Física

O que é um calorímetro? Aprenda tudo sobre o equipamento e suas funções

o que é um calorímetroo que é um calorímetro
Sala do Saber - melhor cursinho online

O calorímetro é parecido com a garrafa térmica que mantém seu cafezinho quente ou a caixa térmica que você leva para a praia com suas bebidas geladas. Ou seja, é um objeto que mantém a temperatura do que está dentro dele sem influência externa.

A sua principal função é medir a capacidade térmica de um corpo ou o calor específico de uma substância, baseando-se na troca de calor entre corpos com temperaturas diferentes. 

Neste resumo, você não só vai aprender o que é um calorímetro, mas saberá para que serve e como funciona. Inclusive, existem 3 tipos de calorímetro. Leia até o final para conhecer todos eles.

Quer ir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

Pratique o que aprendeu com as questões de Física do Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito, personalizável e simula o método TRI de correção!

O que é um calorímetro? 

O calorímetro é um instrumento utilizado para medir a capacidade térmica de um corpo ou o calor específico da substância que o compõe. 

Ele é um recipiente feito com material isolante térmico, dentro do qual ocorrem transferências de calor sem haver grandes perdas para o meio externo.

Em geral, suas paredes externas são feitas de isopor, para diminuir a transferência de calor por condução. Em seu interior, há um recipiente metálico (de alumínio ou cobre), espelhado, que impede a transmissão de calor por irradiação.

Em sua tampa, também de isopor, há um orifício onde se introduz o termômetro, que indica a temperatura da substância em observação. 

Para que o calor se propague de forma igual entre os corpos colocados dentro do calorímetro e a temperatura no interior do equipamento seja uniforme, utiliza-se um agitador.

Qual é a função de um Calorímetro?

Seu funcionamento é baseado na transferência de calor que acontece quando se colocam em contato corpos em temperaturas diferentes. 

Assim, sabendo das propriedades de um dos corpos, é possível determinar a capacidade térmica ou o calor específico do outro corpo por meio da verificação da temperatura inicial e final dentro do calorímetro.

Como o calorímetro se trata de um sistema termicamente isolado, isto é, no qual não há perda de calor para o ambiente externo, a soma das quantidades de calor transferidas é nula. 

Isso ocorre pois a quantidade de calor que um corpo ou uma substância ganha é igual à quantidade que o outro perde. E isso é justificado pelo princípio da conservação de energia.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso resumo sobre as 3 leis da Termodinâmica!

Depois de entender o que é um calorímetro e suas funções, veja seus principais tipos a seguir. 

Quais são os tipos de calorímetro?

Existem vários tipos de calorímetros. Alguns deles são utilizados ​​para pesquisas científicas e outros para propósitos bem específicos.

Para entender perfeitamente  o que é um calorímetro, conheça seus três principais tipos:

  • Calorímetro Isotérmico: é o tipo mais comum. Nele não há variação da temperatura interna durante todo o experimento. 
  • Calorímetro Isoperibol: neste instrumento a temperatura média permanece constante, independentemente da temperatura interna. 
  • Calorímetro de Varredura Exploratória: nele a temperatura do sistema ou a temperatura do meio podem variar linearmente e podem ser programadas ao longo do tempo.

Qual é a diferença entre calorímetro e termômetro?

Enquanto o calorímetro é um instrumento utilizado para medir o calor e isolar termicamente a substância que se encontra em seu interior, o termômetro é um dispositivo que mede a temperatura de determinado corpo. 

Apesar de parecerem ter usos iguais, precisamos lembrar que os conceitos de calor e temperatura são diferentes.

A temperatura é a grandeza que mede o estado de agitação das moléculas de um corpo, quanto mais agitadas maior será a temperatura. Já o calor, é a energia térmica em trânsito entre dois corpos, ocasionada por uma diferença de temperatura.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Esperamos que esse resumo tenha ajudado você a entender o que é um calorímetro.

Pratique o que aprendeu com a nossa seleção dos melhores exercícios sobre Termodinâmica!

O calorímetro pode cair no Enem?

Sim! Todos os anos assuntos relacionados a Calorimetria e Termodinâmica são cobrados na prova de Ciências da Natureza do Enem.

Em geral, as questões sobre essas temáticas costumam contextualizá-las no dia a dia do candidato. 

Por esse motivo, além de saber as principais fórmulas de Física e como aplicá-las, o ideal é também ter noção de como determinados conceitos funcionam na prática, como é o caso do calorímetro. 

Além disso, para pegar o jeito da prova e de como os assuntos são abordados, nada melhor do que resolver questões de provas anteriores. 

Então pega essa dica: pratique com o Simulado Enem do Beduka! 

Nele você aprende praticando com questões de edições anteriores, pode personalizá-lo como quiser e ainda tem acesso ao gabarito com método TRI de correção. Tudo isso de forma gratuita!

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Obrigada por ler nosso resumo até o final!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.