inicial:

O romance se passa centralmente na cidade de Viseu, embora mude de cenário algumas vezes, durante o desenrolar dos fatos.

A narrativa começa com a história da família de Simão, seus conflitos com o pai, seu comportamento agressivo movimentado pelos ideais da Revolução francesa. Era um jovem engajado em defesas públicas e acadêmicas, pois estudava numa universidade em Coimbra, muito movimentada na época.

Porém, Simão vai passar um tempo em Viseu, cidade em que sua família morava. Neste período, seu pai percebe o comportamento modificado do filho e descobre que ele está enamorado de sua vizinha, Teresa.

O casal mantém sua relação amorosa pelas janelas de seus quartos, às escondidas, já que as famílias são inimigas.

Motivo da briga de família: Há muito tempo as famílias tiveram uma briga por motivos jurídicos, mas isso permanece incomodando até os tempos atuais por causa do orgulho deles.

Simão retornou à Coimbra para concluir os estudos e se tornar um homem independente, assim, poderia voltar a Viseu e casar-se com sua amada, como havia prometido.

Enquanto isso, Teresa se comunicava com a irmã de Simão, mas foi descoberta. Então, o pai de Teresa, Tadeu, arquitetou um casamento forçado com  um primo distante para impedir a paixão. Após sofrer muitas ameaças, Teresa envia uma carta para Simão contando tudo.

Desenvolvimento

Simão retorna escondido à cidade e fica hospedado na casa de João da Cruz, sujeito que devia um favor ao pai de Simão, por causa de uma ajuda que recebera para escapar da forca. Daí em diante, João se tornou o braço direito de Simão.

Em uma noite de festa, Teresa e Simão, que trocavam cartas semanalmente, combinaram de se encontrar enquanto todos estavam distraídos. Porém, o primo de Teresa estava de olhos fixos em sua prometida e descobriu o caso.

Embora não tivesse denunciado publicamente a identidade de Simão, quis vingar-se.  Os dois rapazes preparam armadilhas e o confronto resultou no ferimento de Simão, que foi para casa de João ser cuidado por Mariana, filha e enfermeira.

Contudo, Mariana se apaixona por seu paciente. Uma jovem já melancólica reconhece que seu amor é irrealizável, se contentando em ser a fiel serva de Simão. Assim, Mariana se torna mediadora das cartas e do romance do casal protagonista.

Tadeu coloca sua filha no convento de Viseu, como punição. Teresa lida com os maus modos das freiras deste convento e é dedurada por escrever cartas que mantinham sua relação com Simão. Então, é mandada para um convento em  Monchique, mais distante, onde sua tia era freira.

Desfecho do livro Amor de Perdição

Sempre informado por cartas, Simão aguarda o momento em que Teresa seria transferida, para tentar raptá-la e fugir com ela. A emboscada vai mal e Simão é preso.

Domingos, seu pai, não busca retirar o filho da prisão, devido às rixas entre eles. Porém, quando Simão foi condenado à forca, decide usar de sua influência para alterar a pena. Tudo o que consegue é que seu filho seja exilado por 10 anos na Índia.

Mariana caiu à beira da loucura com a notícia da forca, mas logo se recuperou, disposta a continuar ajudando Simão e desejando ir ao exílio com ele. Tadeu percebe que Teresa e Simão estarão na mesma cidade na hora do embarque e tenta levar Teresa de volta ao primeiro convento, mas é impedido pela freira que é tia de Teresa.

Chegado o dia, Teresa escreve uma carta final para Simão e vai ao mirante para vê-lo uma última vez. Lá, morre de tristeza, da doença do amor. Simão recebe a carta e, já no barco, atira-se ao mar, pois não vê mais sentido na vida.

Logo após, Mariana faz o mesmo, morrendo ambos afogados no oceano dos amores impossíveis.

Gostou do nosso resumo de Amor de Perdição de Castelo Branco? Teste seus conhecimentos com outras questões de obras literárias!

Espera aí!

Comente se este resumo de Amor de Perdição foi útil e fique com a gente pra não perder as curiosidades!

Curiosidades sobre Amor de Perdição e sobre Castelo Branco:

Castelo-Branco-autor-de-Amor-de-Perdição
  •  Camilo escreveu a obra em 15 dias, quando estava preso em uma cadeia de Porto
  • A obra é baseada em um caso verídico , de um senhor que estava na mesma cadeia que o autor
  • Ela já foi adaptada ao teatro e ao cinema, incluindo uma ópera 
  • Existe uma edição especial dirigida aos emigrantes portugueses de todo o mundo
  • Foi o primeiro best-seller português, impulsionando Castelo Branco a escrever “Amor de Salvação”, um contraponto.
  • É o romance português mais popular, traduzido em diversas línguas e considerado uma obra-prima da ficção de língua portuguesa.

Agora que você já sabe tudo sobre a obra e sobre o seu contexto, que tal analisar sua relação com o Romantismo?

Continue conosco!

Análise de Amor de Perdição – Influências do Romantismo

O Romantismo é um movimento marcado pela subjetividade. Embora tendo esse ponto em comum, foi experimentado em diferentes momentos históricos, o que lhe conferiu 3 fases.

Amor de perdição  faz parte da segunda fase do romantismo, ou ultrarromantismo. Por isso, a obra tem um tom extremamente trágico, dramático, recheado de mortes motivadas pelo sentimento. 

Assim, as personagens são sempre postas à prova , enfrentando inúmeros obstáculos, fazendo com que adquiram um aspecto heróico.

Além disso, as personagens femininas são marcadas pela passividade, docilidade, sentimentalismo; enquanto os masculinos são obstinados, bravos, sanguinários e impetuosos; demonstrando correspondência com os padrões românticos.

Intertextualidade com Romeu e Julieta de Shakespeare

Ao ler o resumo de Amor de Perdição, fica bem aparente a semelhança com Romeu e Julieta, de Shakespeare. Em ambas as obras há : 

  • Amores impossíveis de se concretizar
  • Obstáculos (pessoas e cenário)
  • Rivalidade entre as famílias 
  • Morte encadeada do casal (efeito dominó)

Achou pouco? 

Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

Gostou do nosso artigo com o resumo de Amor de Perdição? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador